quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vai pintar a sua moto? Cuidado, o Detran está de olho.

------------------------------------------------------
Por experiência própria.

Dias atrás, tive que levar minha Shadow para o lanterneiro, a fim de recuperar um pequeno amassado no tanque (deixei-a cair, enquanto a empurrava desligada - e não me pergunte o status em que me encontrava, por favor). Evidentemente, teria que ser pintada novamente. Mas, surpresa minha, ao chegar na oficina para pegá-la, dou de cara com uma Shadow totalmente preta! Apesar de não ter sido solicitada mudança na cor (a original é roxa), acabei gostando e preferindo o black. Até aí, tudo bem.
A coisa começou a ficar ainda mais preta, quando me dirigi ao Detran, a fim de fazer a mudança no documento da moto, já que isso caracteriza "alteração das características do veículo". O que é exigido pelo órgão (e não sem razão):
- Fotocópia dos documentos da motocicleta;
- Fotocópia dos documentos pessoais (da pessoa cujo nome está na documentação) e comprovante de endereço;
- Fotos da motocicleta, de preferência do "antes" e do "depois", em que a placa esteja evidenciada, para efeito de comparação e comprovação na mudança da cor;
- Notas fiscais da tinta e do serviço que foi prestado. Lembre-se que a oficina deve estar cadastrada no Detran como apropriada para o tipo de serviço;
- Declaração da oficina, dizendo que fez o serviço de modificação da cor;
- Sua moto passará por duas avaliações no Detran. Uma, a pré-vistoria, servirá para o avaliador retirar o número do chassi e do motor, a fim de que você - e a moto - sejam encaminhados para um outro departamento, onde irá apresentar as notas e declaração da oficina; a vistoria, em si, determinará o estado de sua motocicleta: situação de luzes de freio, setas, faróis, condição geral da motocicleta, ruído do escape e funcionamento em geral.

Parece pouco, mas isso poderá lhe tomar um dia inteiro ou mais. Portanto, amigo motociclista, se for fazer qualquer modificação no visual de sua moto, consulte previamente:
- se a oficina está cadastrada no Detran: isso evitará a dor de cabeça e os percalços a enfrentar, caso tenha que correr atrás de notas fiscais de serviço e também de declarações (que nem todo mundo dispõe). Não adianta a oficina emitir nota e não estar cadastrada no órgão;
- tenha já em mãos os documentos e fotocópias, para que você não precise perder tempo depois, correndo atrás disso;
- se a motocicleta não estiver em seu nome, faça fotocópias dos documentos da pessoa, incluindo aí uma procuração assinada por ela (e devidamente reconhecida a firma), para ser entregue ao despachante;
- e não tente fazer tudo isso sozinho, pois os despachantes servem para isso mesmo: representá-lo no Detran e ganhar tempo.

Não tenha dó em gastar. A economia, ou seja, procurar oficinas que lhe oferecem o serviço quase que de graça, só lhe trará dores de cabeça e muita, muita correria para resolver tudo depois.

Moto-abraços a todos.

23 comentários:

Janio disse...

E se o próprio dono pintar a moto?

Mozart F "Malluko" disse...

Caro Janio,
Nesse caso, vc deve, primeiramente, procurar o Detran e informar que vc pretende pintar a moto. Qualquer alteração que vá fazer perder as características originais dela, é necessário prévio aviso ao Detran, bem como, a canseira de passar por vistorias. E não se esqueça das notas fiscais de tudo q vc comprar, ok? Abs.

Robinho!!! disse...

preciso mesmo de tudo isso, mesmo se eu quiser apenas fazer detalhes , sem mexer no tanque da moto , tipo detalhes de litras nas carenagens?

Diogo Refosco disse...

só a cor predominante tem que ser a mesma do documento, listras pode, desde que a cor dos documentos esteja em boa parte da moto.

IgoorMoreira1 disse...

eu tenho uma twsiter amarela, porém a pintura esta com varios riscos devido ter sido roubada a um tempo atraz, mas enfim, posso repintar de amarelo mais em outro tom como o amarelo fluorecente? vou precisar mexer em alguma coisa no documento ?

Gustavo H Gomes disse...

Obrigado pelo post! Iluminou minha mente aqui ;)

Davidson Ricardo disse...

Tenho una moto 125 2010 só que não que liga na partida tenho qui ligar no tranco então troquei a vela troquei a bateria só com isso ela funcionou no dia seguinte ela não ligou e outra o painel dela não acende e normal

alex lourenço disse...

Tenho uma XT 600E, q não pega a noite qndo abaixa um pouco a temperatura. Pega normal de dia e em dias quentes. Da partida normal, tem combustível, a vela foi trocada recentemente. Qual pode ser o defeito possível ? Obrigado pela atenção.

Allan Silva disse...

Carbora... Filtro... Gasolina ruim...
Verifica tds... Mase acredito que seja regulagem De carburadoR

son'dart disse...

o brother e quanto ficou a doc. pra mudança de cor?

Diego Marzani disse...

Olá bom dia tenho uma titan ks 150 2005 tá boa de motor bateria não sou de dar Pau nela só q estes dias fui pesca meio longe e ela no meio do caminho apagou. E não pegou de geito nenhum e parecia q não tinha preçao no motor.
Deixei por 1 hr esfriar o motor e tentei fazer pega e pegou só que ficou meio q se falhando. Um amigo meu dice q podia se a bobina oque. Ou qm sabe oque pode ser isso aguardo um retorno meu watsap e 05384271104 ou pelo email cocota_dj@hotmail.com

Unknown disse...

Se não fizer como foi dito a cima e for pego pelas autoridades ele vai responder o artigo 311.

Renan disse...

Olá !
Existe um percentual definido para a cor predominante da moto ?
Como foram feitos alguns comentários anteriormente, listras e pequenos detalhes ok !

Obrigado,

Mozart Forasteiro disse...

E aí, Ronan? Pelo que consta, a moto deve estar com no mínimo 70 a 75% de originalidade, menos que isso, já caracteriza modificação. Daí, deve-se constar nos docs essa alteração de características.

Unknown disse...

Minha moto e preta brilhante posso pintar de preta fosca sem precisar alterar o documento?

Unknown disse...

Minha moto e preta brilhante posso pintar de preta fosca sem precisar alterar o documento?

Unknown disse...

Tenho uma xre quero envelopar a metade da carenagem do tanque e a metade da rabeta teria algum problema se eu envelopar o Paralamas frontal e a carcaça do farol já que são pretos...obs a moto é azul e vai ficar a maioria azul

Mozart J. Fialho disse...

"Unknown disse...
Minha moto e preta brilhante posso pintar de preta fosca sem precisar alterar o documento? "

Sinceramente, é difícil responder essa, Edivânia. Eu não arriscaria, pois, se tratando de originalidade nos veículos, o Detran é incisivo: qualquer mudança de característica, é necessária autorização prévia. Ainda mais, porque vc pretende pintá-la, e não apenas envelopar a moto.

Mozart J. Fialho disse...

"Unknown disse...
Tenho uma xre quero envelopar a metade da carenagem do tanque e a metade da rabeta teria algum problema se eu envelopar o Paralamas frontal e a carcaça do farol já que são pretos...obs a moto é azul e vai ficar a maioria azul."

Taylan, neste caso, já que a principal cor ainda estará em maior evidência, não há necessidade alguma de alteração nos documentos. Contudo, dependerá da visão pessoal de um policial, em uma blitz, por exemplo: se ele achar que o azul predomina, ok. Mas, se não... vai dar pano pra manga. :)

Unknown disse...

Pode é Preto

Unknown disse...

Tenho uma ninja 250 2010. A moto fria liga normal. Mas se tiver quente, por exemplo se eu andar com ela desligar e tentar ligar logo em seguida ela n pega por nada, o motor de arranque e bomba parecem funcionar bem pelo som, entao descartei bateria. E é so eu esperar ela esfriar que pega.

Silvana Dias Moreira disse...

Tenho uma burgmam 125..a moto nao pega de manha , ja troquei o afogador eletronico e no.mecanico desmonta e monta ela da partida bonito....vem p casa fica a noite parada de manha n pega de novo...o que pode ser?

Silvana Dias Moreira disse...

Tenho uma burgmam 125, nao pega de manha, o mecanico trocou o afogador eletronico ela pegou beleza..chegou em casa passou a noite cedo n pegou de novo, levei no mecanico ele desmontou e montou ela pegou..chegou em casa nao pegou de novo..o que pode ser?