terça-feira, 13 de abril de 2010

Comparativo: Honda CB 600F Hornet x Yamaha Fazer FZ6

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Para início de conversa, trata-se de duas super motocicletas, onde o comparativo servirá mais para conhecer as duas nakeds, do que meramente contar vantagens para uma ou para outra.
São duas motocicletas com potência suficiente para fazer o piloto passar pelos 200 km/h sem problemas. Não vamos dizer, aqui, se uma é melhor ou pior do que a outra, porque também não há como. Isso vai depender do gosto de cada um, a começar da aparência das duas. São lindas e merecem toda a atenção de quem está interessado em comprar uma dessas. O Louco por Motos vai tentar ajudá-lo a acabar com essa dúvida, então.

Honda CB 600F Hornet

Yamaha Fazer 600s


Visual
Ambas as nakeds possuem um visual tão moderno quanto atraente e esportivo. A Fazer 600 possui um "bico" na dianteira, o qual é acompanhado pelos dois faróis. Essa dianteira só faz sentido devido ao restante do "desenho" da moto, cujas linhas esportivas foram adequadas para compor seu todo. Seu escapamento fica situado embaixo do assento, trazendo um ar ainda mais esportivo.

O escape da Fazer está localizado abaixo do assento,
tornando-a ainda mais "nua", mais "naked".

O visual da Hornet, que também não fica atrás nem um milímetro em beleza. O modelo 2010 conta com novo grafismo, mas ainda mantém o visual de suas antecessoras. Porém, ao que parece, os modelos 2010 só virão nas cores amarela e preta. Infelizmente, pois uma vermelha-escura cairia muitíssimo bem para esta - e qualquer outra - naked. Mesmo assim, ela possui um ar completamente esportivo que, só de olhar, a pessoa já sente a velocidade que a "menina" pode chegar.

Apesar do novo grafismo, a Hornet 2010 só está
disponível nas cores amarela e preta.

Por ter um visual mais trabalhado e com menos similaridades em sua categoria, a Fazer ganha neste quesito. Mas, como diz o ditado, "gosto é igual ...., cada um tem o seu".

Motor
O motor da Fazer é um motor de 4 cilindros de 4 tempos e 600 cm³ reais, enquanto que o modelo da Honda tem 599 cm³, mas com o mesmo número de cilindros e temporização do motor. Em termos de potência, a Honda tem a vantagem de alguns cavalos a mais: 102 cv @12000 RPM, contra 98 cv na mesma rotação no modelo da Yamaha. Os torques das duas, proporcionalmente, é o mesmo: na Hornet, é de 6,53 kgmf @10500 RPM, enquanto que, na Fazer, é de 6,44 kgmf @10000 RPM.. Ambas possuem câmbio de 6 marchas e são tracionadas por corrente.
Detalhes no motor da Fazer 600

Ambos os motores possuem alimentação eletrônica de combustível, o que acaba conferindo respostas imediatas nas aceleradas, na busca pela velocidade, e são arrefecidos a líquido.
Pode ser que, na arrancada, a Yamaha se saia melhor, mas a final fica por conta da Honda.

Pneus, Freios e Suspensão
As medidas dos pneus originais dos dois modelos são exatamente as mesmas: na dianteira, usam o 120/70 R17 e, na traseira, o 180/55 R17. Quanto à marca, a Honda usa e recomenda o Bridgestone Battlax BT012 ou o Michelan Pilot Power. Já a Yamaha usa o Bridgestone Battlax BT016, com poucas diferenças.
O freio dianteiro da Hornet é composto por discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de dois pistões e, o traseiro, por um disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples. Na Fazer, o dianteiro é composto por disco duplo, tipo flutuante de 298 mm de diâmetro e acionamento hidráulico e, o traseiro, por um disco de 245 mm e acionamento também hidráulico. A Hornet tem opção de freio ABS, o que faz fugir da comparação.
Detalhe do pneu dianteiro e dos discos de freio na Fazer

Detalhe do pneu e dos discos da Hornet

No modelo da Honda, a suspensão dianteira é do tipo telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola. Na Yamaha, a suspensão dianteira é do tipo garfo hidráulico telescópico de 43 mm. A traseira é do tipo Link, com braço oscilante.

Quadro e dimensões
Do assento ao chão, a Hornet mede 804 mm (80,4 cm), enquanto a Fazer mede 795 mm (79,5 cm). A altura geral da Hornet é de 1.090 mm (1,09 m) e a da Fazer é de 1.215 mm (1,215 m). Apesar de ter o assento ligeiramente mais baixo, ela ainda é mais alta do que sua concorrente da Honda.
No comprimento, a Fazer é também 10 mm mais alta do que a Hornet: 2.095 mm da Yamaha contra 2.085 da Honda. Na largura, esta última retoma os 10 mm, já que possui 760 mm contra 750 mm da Fazer. A distância entre-eixos da Yamaha é de 1.440 mm contra 1.435 mm da Honda. As diferenças, como vemos, são muito pequenas e imperceptíveis aos olhos.
O quadro da Yamaha é do tipo Diamond de alumínio fundido, enquanto que a Honda tem estrutura mono trave superior, também em alumínio fundido. Na balança, a Yamaha fica mais pesada: 180 kg contra 173 kg da Hornet (peso seco).

Quadro da Hornet 600

Quadro da Fazer 600

Capacidades e Autonomias
Os tanques da Hornet e da Fazer 600 possuem uma pequena diferença de 0,4 litros, conferidos a mais ao modelo da Yamaha, que é de 19,4 lts.
Segundo alguns testes realizados, ambas possuem a mesma faixa de autonomia, que é de cerca de 300 km em rodovias, se o piloto não puxar (cerca de 16 km/l). Na cidade, esse consumo aumenta e, logicamente, a autonomia deve cair para uns 240-260 km. Mas, quer gastar mesmo, é só girar o acelerador sem dó. E sem dó de seu bolso, também, não é?

Painel da Yamaha Fazer 600

Painel da Hornet 600


Preços
Os preços são diferentes, mas não distantes: a Yamaha Fazer 600s, por exemplo, está sendo negociada na faixa dos 19 mil dólares, ou algo como R$ 34 mil. Já a Hornet 2010 está saindo na faixa dos R$ 30.800 (versão convencional) ou R$ 33.137 (versão ABS).

Conclusão
Qualquer uma dessas motocicletas, com certeza, vai deixar seu dono completamente satisfeito. Particularmente, sou adepto do estilo custom de ser, mas tenho lá minha confessa paixão pela velocidade e também pelo estilo das esportivas. Contudo, se fosse para escolher pelo visual, a que mais me atraiu foi a Fazer 600, mas, em termos de manutenção pós-venda, tenho mais fé nas motocicletas Honda, devido também aos preços de peças e acessórios, normalmente, mais acessíveis. No mais, não há o que reclamar de nenhum desses modelos. Agora, só depende de você, a parte mais interessada.

Boa sorte e boas rodagens.

33 comentários:

  1. Amigo, o quadro da Hornet está errado, este é do modelo antigo ainda de aço.

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    1. E o novo mesmo. Mas não chega nem perto do chassi da FZ. Já tive as 2 motos, e sinceramente, não sei o porque do sucesso da Hornet. Não é capaz de vencê-la em velocidade, (248 a 230 km/h), em consumo(19 a 16 km/l), em conforto e em freios. A Hornet vence por pouco em 0-100 e 0-150 km/h, depois fica para traz.

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    2. Aquele quadro é o antigo meu amigo, deixa de teimosia! O novo é de alumínio e muito mais bonito!

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  2. A Fazer também era o modelo mais antigo conhecido como S1.

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  3. Ae, galera, obrigado pelas dicas. Vou procurar as imagens corretas e fazer a substituição. Abrs.

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  4. bakana amigo xow de bola suas dikas abrassss

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  5. Galera só uma dúvida, algumas dessas motos mostra a marcha que você esta no painél!?

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  6. Não, infelizmente, a grande maioria das motocicletas não possui esse tipo de informação no painel. Entretanto, a empresa Healtech Eletronics desenvolveu um pequeno aparelho, o GI-Pro, de fácil instalação, para motos das marcas Kawasaki, Suzuki e Triumph, que faz esse tipo de leitura e repassa ao piloto. Na Europa, esse aparelhinho custa 119 Euros.

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  7. Bacana as comparações, estou pensando em pegar uma hornet, mas estou com medo do que estão dizendo por ai, que ela não tem peça de reposição principalmente o tanque de combustivel! isto confere? obrigado

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  8. Caro "Anônimo", eu acredito que isso seja boato, ou pode depender, também, da região. Os proprietários de Hornet que conheço e fiz a questão mostraram-se satisfeitos com a assistência da Honda. Por outro lado, as concessionárias costumam demorar muito a atender um pedido, mesmo que você pague adiantadamente. Costumam demorar de duas até mais de um mês, até chegar sua peça. E jogam a culpa no fabricante.

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  9. e verda que a lente da lanerna trazeira da fazer faz todo aquele barulho no paralelepÍpido.

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  10. Valeu pelas dicas... Mas ainda estou com dúvidas quanto a aquisição. Acho que só dando uma volta nas duas pra ver a diferença!!!
    Abração!!!

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  11. olá

    uma boa moto que vale a atenção pelo design desempenho é a Yamaha FZ6 N

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  12. ambas sao lindas, preço relativamente bom. grande problema, ASSALTO, você tem dinheiro pra comprar mas não pode pois VAI ser roubado. ou arrisca compra paga um seguro altissimo e é roubado. BRASILSAO BAO!

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  13. lairton : galera tenho uma fazer6 vermelha S e viajo muito,é otima e estou muito satisfeito com a escolha, quem fizer aquisição de uma fzr6 não vai se arepender. abraços.

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  14. Ola acabei de comprar uma Fazer 600 N de atrevido ela é demais na estrada é excelente mais estou com um probleminha a altura da moto na cidade onde moro as ruas ao pessimas. Não sou tão alto e gostaria de saber se algem sabe como baixar a altura da moto tipo amortecedor, banco, pneus.....qualquer solução para baixar.
    Abraço
    Sidney Araújo

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  15. honda e honda, na hora de trocar ou vender , a preferencia e sempre da honda . tenho uma hornet 2010 a moto e show.

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  16. bem amigos,honda é sempre honda.é de total confiança em qualquer tamanho de moto preço mais acessível, tanto da moto quanto das peças. tenho uma cb300r e no final do ano vou me presentear cm um hornet600. quem gosta de moto e quer encontrar peças cm facilidade sem dor de cabeça o negócio é HONDA meus caros. abraço e até mais...

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  17. ae amigo as fotos da fazer estão um tanto quanto erradas, existe um outro modelo da fazer 600 (semi-carenada e a sem carenagem alguma) ////// eu tive a hornet ano 2006 e troquei a pela faze ano 2007 ( prefiro a fazer- mais a hornet nao fica pra tras) floow

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  18. Ola amigo esta FZ6 é a semi-carenada, e não a Naked como vç informou, os dois modelos estão a venda.mas ambas são bem acabadas e muito valorizadas pelo mercado. Valeu amigo sou mais FZ6 que Hornet.

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  19. bem amigos, quem enche o peito para dizer que honda é honda, é porque nunca possuiu uma yamaha, já possui honda e hoje tenho uma fz6n e estou super satisfeito.Quanto a manutenção: quem tem condições de comprar uma moto de 600 cc tem que ter condições de mante-la.

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  20. Boa tarde a todos, vou comprar uma hornet em Dezembro, sou fâ das motos honda. só queria tirar uma dúvida, quero deixar ele com o barulho mas esportivo, e já vi algumas com o escape original mas sem o catalizador gostaria de saber se a retirada do catalizador atrapalha no desempenho ou estabilidade da moto.

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  21. respondendo a perguta do amigo ali de cima, a retirada do catalizador em motos com Injeção Eletrônica, danifica a mesma, pois dentro do catalizador, existe uma "Sonda Lambda" que faz a medição dos gases expelidos pela moto, sem esta sonda, o computador ignora a emição de poluentes e injeta combustivel descoordenadamente, afogando a injeção e a danificando.

    Se quiser deixa-la com um barulho esportivo, sugiro trocar sua ponteira(no caso alonga-la pois a troca retiraria o catalizador) colocar velas Iridium, colocar um filtro K&N e um power commander para poder Remapear sua injeção de acordo com o escape escolhido.

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  22. tirei da minha hornet ficou otima 100%

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  23. tirei o catalizador da minha hornet ficou melhor e o barulho de respeito

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  24. sou + um apaixonado por elas honet 600 veio para deixa as concoréncia de boca a berta natanael oliveira
    ..................................................

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  25. Nesse comparativo, nem há muito o que falar, a Hornet é uma motona ! Más, a FAZER 600 não tem comparações !! Bem mais bonita e mais motor também !! 240 KM/H a Hornet não pega. Eu sonhava com uma Hornet, más mudei de ideia ao conhecer melhor a Fazer !

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  26. Bem tenho uma FZ6N 09/09 prata com 15000 km rodados e tenho que dizer que é fantástica. Primeiro o consumo de combustível com garupa mais bagagem que somados chegam a 190kg com a moto em velocidades de 140km/h chega a fazer 17,5 km/l e nas mesmas condições andando a 110/120 km/h passa dos 20 km/l simplesmente fantástica fora a posição de pilotagem enfim recomendo pra que gosta de ter uma moto pra tudo é estradeira esportiva e linda. E o mais importante mesmo for de linha ainda chama atenção por onde passa ....nossa é lançamento perguntam RSS . Y amaha A anda M ais A H onda A atras.kkk valeu

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  27. Só achei essa comparação meio fora do comum, porque a LINDA MOTO FAZER saiu de circulação em 2008 ou 2009 não me lembro aqui no Brasil já a Hornet está no mercado até hoje.

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  28. Em 2009 tive minha Hornet roubada e decidi experimentar a FZ6 S, comprei uma zero. Estou com ela até hoje, mais de 20 mil km rodados, satisfeitíssimo, e com a experiência que tive com as duas motos não tenho dúvida nenhuma, a Fazer é muito melhor em todos os aspectos!

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  29. Ola a todos , estou com ideias de comprar uma moto mas estou muito indeciso entre a yamaha fz6n ou a honda hornet





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  30. Qual a melhor moto ? A yamaha fz6n ou a honda hornet?

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  31. eu acho a hornet melhor

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