A nova Sportster 1200, da Harley

Fotos: Divulgação
Está para ser lançada nos EUA, pelo módico preço de US$ 10 mil, a nova Sportster Forty-Eight, da Harley-Davidson, vem com visual mais radical, cru, com pneus mais largos e tanque com o formato "peanut" (amendoin). Seu motor, no entanto, é o mesmo Evolution 1200 cc, com tecnologia utilizada em outros modelos da marca norte-americana.
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Inspirada nas hot-rod, a nova Sportster 48 veio com um visual reformado e mais agressivo.



A linha Sportster existe desde meados de 1957, quando a Harley decidiu investir em modelos mais baratos e acessíveis. Tanto que a moto é uma das poucas da marca que fogem ao padrão "estradeiro", aplicado nos demais modelos. De qualquer forma, é uma moto pronta para ser modificada ao estilo do dono.
As motos da linha Sportster (tanto a 883 como a 1200 cc) têm inspiração nos hot-rod das décadas de 30 e 40, que eram veículos esportivos que possuíam rodas mais largas. A nova Sportster 48 1200 cc traz um pneu de 130 mm na dianteira e de 150 mm na traseira. Para reforçar o visual clássico, seus paralamas ficaram mais curtos que os usados nos outros modelos da linha.
E, para se classificar na categoria "low-ride" (motos mais baixas, onde a distância entre o assento e o solo está abaixo de 1 metro, e pouco acima dos 10 cm entre o solo e o chassi), a Harley-Davidson rebaixou as suspensões dianteira e traseira da Sportster 2010.
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Mantendo o estilo low-ride, a Sportster 48 1200 cc vem com seu motor originalmente preto.



Entretanto, a nova Sportster 48 não agrada no quesito "autonomia". Levando-se em conta o fato de seu motor consumir algo em torno 1 litro a cada 15 ou 16 km, mais a capacidade do tanque, que é de 8 litros, ela não conseguiria ultrapassar 150 quilômetros sem entrar em um posto de combustíveis. Se, nos Estados Unidos, isso não é problema, para nós, no Brasil, acarretaria, com certeza, em empurrões de Sportsters por diversas rodovias tupiniquins. Há lugares nesse país que você roda mais de 150 km sem ver uma bomba de gasolina. E, quando acha, o mesmo combustível deve vir com 20% de água e 50% de álcool e outras misturas. Vergonhoso, mas é real. Sem sombra de dúvida, é uma motocicleta desenvolvida mais para o tráfego urbano. Quando o modelo desembarcar no Brasil (estima-se que somente no final de 2010 ou início de 2011), com certeza, terão que repensar na capacidade do tanque, pelo menos, para 12 litros.
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Detalhe: os retrovisores vêm instalados abaixo da linha das manetes.



No início desse post, vimos que o preço dela, nos EUA, será de US$ 10 mil, ou cerca de R$ 20 mil. Porém, amigos motociclistas, não nos esqueçamos das (absurdas e inexplicáveis) taxas cobradas na importação que, normalmente, dobram o valor do bem: ou seja, por aqui, teremos a Sportster 48 pairando na faixa dos 36 a 40 mil reais, tranquilamente.
No mais, é aguardar o novo modelo e rezar para que ela seja adaptado às nossas estradas e distâncias entre postos.
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Os largos pneus são características marcantes na nova Sportster 48.
Atenção no recorte do paralamas dianteiro.




















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