As Harleys e Suas Siglas

------------------------------

Quem já tentou entender, mesmo bom conhecedor da língua inglesa, fazendo de tudo para reunir palavras e inseri-las no contexto das siglas das motos Harley Davidson, com certeza, parou logo que começou. Ou entendeu tudo errado.
Primeiramente, saiba que a Harley divide suas motos em "famílias": Sportster, Softail, Dyna, V-Rod e Touring. Cada família, ou categoria, possui iniciais alfabéticas que as identificam. Vejamos, abaixo, os significados dessas siglas inicialmente complicadas:

1 - As motos da família Sportster começam pela sigla "XL" (que pode vir de "neXt Level", ou "eXtreme Legacy"):

# XL 883L - o "L" abrevia a palavra "Low" (baixo, suave) - segundo a própria HD, é uma moto "ride low" ou, em português, algo como "passeio suave".
# XL 1200C - o "C" abrevia a palavra "Custom", ou seja, uma motocicleta que permite customização (personalização).
# XL 1200R - o "R" abrevia a palavra "Roadster", ou "estradeira".
# XL 1200N - o "N" abrevia a palavra "Nightster", devido ao motor originalmente preto, mas que pode trazer o significado de "estrela noturna".

Harley-Davidson XL 1200N

2 - A família Softail é identificada, principalmente, pelas letras ST inseridas na sigla, mas, normalmente, iniciam-se com FL ou FX, dependendo o modelo. Assim, temos:

# FLSTC - as iniciais "FL" indicam que as rodas dianteiras possuem 16 polegadas. O ST abrevia a palavra "SofTail" e o "C" quer dizer "Classic". Trata-se de uma Heritage Classic.
# FLSTF - o que diferencia esta sigla da anterior é a letra "F", usada para as Fat Boy, um dos modelos da Harley.
# FLSTN - idem às duas siglas anteriores, porém, com a letra "N" abreviando "Nostalgia". Essa sigla completa identifica a Softail De Luxe.
# FLSTSB - moto com roda dianteira de 16 polegadas, trata-se da Softail Cross Bones, lançada em 2008.
# FXSTB - as iniciais "FX" indicam que as rodas dianteiras possuem 19 ou 21 polegadas de diâmetro. As letras "ST" informam tratar-se de uma "SofTail" e o "B" abrevia "Black" (preto), devido à cor do motor.
# FXSTS - idem à anterior, com a última "S" indicando tratar-se da "Springer". O modelo Springer pode conter também a sigla FLSTS, quando a roda dianteira for de 16 polegadas.
# FXCW - identifica a Rockertail - ou, simplesmente, Rocker. As letras "CW" abreviam as palavras "Cast Aluminum Wheel" (roda de alumínio fundido). Esse modelo foi lançado em 2008.
# FXCWC - lançada no mesmo ano que a Rocker, essa sigla identifica uma versão diferente desta, com a diferença na última "C", que abrevia "Chopper".

FXCWC - Harley-Davidson Rocker C

3 -A família Dyna, por sua vez, começa sempre com as letras "FXD", identificando, primeiro, que possui roda dianteira de 19 ou 21 polegadas e o "D", como haveria de ser, identificando o nome "Dyna". A seguir, os modelos:

# FXD - usada para identificar a Super Glide.
# FXDC - identifica a Super Glide Custom.
# FXDB - identifica a Dyna Street Bob.
# FXDF - sigla que identifica a Dyna Fat Bob.
# FXDL - identifica a Dyna Low Rider.
# FXDWG - sigla usada na Dyna Wide Glide, que possui os garfos mais adiantados (afastados do quadro).

FXDB - Harley-Davidson Dyna Street Bob

4 - A família das V-Rod, com três modelos principais e motores de 1.250 cc, começam sempre com as letras VRSC. São motos "musculosas", cujas siglas são as seguintes:

# VRSCA - praticamente, trata-se da V-Rod original. A letra "A" abrevia "American".
# VRSCD - identifica a Night Rod, cuja letra "D" abrevia "Dark" (escuro, devido à cor do motor, que é preta).
# VRSCDX - identifica a Night Rod Special. A letra "X" vem da palavra "eXplosive", devido à força bruta de seu motorzão preto em "V".
# VRSCR - identifica o modelo Street Rod.
# VRSCAW - a letra "W" vem da palavra "Wide", que quer dizer "largo", e está vinculada à largura de seu pneu traseiro, de 240 mm.

VRSCAW - Harley-Davidson V-Rod


5 - A família Touring não é pequena. Ela pode ser dividida, inclusive, em dois grupos distintos, para facilitar a identificação das motocas, sendo que, um grupo é das Touring propriamente ditas (sem carenagem) e o outro, das Road King (com carenagem). Todas elas começam com as letras "FLH". Vejamos, então:

# FLHT - as três primeiras letras identificam a moto como sendo da família Touring. O "T" indica que a moto possui carenagem (aliás, presente em todos os modelos "T"). Trata-se, no entanto, do modelo Electra Glide.
# FLHTC - a letra "C" abrevia a palavra "Classic". Esta, portanto, é a Electra Glide Classic.
# FLHTCU - a letra "U" abrevia a palavra "Ultra". Trata-se do modelo Electra Glide Ultra Classic.
# FLHTP - lembra-se das Harleys usadas pela polícia norte-americana (agora, também largamente usada no Brasil e em outros países)? Pois, a letra "P" abrevia "Police".

Segundo grupo, o das Road King:

# FLHR - trata-se da Road King original.
# FLHRC - o "C" é de "Classic", indicando, portanto, a Road King Classic.
# FLHS - o "S" é de "Special", mas identifica o modelo Custom da Road King.
# FLHX - identifica a Road King Street Glide.

FLHX Street Glide

Comentários

  1. escreve ai sobre a KTM e a Triumph!!!!
    bjimmm

    ResponderExcluir
  2. li, li, li... e ainda não decorei

    ResponderExcluir
  3. hahahaha não só você, amigo anônimo... eu tb não consigo decorar essas siglas todas. :) Abrs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo, muito pertinente seu blog. Se voce permite, vou acrescentar que na família V-Rod (VRSC)que inicia todos modelos significa:
    (V-Twin Racing Street Custom)quanto ao "A" li algo referente a "Alpha" modelo inicial.
    Desculpe dar pitaco, Grande abraço e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Caro Toledo, obrigado pela dica. "Pitacos" construtivos são sempre bem-vindos.

    ResponderExcluir
  6. Caso queiram saber mais alguns detalhes sobre as VR, descobri aqui =>http://en.wikipedia.org/wiki/Harley-Davidson_VRSC#VRSCAW_V-Rod

    Mozart, parabéns pelo blog! abs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog! Sou iniciante em HD e estou com uma dúvida: o motor da Dyna Super Glide é o mesmo da Softail? O sistema de injeção é o mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Olá estou comprando um fat bob FXDF ano 2013 alguma consideração? Seja pró ou contra para que eu me decida se estou fazendo uma boa compra? Abraço

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito desses modelos qualquer que seja Harley é Harley.

    ResponderExcluir
  10. Estou comprando uma FLHTK e não consigo sabero que significa FLHTK

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas