terça-feira, 19 de maio de 2009

Corrente x Correia x Cardã

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Rodando pelas ruas a gente percebe que a maioria das motocicletas possuem sistema de tração por corrente. Andando um pouco mais, veremos modelos que utilizam correias dentadas e outros equipados com cardã. Afinal, qual dos três é melhor? É possível converter o sistema de sua moto?
O sistema mais comum é o de acionamento por corrente. É também o mais barato, não só pelo uso comum, mas também pelo seu próprio mecanismo, que é mais simples. Neste sistema, a corrente é encaixada, na parte posterior, ao pinhão que está preso ao eixo (ou árvore) do câmbio, que sai do interior da "caixa do motor". Na parte anterior, ou seja, atrás, a corrente está encaixada à coroa dentada que, por sua vez, está presa à roda. A força motriz é gerada, claro, a partir do motor, portanto, vem do pinhão a tração necessária para a roda girar. As motos utilizadas no dia-a-dia e até 600 cilindradas (como é o caso da Honda Shadow), utilizam correntes em seus sistemas de tração.

O sistema de tração por correia dentada é semelhante, porém, com a vantagem que a correia não de dilata tanto quanto o aço da corrente, devido ao calor gerado no atrito das partes. Isso faz com que a manutenção - esticamento da correia - seja menos frequente do que da corrente. A correia é também mais silenciosa e não acumula a sujeira inevitável de graxas e lubrificantes necessários na corrente. A desvantagem da correia é que, se ela arrebentar-se durante uma viagem e o piloto não tiver uma reserva, conseguir a substituição será uma questão de sorte. Modelos especiais, como algumas Harleys e Buells, utilizam a correia dentada em seu sistema de tração.

O sistema de acionamento por cardã é, de longe, o que mais encarece a máquina, mas também o que menos requer manutenção. Os proprietários desses modelos só devem se preocupar com o óleo, mas, isso, a cada 10.000 Km. Evidentemente, levando-se em conta a peça não danificar-se por algum motivo. Mas, como nem tudo é 100%, há relatos de que, em arrancadas mais bruscas, o cardã costuma dar um tranco e levantar a traseira da moto. O cardã é visto em motocicletas como as Yamahas Virago 535, Drag Star 650 e VMax, entre outras.

A não ser que modifique até mesmo parte da estrutura (do quadro) de uma moto, transformando-a numa chopper, por exemplo, não é conveniente e nem possível alterar o sistema de transmissão de uma motocicleta com corrente para cardã, ou o inverso, e o mesmo é válido para a correia. Isso, porque as peças são de tamanhos e formatos diferentes, e o quadro da motocicleta é desenhado para aquele sistema. É bem possível, no entanto, que com algumas adaptações, a troca de corrente por correia ainda seja menos complicado.

15 comentários:

Anônimo disse...

Motos naked de 250 cc até umas 600 cc que tenham transmissão por corrente dá para substituir por correia, se tem, quem e onde faz?
Vale a pena fazer essa troca? Tem disponivel o kit para a troca, assim como o kit da relação "pinhão, coroa e corrente" etc...?

henrique disse...

bom dia amigos gostaria de saber si tem um outro tipo de traçao que possa usar na vt shadow 600 aguardo respostas henrique.

Anônimo disse...

poo o que fasso tenho uma sundown super fifteen e a correia arrebentou e não vende em cabo frio vcs sabe aonde vende a correia Correia racing em Kevlar c/malha de aço?

Anônimo disse...

Boa noite a todos, trocar a corrente por correia dentada é possivel sim,eu tenho uma vulcan 800 e estou prestes a trocar a corrente dela por correia, dem uma olhada nesse site:

http://mmm3-correias-motos.wix.com/polychaincarbono#!

Abraço a todos

Rodrigo Scala

arlandemetre disse...

Olá Rodrigo... consegui a alteração da corrente pra correia na Vulcan?

Anônimo disse...

BOM DIA.
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM PODE ME INFORMAR ONDE POSSO COMPRAR UM KIT COMPLETO PARA TROCAR DE CORRENTE PARA CORREIA, MOTO INTRUDER 125 CC

LUIS OTAVIO DIAS disse...

http://www.mmm3moto.com.br

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LUIS OTAVIO DIAS disse...

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marco antonio f. Antonio disse...

preciso comprar duas correias dentadas da GL 1000 GOLDWING 1978 alguém sabe quem pode ter para vender?

Anônimo disse...

Aff.... (TROCAR DE CORRENTE PARA CORREIA, MOTO INTRUDER 125 ) pega a grana e compra uma moto melhor....

Fabio Cesar Acedo Machado disse...

eu gostaria de um kit correia para suzuki yes 125 ano 2008 , pois estou transformando a minha em uma café racing
fabiopec@baltico.com.br , quem souber quem tem para vender esses kits me informem por favor

Dado Lima disse...

bom dia voçe em contra so no mercado livre

phramxiskho disse...

trocar a transmissão da shadow possui um agravante: pra colocar a correia precisa cortar o quadro.