terça-feira, 7 de abril de 2009

Conversão de moto a gasolina para álcool: compensa?

Será que compensa fazer a conversão de combustível em motos que não foram preparadas mecanicamente para tal?
Sabemos que tudo tem seus prós e seus contras. Os prós, no caso das motos - e dos veículos em geral - é que pode haver, sim, uma economia satisfatória de dinheiro, haja vista o álcool ser mais barato do que a gasolina. Algo em torno dos 30, 40%. Contudo, motores que não foram preparados - ainda na fábrica - para receberem bem esse tipo de conversão, com certeza, perderão sua garantia de vida, isto é, não durarão o mesmo tempo que deveriam durar e, ainda mais, darão mais entrada em oficinas do que o normal. Daí, torna-se uma "economia burra", porque os 40% que você estaria guardando em seu bolso, provavelmente, teriam que ser somados a 20% para pagar os gastos que você terá com mecânica. Isso, porque o álcool corrói mais rapidamente os componentes que foram preparados para trabalhar com gasolina, e não com álcool. Principalmente, em motos, cujos mecânicos pedem para você trocar somente o giclê.
Portanto, antes de tentar tal conversão, fale com seu mecânico, pergunte a ele se não há a necessidade de troca de outros elementos, enfim, não vá pela cabeça do primeiro cara que lhe disser: cara, é bom demais, a moto anda mais e tal... besteira.

27 comentários:

Anônimo disse...

tenho uma fan 125ks 2010 posso botar 3 litros de gasolina e 1 de etanol...

Mozart Forasteiro disse...

Pelo que me sei, esse modelo não é bicombustível. Portanto, o destino mais próximo será uma oficina - seguido por uma reitificadora -, se fizer isso.

Anônimo disse...

amigo pode sim vc pode usar ate 40 porcento d alcool na gasolina só q detalhe tem q ser aditivada.
Ela tem mas esplosao q a comun.vc tanbem pode usar cerca de 10 por cento de tiner para limpar o carburador ou bico injetor.

Bruno Lisboa disse...

eu tenho uma fan 2008 e tenho u bura originl da honda e coloquei o gicle da baixa de 38 e da alta de 118 qual a regulagem do ar 2 ou 3.5 voltas?

Anônimo disse...

Essa imformação esta errada,o etanol só é corrosivo na forma liquida,ou seja no tanque e cuba do carburador,mas os tanques das motos mais modernas já vem com tratamento anti-corrosivo devido a adção de 25% etanol na gasolina,quanto a cuba no mercado já tem cubas de plastico para alguns modelos de carburador.

Wisley Queiroz Carvalho disse...

ta me dizendo que a gasolina que eu compro já tem 25% de álcool ai eu posso colocar mais 40% álcool, então eu posso andar de boa na minha motoca com 65% de álcool?

Rodrigo Domingues disse...

Claro que não corrói. Já fiz isso na prática e não tem nada a ver. Realmente os veículos e motos no Brasil já vem com proteção contra a corrosão do álcool. É a famosa "tropicalizacao", entre outras medidas que as montadoras tem que fazer pra rodar com esta bosta que chamamos de "gasolina".

Anônimo disse...

conversei com dois mecanicos de motos e ele desse que pode usar alcool na moto e nao faz mal melhora o desempenho eu coloco 15 de gasolina e 10 de alcool e a minha moto é uma bros a carburador

rafael formigao disse...

Tenho uma CB 300 2014 limited ela e só álcool tem como transforma-la em flex.

rafael formigao disse...

Tenho uma CB 300 2014 limited ela e só álcool tem como transforma-la em flex.

Anônimo disse...

Boa tarde! sou mecânico de preparação de motocicletas, se sua moto for original a gasolina abaixo de 2008 carburada, pode precisa taxar o cabeçote, colocar uma taxa menor para dar uma melhor explosão do álcool, porem não poderá usar gasolina mais, se for uma moto motorzão você deve cursar o gira para ter este ganho de taxa no cabeçote, fica mto bom, porem o álcool acaba com o carburador, teria que colocar um de competição com cuba de plástico e material folhado a bronze.

Anônimo disse...

Tenho uma broz 2012 posso usar alcool e gasolina misturados e qual a porcentagem

Anônimo disse...

Tenho uma broz 2012 posso coloca etanol misturado com gasolina

jcarlos silva disse...

Tenho uma titan sport 2007, o que é necessário para que possa usar etanol tranquilamente?

jefferson santos disse...

Ela e Flex Meu amigo,e so por gasolina que vai dar na msm

Unknown disse...

Tenho uma titan 150 2004 a gasolina oque preciso para passar para álcool

Anônimo disse...

Álcool debilita a vida util do motor,e usando tiner pode danificar os retentores de vavulas

Anônimo disse...

Vc disse qe eh mecânico e chama um motor d alta CC de motorzao? E colocar taxa? Sério VC vai preencher o cabeçote com solda depois tirar ateh atingir o ideal? Ateh onde sei isso não iria prestar VC vai ter qe mecher ateh na distância da vela curso d vira tamanho de biela e pistão.....MDS ....kkkkk qe bosta ia virar se alguém qer fud com o motor qe foda tudo pocha vida eu uso na twister já faz mais d 3 anos eu apenas limpo carbura e tanqe uma vez por mês e já era e no motor não afetouu em nada ...ainda hehe..

Michael Vlz disse...

Eu tinha uma fan 2004 azul, passeio álcool trocando somente o gicle, adicionei um filtro para álcool e tirei a pereirinha que vai no tanque dentro do cano onde fica a torneira da reserva, entropia direto. Trabalhava como motoboy e rodava cerca de 6000km por mês,trabalhei rodando essa média durante um ano foi só alegria, único cuidado era trocar o filtro a cada 2000 km que custava 3,00 reais

israel cupim disse...

Boa tarde pessoal tenho uma titan ks 2003 fiz todo o motor dela vb de strada biela forjada pistão 70mm forjado camisa do cilindro forjado cabeçote de 99 cem taxa com válvulas de strada to pensando em dar taxa para andar no álcool sera que vai ficar boa?

Luiz Paulo disse...

galera sou mecanico tenho uma cg 150 pistão 1mm origi comando preparado cabesote reaberto dutos reabertos carbura origi no álcool so trokei o gigle da alta e reabri o do ar fk muito top a arancada e o final
mudou muito eu recomando pra quem tem moto origi 👍👍

Unknown disse...

Tenho uma fan 125 ks 2012 quero passar álcool qual da certo....

Unknown disse...

Tenho uma fan 125 ks 2012 quero passar álcool qual da certo....

Anônimo disse...

Coloca um gicleur de alta num.120 e o de baixa num.45 q da pra andar até só no etanol normalmente.

trigo disse...

Trabalhei com moto conheço um cara trabalha no moto táxi ele é freguês e faz mais de 6 anos q ele usa álcool na moto rodo mais de 5 com um carburador só ee o motor ando mais de 200 mil trocando óleo a cada 800 km e n dava a oficina coisa nenhuma e nem qbra cabo de acelerador ou corroer tanque e carburador isso é lorota kkkkkkkkkkkk só pra rir conheço moto cg fuçada pra carlho no álcool q guenta mais do q na gasulina

Anônimo disse...

Tenho uma 150 2008 original a gasolina pra passar a álcool só troquei os dois giclês ,o dá alta 145 é o dá baixa 45. Agr é só alegria ��

Sergio disse...

Já rodei 100mil km no álcool sem dor de cabeça