domingo, 24 de maio de 2009

História dos Triciclos - Parte I

-----------------------------------------

Sou um confesso apaixonado pelas "motocas de 3 rodas". Por isso mesmo, posto este interessante artigo a respeito dos triciclos. Agradeço a Marco Soares, do site Trikers (http://www.trikers.com.br) por ter-me liberado texto e imagens. Segue o artigo:

O que é um triciclo?

O triciclo como conhecemos hoje em dia trata-se de um veículo de três rodas, sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel. Além deste veículo, a palavra triciclo também representa um brinquedo infantil de três rodas, uma variação da bicicleta movida por propulsão humana e também um veículo aéreo do tipo ultra-leve. Vale ressaltar que motocicletas com side-car e automóveis de três rodas não são considerados triciclos.
A palavra triciclo vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado de 1828, referente a uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. O termo americano Trike está em uso desde 1883.

Primórdios

Os primeiros protótipos de automóveis eram na verdade triciclos à vapor. O Fardier de Cugnot e o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados:

FARDIER (1771)

Nicolas Joseph Cugnot, um engenheiro militar desenvolveu este triciclo à vapor, que chegava a 4 Km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente da história do automobilismo, quando testando sua invenção veio a colidir com a parede do quartel onde trabalhava. O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.

----------------------------------------------
Fardier, triciclo de 1771



LONDON STEAM CARRIAGE (1803)

Desenvolvido por Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, este triciclo é basicamente uma carruagem movida à vapor. O veículo chegava aos 13 km/h e não utilizava tração animal.


BENZ (1886)

O primeiro automóvel da história, criado por Karl Benz (o próprio da Mercedez-Benz) é na verdade um triciclo. Desenvolvido em 1886 possuía um grande projeto de engenharia e é considerado por muitos como uma obra-prima.



SLM (1886)

Este outro triciclo, criado por Charles Brown possuía um diferencial de seus antecessores: Seu motor era movido à vapor por petróleo e chegava a desenvolver 10 km/h. O nome SLM vem da companhia Schweizerische Lokomotiv und Maschinenfabrik que significa Locomotiva Suíça e Maquinários, fundada por ele.



A Harley-Davidson fez um triciclo?

Em 1885 foi criada a primeira motocicleta da história. Ela não era da Harley-Davidson, era uma motocicleta de madeira com um motor criada por Gottlieb Daimler.



Em 1901 William Harley e Arthur Davidson decidiram desenvolver uma motocicleta. Arthur prometeu a seu irmão Walter Davidson uma volta na máquina quando estivesse pronta, mas mal sabia Walter que ele mesmo teria que ajudar a montar o veículo. Em 1903, atendendo a pedidos de amigos e conhecidos que viram a motocicleta em movimento, nasceu a Harley-Davidson. (coincidentemente, no mesmo ano em que Henry Ford criou sua empresa.) Um detalhe curioso é que Janet Davidson, tia dos irmãos Davidson foi quem criou o logotipo da Harley-Davidson.

Fim da parte I.

Texto: (c) Toni Caputo, para o site Trikers - www.trikers.com.br

Nenhum comentário: