segunda-feira, 4 de maio de 2009

As Harleys e Suas Siglas

------------------------------

Quem já tentou entender, mesmo bom conhecedor da língua inglesa, fazendo de tudo para reunir palavras e inseri-las no contexto das siglas das motos Harley Davidson, com certeza, parou logo que começou. Ou entendeu tudo errado.
Primeiramente, saiba que a Harley divide suas motos em "famílias": Sportster, Softail, Dyna, V-Rod e Touring. Cada família, ou categoria, possui iniciais alfabéticas que as identificam. Vejamos, abaixo, os significados dessas siglas inicialmente complicadas:

1 - As motos da família Sportster começam pela sigla "XL" (que pode vir de "neXt Level", ou "eXtreme Legacy"):

# XL 883L - o "L" abrevia a palavra "Low" (baixo, suave) - segundo a própria HD, é uma moto "ride low" ou, em português, algo como "passeio suave".
# XL 1200C - o "C" abrevia a palavra "Custom", ou seja, uma motocicleta que permite customização (personalização).
# XL 1200R - o "R" abrevia a palavra "Roadster", ou "estradeira".
# XL 1200N - o "N" abrevia a palavra "Nightster", devido ao motor originalmente preto, mas que pode trazer o significado de "estrela noturna".

Harley-Davidson XL 1200N

2 - A família Softail é identificada, principalmente, pelas letras ST inseridas na sigla, mas, normalmente, iniciam-se com FL ou FX, dependendo o modelo. Assim, temos:

# FLSTC - as iniciais "FL" indicam que as rodas dianteiras possuem 16 polegadas. O ST abrevia a palavra "SofTail" e o "C" quer dizer "Classic". Trata-se de uma Heritage Classic.
# FLSTF - o que diferencia esta sigla da anterior é a letra "F", usada para as Fat Boy, um dos modelos da Harley.
# FLSTN - idem às duas siglas anteriores, porém, com a letra "N" abreviando "Nostalgia". Essa sigla completa identifica a Softail De Luxe.
# FLSTSB - moto com roda dianteira de 16 polegadas, trata-se da Softail Cross Bones, lançada em 2008.
# FXSTB - as iniciais "FX" indicam que as rodas dianteiras possuem 19 ou 21 polegadas de diâmetro. As letras "ST" informam tratar-se de uma "SofTail" e o "B" abrevia "Black" (preto), devido à cor do motor.
# FXSTS - idem à anterior, com a última "S" indicando tratar-se da "Springer". O modelo Springer pode conter também a sigla FLSTS, quando a roda dianteira for de 16 polegadas.
# FXCW - identifica a Rockertail - ou, simplesmente, Rocker. As letras "CW" abreviam as palavras "Cast Aluminum Wheel" (roda de alumínio fundido). Esse modelo foi lançado em 2008.
# FXCWC - lançada no mesmo ano que a Rocker, essa sigla identifica uma versão diferente desta, com a diferença na última "C", que abrevia "Chopper".

FXCWC - Harley-Davidson Rocker C

3 -A família Dyna, por sua vez, começa sempre com as letras "FXD", identificando, primeiro, que possui roda dianteira de 19 ou 21 polegadas e o "D", como haveria de ser, identificando o nome "Dyna". A seguir, os modelos:

# FXD - usada para identificar a Super Glide.
# FXDC - identifica a Super Glide Custom.
# FXDB - identifica a Dyna Street Bob.
# FXDF - sigla que identifica a Dyna Fat Bob.
# FXDL - identifica a Dyna Low Rider.
# FXDWG - sigla usada na Dyna Wide Glide, que possui os garfos mais adiantados (afastados do quadro).

FXDB - Harley-Davidson Dyna Street Bob

4 - A família das V-Rod, com três modelos principais e motores de 1.250 cc, começam sempre com as letras VRSC. São motos "musculosas", cujas siglas são as seguintes:

# VRSCA - praticamente, trata-se da V-Rod original. A letra "A" abrevia "American".
# VRSCD - identifica a Night Rod, cuja letra "D" abrevia "Dark" (escuro, devido à cor do motor, que é preta).
# VRSCDX - identifica a Night Rod Special. A letra "X" vem da palavra "eXplosive", devido à força bruta de seu motorzão preto em "V".
# VRSCR - identifica o modelo Street Rod.
# VRSCAW - a letra "W" vem da palavra "Wide", que quer dizer "largo", e está vinculada à largura de seu pneu traseiro, de 240 mm.

VRSCAW - Harley-Davidson V-Rod


5 - A família Touring não é pequena. Ela pode ser dividida, inclusive, em dois grupos distintos, para facilitar a identificação das motocas, sendo que, um grupo é das Touring propriamente ditas (sem carenagem) e o outro, das Road King (com carenagem). Todas elas começam com as letras "FLH". Vejamos, então:

# FLHT - as três primeiras letras identificam a moto como sendo da família Touring. O "T" indica que a moto possui carenagem (aliás, presente em todos os modelos "T"). Trata-se, no entanto, do modelo Electra Glide.
# FLHTC - a letra "C" abrevia a palavra "Classic". Esta, portanto, é a Electra Glide Classic.
# FLHTCU - a letra "U" abrevia a palavra "Ultra". Trata-se do modelo Electra Glide Ultra Classic.
# FLHTP - lembra-se das Harleys usadas pela polícia norte-americana (agora, também largamente usada no Brasil e em outros países)? Pois, a letra "P" abrevia "Police".

Segundo grupo, o das Road King:

# FLHR - trata-se da Road King original.
# FLHRC - o "C" é de "Classic", indicando, portanto, a Road King Classic.
# FLHS - o "S" é de "Special", mas identifica o modelo Custom da Road King.
# FLHX - identifica a Road King Street Glide.

FLHX Street Glide

7 comentários:

Michelle disse...

escreve ai sobre a KTM e a Triumph!!!!
bjimmm

Anônimo disse...

li, li, li... e ainda não decorei

Mozart F "Malluko" disse...

hahahaha não só você, amigo anônimo... eu tb não consigo decorar essas siglas todas. :) Abrs.

Toledo disse...

Olá Amigo, muito pertinente seu blog. Se voce permite, vou acrescentar que na família V-Rod (VRSC)que inicia todos modelos significa:
(V-Twin Racing Street Custom)quanto ao "A" li algo referente a "Alpha" modelo inicial.
Desculpe dar pitaco, Grande abraço e parabéns mais uma vez.

Mozart F "Malluko" disse...

Caro Toledo, obrigado pela dica. "Pitacos" construtivos são sempre bem-vindos.

Anônimo disse...

Caso queiram saber mais alguns detalhes sobre as VR, descobri aqui =>http://en.wikipedia.org/wiki/Harley-Davidson_VRSC#VRSCAW_V-Rod

Mozart, parabéns pelo blog! abs

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Sou iniciante em HD e estou com uma dúvida: o motor da Dyna Super Glide é o mesmo da Softail? O sistema de injeção é o mesmo?