Comparativo: Yamaha Drag Star 650 x Honda Shadow 750

-----------------------------------------------------------
Devo começar esse post dizendo que sou um estradeiro, não só por opção, como por coração, também. Pura paixão de pegar a estrada e curtir o vento, a paisagem, o roncado do motor... Minha velocidade cruzeiro - 110 a 120 km/k, não é muito, concordo - permite aos meus olhos visualizarem o que há de mais bonito pra se ver no planeta, que é a vida que sobre ele soberba. Permite que eu sinta o cheiro do mato, ou da chuva que aponta horizonte afora - e que me proporciona outro visual maravilhoso. E não existe nada mais relacionado a isso do que você estar em uma custom, um estilo de motos feita para a (boa) estrada.
Neste comparativo, que até para mim é muito prazeroso saber, vamos ver as diferenças, vantagens e desvantagens existentes entre os modelos Yamaha Drag Star 650 e Honda Shadow 750. São duas motocicletas que no estilo e na aparência parecem ser iguais em praticamente tudo. Mas, a começar pelas marcas e cilindradas, possuem, sim, diferenças cruciais.






Uma das diferenças que pesam no âmbito do estilo é o ângulo do cárter, que na Drag Star é mais aberto. Sua roda dianteira de 19 polegadas, em conjunto com o pneu de 100 mm, contra 17" da Shadow e pneu 120 mm, permitem melhor retomada nas curvas para a estradeira da Yamaha. No entanto, conforto para o passageiro é algo também passageiro, se me permitem o trocadilho. Na Drag Star, o banco do passageiro é mais fino do que o da Shadow, e acompanha a curvatura feita pelo para-lama, o que faz perder um pouco do contato de superfície entre o bumbum e o banco. Na Shadow, o banco é mais largo e reto, o que proporciona melhor assento à passageira ou passageiro.


Detalhe do amortecedor e do eixo cardã na Shadow 750


A Drag Star puxa mais para o estilo chopper de ser, tanto que seu monoamortecedor traseiro fica escondido, o que proporciona ainda mais a sensação de hard tail (rabo duro). A Shadow possui dois amortecedores traseiros externos, promovendo maior absorção dos impactos e um visual do tipo custom, e não chopper, como na Drag. A Shadow é também 10 cm mais baixa do que a Drag Star. Isso pode fazer com que, em determinadas curvas, e conforme ela for feita, o pedal poderá raspar no chão, o que exige atenção e destreza do piloto.

Motor da Drag Star 650

Motor da Shadow 750

A transmissão de ambos os modelos se dá por cardã. Na Shadow, esse elemento é coberto por um tubo de metal e na Drag ele fica descoberto, devido especialmente à largura de seu pneu traseiro, que é de 180 mm (contra 170 da Shadow). 
O farol da Shadow é do tipo automático, que se liga assim que a chave é girada. Além disso, ela não possui o botão lampejador do farol alto, o que já é convencional na Drag Star (apesar de, alguns anos atrás, a Yamaha ter dispensado tal botão, ela teve que voltar atrás nesse sentido, dada a solicitação de seu público consumidor).
Em relação à capacidade de seus tanques de combustível, a Drag Star comporta 16 litros, contra 14,3 lts da Shadow. Em termos de autonomia, a Drag alcança 288 km e a Shadow viaja sem se reabastecer 293 km. Por volta dos 80 km/h, a Drag faz 18 km/l e a Shadow 20,5 km/l. É só fazermos as contas.






As diferenças mais notáveis



Na Drag, os amortecedores dianteiros são hidráulicos, com tubos expostos, tipo Ceriani, curso de 140 mm e conta, ainda, com um pequeno protetor contra as pedras nos caminhos. Na Shadow os amortecedores hidráulicos têm uma capa protetora e o curso é de 117 mm.
Em ambas, os escapamentos têm duas saídas, porém, na Shadow, elas se juntam em um só terminal. 




Escape da Shadow 750: dois em um.


Seus motores têm a mesma arquitetura V2, mas na Yamaha é arrefecido a ar, com ângulo de 70º entre os cilindros, duas válvulas por cilindro e pintado de preto fosco com a tampa do comando cromada. Já na Honda o motor é arrefecido a líquido e pintado de alumínio, com três válvulas por cilindro e tampas cromadas. O ângulo entre os cilindros é de 52º.  A potência desenvolvida na Drag é de 40 cv a 6.500 rpm e torque de 5,2 Kgf.m a 3.000 rpm. A Shadow 750 desenvolve potência de 45,8 cv a 5.500 rpm e torque de 6,42 kgf.m a 3.000 rpm. 
Enquanto a chave da ignição da Drag é na coluna de direção, junto com a trava do guidão, a Shadow tem a chave na lateral esquerda em local de fácil acesso, mas a trava do guidão é separada. E ela conta, ainda, com um sistema codificado de segurança (só não pode perder a chave de forma alguma! O trabalho para refazê-la, pelo menos para leigos nesse assunto, como eu, não deve ser moleza). 


Detalhe do tanque, painel e mesa do guidão da Shadow


Detalhe painel de velocímetro e odômetro da Drag Star 650




As duas motos possuem freio a disco dianteiro e tambor traseiro, além de terem comportamentos muito parecidos durante a frenagem. A maior diferença está no fato de que, na Drag Star, tem-se a sensação de um freio "mais duro", mas nem por isso, menos eficiente.
Em termos de velocidade final, a Shadow 750 se deu melhor: primeiro, pelo próprio motor, que é de 100 cilindradas a mais. Segundo, devido ao cabeçote de três válvulas e ao seu limitador de giros. A velocidade final da Drag, em testes, foi de 153,5 km reais; na Shadow, foi de 165,8 km.


Preços


A Yamaha Drag Star 650 é cerca de 5 a 6 mil reais mais barata (tendo como base as zero quilômetro), estando na faixa dos R$ 25 mil. Já a Shadow brilhava nas concessionárias sustentando etiquetas de R$ 31.900. Se formos comparar os preços de usadas (ano 2005), a Drag Star pode ser comprada em torno dos R$ 18 mil, enquanto que a Shadow 750 está saindo em torno de R$ 21 mil. 
No geral, são duas motocicletas maravilhosas, tanto em baixa quanto em alta, assim como na estrada e também no visual de cada uma. A escolha, com certeza, não é fácil, mas vai pesar também, no final, além do preço, a preferência do motociclista: Yamaha ou Honda? Pese tudo, antes de realizar sua compra.


Tabela comparativa resumida



Comentários

  1. tenho uma shadow 2008 adoro fazer viagens com essa maquina só alegria

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos estradeiros , estou com uma duvida referente a drag star ,tenho uma a cinco meses estou adorando Drag star 650 ano 2004, fiz uma viajen de 2 dias ida e volta no total de 800 km,Rio do Rastro SC. reparei na volta três vezes quando parei que tive dificuldade de engatar a marcha neutro, mesmo mexendo com a moto pra frente e pra tras,lembrando que o oleo foi trocado a pouco tempo estava normal,foi preciso as tres vezes desligar a moto para poder chegar no neutro. No resto da viagem foi tudo normal subi a serra tranguilo e fazia as marchas normal, isso acontecia somente nas paradas que fazia.se alguem poder me dizer alguma coisa a respeito ficarei muito grato

    ResponderExcluir
  3. Elton Bauer, eu tenho uma Drag Star 2005 com 54 mil Km. Raramente tenho dificuldade para encontrar o neutro. Às vezes acontece, mas nada com frequencia que preocupe. Eu não sou mecânico, Bauer, mas observo que o comportamento e os barulhos da motoca mudam conforme a temperatura. Pode ser que, mesmo com o óleo novo, num dia muito quente ou muito frio, os materiais reajam de maneira diferente. Outra situação a ser observada é a posição em que a motoca está parada - descida, por exemplo...

    A sugestão é observar e, se a dificuldade permanecer, aí sim justificará a ida ao seu mecânico. Do contrário... como todo proprietário de Drag, é só acelerar e curtir a estrada.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho uma drag STAR 650 ela e top pois tô vendendo por não ter mais muito tempo pra rodar com ela ela tem 25mil rodados...(92)99178-8989

    ResponderExcluir
  5. Amigos, sou apaixonado pelo estilo Custom, mas nunca tive uma. Tenho até uns 15 a 17 mil para investir e estou pensando na Shadow ou Drag Star. O post é excelente e me ajudou em muitas das minhas dúvidas. Acham que com este valor consigo comprar uma boa moto? Qual me sugerem?

    ResponderExcluir
  6. Amigos, sou apaixonado pelo estilo Custom, mas nunca tive uma. Tenho até uns 15 a 17 mil para investir e estou pensando na Shadow ou Drag Star. O post é excelente e me ajudou em muitas das minhas dúvidas. Acham que com este valor consigo comprar uma boa moto? Qual me sugerem?

    ResponderExcluir
  7. Possuo uma Dragstar 650/2008. É show viajar, embora não tenha AINDA experimentado a Shadow 750. Olha ela aí https://www.facebook.com/www.esteticaautomotivamagalhaes.com.br/videos/1855079914770748/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amigos, comprei uma drag star 650 ano 2003 com 8.000 Km, tinha uma crê 660 pelo alto índice de assaltos optei pela drag e estou muito satisfeito com essa máquina!

    ResponderExcluir
  9. bem gente tenho uma drag star 2004 entermo de gatos e normal pois voce esta com um aviao nao pode querer gasta como um helicopitero

    ResponderExcluir
  10. A minha tb .mas normal devido ser refrigerada a ar

    ResponderExcluir
  11. A vantagem da Shadow 600 é que a manutenção é mais em conta e vc acha peças no paralelo, já a yamaha além da manutenção mais cara pra vc achar peça é mais difícil e sua moto pode ficar dias encalhada nos mecânicos, vai por mim, tive uma yamaha virago 250 ano 2002, peguei em 2013 e vendi em 2015, moro em sp e não achava peças, tive que pegar uma peça de uma dafra que se encaixava nela e varias outras motos, no fim minha moto era sustentada por peças de outras motos, deu um pouco de alegria, mas muita dor de cabeça com peças e panes elétricas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas