Comparativo: CG 150 Titan EX e NRX 150 Bros ESD

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Nos centros urbanos, qual delas leva a melhor?

Apesar de usarem o mesmo motor, as Hondas CG 150 Titan e NRX 150 Bros ESD possuem diferenças marcantes, mas são igualmente utilizadas nos centros urbanos, como alternativas indiscutíveis de economia e fluidez no trânsito.
A seguir, você terá o resumo de um comparativo feito pelo site UOL em relação a estas duas motocicletas.


As diferenças


De cara, a diferença se faz nas categorias dessas motos: uma é street e a outra trata-se de uma trail. Possuem a mesma cilindrada - 150 cc -, e usam o mesmo motor. Mas, é só.

Motores e potências

Ambas utilizam o sistema OHC, de comando simples no cabeçote, são monocilíndricos, arrefecidos a ar, quatro tempos e 149,2 cm³ de capacidade. Contudo, diferenciam-se, já, na faixa de utilização do motor, que é a  diferença entre as rotações de potência e torque máximos. Com o álcool, a CG 150 Titan EX tem potência máxima declarada de 14,3 cavalos a 8.500 rpm e torque máximo de 1,45 kgfm a 6.500 rpm, enquanto a NRX 150 atingiu 14 cv a 8.000 rpm e 1,53 kgfm a 6.000 rpm. Essa diferença ínfima é devido à posição do filtro de ar que, na CG, permite entrada de um fluxo um pouco maior, por estar mais exposto.
A CG acaba ganhando na potência em altos giros, mas o torque melhor em médias rotações fica por conta da NRX. Outro fator é a coroa: na Bros, ela é maior e garante um melhor desempenho em baixas rotações; a CG, por ser menor, tem resultado melhorado em rotações mais altas.






Ciclística


As motocicletas aqui comparadas apresentam diferenças tanto em desenho como na estrutura de seus quadros. Na CG, o quadro é do tipo "diamante", no qual o motor faz parte da estrutura. Apesar de ser mais suscetível à torção, garante uma pilotagem mais fácil e agilidade no trânsito. Na Bros, o quadro é do tipo berço duplo, que sustenta o motor na parte inferior. Esse tipo de quadro oferece maior rigidez e dá um ar mais robuto a essa trail. Por outro lado, em situações fora-de-estrada, está garantida também uma melhor pilotagem, devido à segurança que a estrutura oferece.
E, para ajudar a compor essa estrutura tão peculiar, a Bros conta com um garfo telescópico de 180 mm de curso, na dianteira, e monoamortecedor traseiro com 150 mm de curso. Já na CG, a dianteira conta com 130 mm e, na traseira, um sistema bichoque com 101 mm de curso. Em terrenos muito ondulados ou acidentados, e dependendo da velocidade empregada, o pneu traseiro da CG corre o risco de "saltar", podendo o piloto perder, assim, o controle da moto. Já na Bros, há um conjunto de fatores que forçam o pneu para baixo, garantindo uma melhor absorção dos impactos nestes tipos de terrenos. 


Ergonomia


Devido à sua altura, bem como ter seu guidão mais aberto e também mais alto, a Bros oferece ao piloto uma melhor posição na pilotagem, garantindo mais conforto e ergonomia. Sua distância do solo - de 244 mm - também ajuda nas situações off-road e também em locais alagados, mas, por outro lado, não oferece a mesma segurança em altas rotações que a CG apresenta, principalmente, em perímetros urbanos e trânsito carregado. A CG, por ser mais baixa, oferece mais poder de manobra ao piloto nessa situações.


Acessórios


No quesito acessórios, nenhuma delas vem equipada com qualquer tipo. Porém, a Bros possui um bagageiro de série, sobre o qual o motociclista pode acoplar facilmente um daqueles baús, o que facilita muito para quem trabalha com entregas e pequenas cargas. A CG não oferece o bagageiro de série, mas também permite a instalação de um para a colocação de um baú.






Preços


As duas motocicletas compartilham a mesma facilidade de pilotagem, no geral, porém, com as diferenças explicitadas pelas suas diferentes categorias e propósitos. Contudo, tirando a máxima de que "todo motoqueiro é doido e irresponsável", particularmente, a Bros tem um pouco mais a oferecer do que a CG. A street possui, claro, um histórico muito mais rico, é evidentemente para suportar as agruras do trânsito no dia-a-dia, mas a pequena trail também não deixa por menos, e faz um pouco mais, por suportar melhor os solavancos provocados pela má administração pública (lê-se "buracos na pista").
A diferença nos preços das duas é pouco mais de R$ 1000,00: enquanto paga-se, hoje, cerca de R$ 7.265,00 na Titan, a Bros está saindo por R$ 8.690,00. Agora, depende de suas conclusões e de seu bolso a escolha certa. E, seja qual for, boa sorte e boas rodagens.


Em tempo: ambas as motocicletas usadas nas comparações são bi-combustíveis.


Fonte: 
http://www.motosbrasil.net
Fotos:
Divulgação



Comentários

  1. me ajudou a escolher, vou de bros para visconde de maua

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  2. Boas estradas, Ana! Vai e volta na paz. :)

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  3. meus deus vcs não percebem que a cg é um chinelo e a bros é um nike a cg pode ser boa na cidade mas no interior ou dia de barro ou em uma enchente é a verdadeira merda! alem de ser feio um carra de 1,80m encima dessa monte de lata e borracha!

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    1. A Bros é muito alta pra um motor 150,na pista ela segura mais e consequentemente gasta mais,agora se tratando de estrada,eu já andei com minha titan 2011 normalmente,a tração vai depender do pneu e relação,mas na boa? nenhuma é feito pra estrada pq se entrar areia no filtro seu motor vai pro inferno

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  4. Ainda não entendi a diferença da BROS e da CG qual é melhor na estrada é qual é melhor dentro da cidade?Sou alto é como estou começando agora com moto quero comprar uma moto que é boa para andar dentro da cidade mas também para viajar?

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    1. entao compra uma falcon, ela é estilo off road (pra estrada de chao) e tm um otimo desempenho em cidades e em viagens, seu motor de 30 cavalos possibilita uma viagem mais segura. tenho uma e sei do que to falando (y)

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    2. Uma falcon nova não sai por menos de 14.000,00, em comparação com a CG 150 e a Bros 150, faz uma grande diferença no seu bolso, principalmente se for financiada, mas se você poder arcar com essa despasa, a falcon é uma moto extraordinaria, vale a pena a compra. Mas entre a Bros 150 e a CG 150, na minha opinião eu prefiro a Bros 150!

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  5. Caro anônimo com dúvida: para pessoas mais altas, a Bros é melhor, com certeza, mas, para o dia a dia de mtos trabalhadores (os q usam motos), em perímetros urbanos a CG dá mais conta do recado. Mas, pra viajar, a Bros vale o investimento. E vai bem, pode acreditar.

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  6. ai velho a broz tem mais vantagens ne estradas de chao pois e mais alta e tem melhor desempenho mais k pra nois a cg e mais moto pra asfalto

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  7. Cara não concordo com o comentario que a BROZ e boa para viagem, cara eu tenho uma BROZ e se um dia eu conseguir sair dela, rsrsrsrs Nunca mais quero saber de BROZ, cara pra viajar e um lixo, nao passa de 120 sem estar com aceleragem no maximo quase pocando, isso e se vc der sorte de pegar uma que de 120, pois tem umas que nao passam de 100 nem matando. Ja a TITAM 150 EX do meu amigo e uma coisa de louco na pista, precisa de pouca aceleragem pra dar 100, 120 ela da em 4 marcha,ate 140 ela chega em 5 marcha, sem falar que tem muito mais estabilidade nas curvas, as peças são bem mais em conta, a suspensão e quase equivalente a da BROZ, e vc nao precisa de andar esguelando ela. Entao minha opinião BROZ nota 4
    TITAM 150 EX nota 9.

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    1. Cara..vc me tirou uma grande dúvida... Era esse meu receio... Obrigada

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  8. Bom, amigo anônimo, um antigo integrante de meu M.C. viajou num trem de Goiânia a Curitiba (ida e volta) com sua Bros. O único problema que enfrentou, de verdade, foi ter caído no meio da rodovia, devido ao pneu estar ruim e chuva fina caindo. Mas, não teve nada. De fato, na via Anhanguera, ele não conseguia acompanhar direito as demais motos, principalmente, devido ao vento lateral que batia. Mas, conseguiu chegar. Com certeza, não é uma moto pra viagens, mas em trechos urbanos, serve bem. Abraço e fica na paz.

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  9. AOOO BROS 140 CV
    da uma arrumada ai, os mais desatentos podem axar que é isso mesmo

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Obrigado, G êeh. Só não sei como isso passou batido por tanto tempo. Mas, valeu pela observação. Motoabraço.

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  12. sou novo nessa area ainda mas depois de ver todos os comentarios eu vou de titan ex pra mim ela parece ser melhor !!!!

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  13. titan concerteza e melhor porque ela da 140 lijeiro a bros e boa mas pra corre na minha o piniao e mas divaga pra corre

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    1. Coroa da Bros é maior, pião tbm, Bros é boa para arrancada, na arrancada a Titan não anda com ela, mas por causa da relação, ela n tem final... Coloca coroa menor nela, vc vai andar igual a Titan... Msm motor...

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  14. Qula a vlocidade final das duas motos cg e bros, pois tinha uma titan 2006 150, ela naum passava de 120, isso na decida, c a bros fizer isso pra mim ta bom, pois gosto muito de andar na terra.

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  15. estou muito satisfeito com a minha broz..
    não preciso andar a mais de 120 mesmo...
    e sem contar que a broz é linda..
    e a titan é feiosa demais.....

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  16. Qual seria melhor para subir uma região serrana toda asfaltada ?
    (Toda estrada serrama é igual, muitos morros e muitas curvas)
    Minha duvida é a seguinte: Estou subindo um longo morro em curvas bem ascentuadas, qual seria a melhor opção para subir? E para descer o mesmo morro? (CG ou BROS)

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    1. a bros é boa pra subi morros fazer cuvas em asfalto emburacados, mais fan é melhor do que nxr 150...

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  17. Caro Hiago, sendo o trecho de asfalto, com curvas sinuosas e subidas íngremes, eu apostaria na CG, devido, especialmente, à sua estrutura de quadro, posição de pilotagem e, em consequência disso, melhores manobras neste tipo de estrada. Posso estar enganado, pois surpresas existem, mas, falo de experiência semelhante, no passado.
    Motoabraço e boas estradas!

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  18. Obrigado pela informação!
    Darei o lance ainda essa semana e pegarei a estrada rumo a serra.
    ;D

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  19. Pela minha opinião a fan 150 e a titan corre mais do que abros, abros só chega até no maximo até 120 .. afan chega até 140 no maximo afan corre mais....

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  20. na minha opinião a fan 150 corre mais do que abros nrx, por que a fan tem mais estabilidade pra corre na estrada, no meus calculo a bros nrx 150 também é boa mais Eu prefiro afan 150...

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  21. Eu tenho uma Titan 2011/2012 acho uma moto perfeita,andei em uma bros.
    Em relação a saliencia lombar a bros é ótima nem parece que tem quebra mola kkkk. Agora em curvas achei muito melhor a minha cg 150 e estabilidad .

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  22. estou em duvida entre a bross e a 150 ex pois ainda não tenho muita pratica em motos qual seria a mas indicada para mim..

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    1. Os dois modelos são indicados. O que vai, realmente, ajudá-lo, será um test-drive.

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  23. amigo tenho 1.80 de altura e estou na duvida entre a cg titam 150ex e a nrx bros 150esd quero uma opiniao de vcs tanto na altura como no comforto em dirigir ambas as motos

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    1. Caro amigo, tenho 1,86 e, posso dizer, de carteirinha, que a Bros meu deixou mais confortável do que a CG. :)

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  24. Estou tirando carteira de moto e assim que conseguir vou comprar uma para mim, tenho vontade comprar uma Bros mas tenho uma duvida? Como sou iniciante, vou ter de aprender a pilotar a moto pois minha unica esperiência com moto é a da auto escola (só anda de primeira), e tenho receio pela minha altura 1,70, eu consigo colocar os pés no chão com ela, não fica a sola do pé inteira né, isso é problema, ou mesmo iniciando eu me acostumo com a moto?

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    1. Bom, já que ninguem respondeu e tirei minha carteira acabei arriscando comprar a Bros mesmo, agora nõ tem jeito :-) vou ter de aprender a andar nela nem que seja na marra.

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    2. Caro Marcos Ávila, desculpe pela demora em responder à sua questão. Levando em consideração sua altura, de 1,70, e a altura do assento da Bros, que é 0,85 m, não há o que pensar muito: é uma moto que vai lhe proporcionar certo conforto e firmeza na pilotagem, sem problema algum. Nesse tipo de moto, no entanto, como iniciante, você só deve ter que tomar cuidado ao soltar a embreagem, fazendo isso sem pressa, para a moto não sair em uma só roda. O arranque dela é diferente das CGs. Boa sorte e motoabraço.

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  25. Obrigado Mozart, agradeço pela dica, minha moto já chegou na concessionária (linda), agora estou só aguardando minha carteira chegar para dar início a minha nova empreitada de vida depois dos 40 anos rsrs aprender andar de moto.

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  26. Olá, eu tenho 1,55 de altura, será que alcanço o chão em cima de uma Brós??

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  27. kara sou mais uma bros 150 que uma titan 150 conforto da bros estabilidade e outra coisa ai minha bros no giro faz 130kmh embora para mim é uma ignorançia a moto para mim seja de 100cc a 1000cc tanto faz ela fazendo 100, 110kh esta bom demais eu vou chegar do mesmo jeito a onde eu quero, outra coisa sem conta na beleza da bros é maravilhosa ja tive uma titan 2009 muito boa mas depoi que concheci a bro foi paixao

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  28. meu esposo tinha uma fan, mas agora ele esta em duvida entre a bros e a titan!

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  29. Olá, estou querendo comprar uma BROS, mas não tenho experiência nenhuma com motos, estou na auto escola. Sou apaixonada pela BROS, mas tenho 1,65 m, será que consigo pilotar essa moto? Qual das duas é mais fácil para uma iniciante cair? rs

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  30. Tenho minha cg 150 é muito mais rápida que a bros mas o problema é que tenho 1,80m e quase só de canela e fico todo feio em cima dela.
    Sou louco pra ter uma bros...

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  31. olha, ja e a °3 moto que comprei massssssss a brozzzzz nossa e de ++++++ e cara mas sou apaixonado por ela, linda confortavel, estabilidade, sobe muito bem nao dismerecendo as outras 150cc mas tenho votade de tirar um rachaaa so pra ter certeza se a CG 150cc anda mas que a brozzz mas tenho duvida,ela e a broz 150cc completa 2013

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  32. Tirei minha carta dezembro/2012 e depois de tirar a carta pilotando a cg fan da auto escola nunca mais andei de moto, quando votar a andar vou apanhar igual apanhei quando andei na primeira vez de moto da auto escola pois depois que quebrei cotovelo nunca mais tinha andando de bike então apanhei para andar de moto mas blza agora eu sou louco por uma XRE e uma BROS mas uma XRE para um iniciante no caso é eu é muita coisa então quero algo menor ou seja a BROS só que será que eu como sou alto e ficava de boa na cg quero a bros por gostar de motos altas mas será que a bros está de bom tamanho para mim aprender a andar de moto ou ela é muita coisa para mim? ja que sou madro e não sou forte igual muita gente a bros é muito pesadona?

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    1. rsrsrs não se preocupe, meu caro. A Bros não é tão pesada e é melhor adaptada a pessoas mais altas. Quanto a se tornar um bom piloto, nada melhor que a prática diária. Motoabraço e boa sorte.

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  33. Acho que esta geração é uma geração de frouxos!
    Em 1983[fevereiro]fiz uma viagem de "oitentinha"[RX 80]motor dois tempos,de Porto alegre ao Rio de Janeiro,perfazendo 3.640km[com as voltas por lá].Ano que vem vou me aposentar e comprarei uma moto 150cc,indo viajar pelas américas com minha espôsa na garupa!!!
    Obs:Minhas viagens não tem muita frescura,é só pegar barraca,ferramentas e Já estou indo!
    Nunca as divulguei buscando exaltações!

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  34. qual das 150cc corre mais, a da HONDA, Yamaha, Suzuki ?????

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  35. Qual das duas é mais econômica ?

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    1. Bros 150, porque ela é mais tiozona porque se tiver buraco ela passa de boa enquanto a outra se fode pra passar gastando combustivél

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  36. Qual a melhor escolha?? Bros nxr 150 esd 2008. Ou uma tintan cg150 2012?? tenho 1.70 de altura!!

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  37. eu tenho uma bros 2008 eu acho que é uma moto perfeita troquei umas pecinha nela envesti 250 reais e agora na decida no asfalto ela cola o ponteiro e no interior coitada da titan nem vejo ela

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  38. Já possui titãs hoje estou com a bros, motos Boas não é tenho a reclamar mas para quem quer para trabalhar no dia dia nos perimetros urbanos vai de titã mas para trabalho e aventurar nos finais de semana como eu que curte uma pescaria e passar finais de semanas em chacaras aconselho a bros Abraço a todos.

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  39. Pois é. Eu tenho uma Bros 2010. Na estrada ela não anda mesmo. a CG Titan 150 passa voando. Eu vi no youtube que tem muita gente trocando a tração da Bros pela da Cg Titan 150. Trocar o cubro, flange e espelho de freio, tudo colocado na roda da Bros. Não terá uma saída como a Bros com a coroa de 50 dentes mas vai ter uma velocidade bem melhor e também uma diminuição no giro do motor acarretando assim economia de combustível.

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