segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Futuro dos Trikes?

-------------------------------------------
Voltando a falar sobre triciclos, a empresa européia PAL-V Europe NV está construindo o protótipo de um veículo um tão inovador quanto tecnológico: trata-se do PAL-V One (Personal Air and Land Vehicle - 1), um triciclo que voa.
O sonho de voar com seu próprio veículo deve vir desde a época de Henry Ford ou, até mesmo, de Gottlieb Daimler (inventor do motor a gasolina e, por incrível que pareça, que funcionava sobre o chassi de um triciclo).

-----------------------------------------------------------
Concepção artística do PAL-V One - Foto: (http://www.pal-v.com)




COMO FUNCIONA O PAL-V 1

Em termos de dirigibilidade, o "Veículo Pessoal de Ar e Terra-1" (PAL-V One) usa a chamada "tecnologia de inclinação" (tilting technology, em inglês), DVC™ (Dynamic Vehicle Control), desenvolvida e patenteada pela européia Carver Engineering. Esse sistema ajusta automaticamente o ângulo de inclinação do cockpit de acordo com a aceleração e a velocidade do veículo, permitindo que ele se incline, evitando que capote, além de prover muita estabilidade.
O torque é distribuído entre o ângulo de direção da roda dianteira e o ângulo de inclinação do cockpit. A distribuição é automaticamente ajustada para variar velocidade e condições da estrada, a fim de assegurar um balanceamento perfeito o tempo todo. Em baixas velocidades, o torque é direcionado para o ângulo da roda dianteira e o compartimento do passageiro. Em alta, o torque é direcionado para o ângulo de inclinação do cockpit.

-------------------------------------------------------
O sistema DVC™, da Carver Engineering: uma obra-prima da engenharia














TECNOLOGIA DE GIROCÓPTERO

Em meados de 1923, um engenheiro espanhol e entusiasta aeronáutico, de nome Juan de la Cierva, deu vida a um motor especial, que ele chamou de "autogiro", que depois veio a ser conhecido como "rotorcraft". Com esse invento, ele objetivava criar uma máquina voadora que não entrasse em "stall" (quando a aeronave perde estabilidade no ar e despenca).
Daí, para os giroplanos, foi um pulo. E o princípio de vôo do PAL-V é o mesmo, ou seja, ele é equipado com um rotor em sua parte superior, dotado de 2 hélices flexíveis e retráteis, que darão sustentação ao veículo.

----------------------------------------------------
PAL-V One: a idéia de voar com seu próprio veículo, sendo ele, um triciclo


















No entanto, para quem deseja muito um brinquedinho desses, vai ter que esperar mais um pouco, pois, o projeto, ainda, é apenas um protótipo. Mas, mesmo sem data definida, podemos afirmar que este, sim, é o futuro dos triciclos.

Mais informações podem ser obtidas nos sites da PAL-V Europe e no da Carver.

Nenhum comentário: