terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GSX 1300R Hayabusa 2011: uma das mais velozes do mundo!

------------------------------------------------------------

Galera, em se tratando de velocidade, a Suzuki GSX 1300R Hayabusa, com seu motorzão 1340 cc e 194 cv de potência, é uma das motos mais bem dotadas do mundo, podendo passar dos 300 km/h, sem medo de ser feliz.
Lançada em 1999, ela conquistou o coração da rapaziada louca por velocidade, mesmo porque oferece segurança na pilotagem (não nos confundamos com a segurança do caótico trânsito brasileiro), agilidade e muita, muita potência. Seu nome, bem como sua aparência e aerodinâmica, são inspirados num falcão japonês, Hayabusa, cuja velocidade de voo ultrapassa os 300 km horários. Portanto, nada mais sui generis do que a máquina receber também essa denominação, correto?


A GSX 1300R entra no mercado inaugurando uma nova categoria para esse tipo de máquina: as Ultimate Sports, ou seja, a última palavra em motos esportividade. Primeiramente, pela enorme potência que a Hayabusa despende e, depois, pelo seu tamanho e capacidade de se dar muito bem nas curvas.
A versão 2011, que já está disponível nas concessionárias tupiniquins, com o preço sugerido de R$ 56 mil, mas você vai encontrá-la na faixa dos R$ 60 mil, está equipada com o motor DOHC 4 tempos de 1340 cm³, 4 cilindros em linha, 194 cavalos de potência a 9.800 rpm, 6 velocidades, 16 válvulas e refrigeração líquida com SRAD*. Seus pistões foram refeitos em em alumínio, o que traz mais leveza e a taxa de compressão, agora, é de 12.5:1, devido a mudanças nos revestimentos das câmaras do motor, com nitreto de cromo Physical Vapor Deposition - PVD.

O painel da Hayabusa: excelência no conjunto de informações.

 Além disso, a nova Hayabusa vem com um sistema nas paredes dos cilindros que melhora a transferência do calor e a durabilidade do motor, extraindo o máximo de potência em qualquer condição climática - Composite Electrochemical Material - SCEM. Suas válvulas usam, como matéria prima, o titânio, que oferece resistência incomparável.
Para oferecer tudo isso, a Hayabusa é uma moto grande, também fisicamente. Tem comprimento de 2,19 m, altura de 1,165 m e distância entreeixos de 1,48 m. A distância do solo, de 1,20 m, traz à GSX 1300R um excelente coeficiente dinamismo x velocidade x segurança.

Na cor branca.
 Ambas as rodas são de 17 polegadas, sendo que, originalmente, possui pneus 120/70-17 na dianteira e 190/50-17 na traseira. A suspensão dianteira é do tipo telescópica invertida de amortecimento hidráulico, com mola helicoidal com ajustes de pré-carga, ajustes de força de retorno e compressão. A suspensão traseira é articulada do tipo link, monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal com ajustes, inclusive de força de retorno e compressão.



A capacidade de seu tanque é de 21 litros. No cotidiano urbano, essa máquina pode chegar a fazer de 10 a 12 km/litro, dependendo a tocada, claro. Na estrada, observação idem, ela pode fazer entre 12 e 16 km com 1 litro de gasosa. Bem, para chegar a estes 16, não pode passar de 150 km/h.
De qualquer forma, é uma super moto e, para quem adora as emoções da alta velocidade em 2 rodas, é a aquisição perfeita. Além de ser uma linda moto, a Hayabusa abusa.





*SRAD - Suzuki Ram Air Direct, sistema de admissão forçada de ar, com o objetivo de dar maior potência ao motor, especialmente, em alta velocidade.

3 comentários:

Manoel Lima disse...

Indubitavelmente, uma maravilha de moto, ela tem tudo que uma moto pode ter hoje, a não ser que a engenharia apareça com uma nova tecnologia que ela não tenha ainda, mas no momento ela é a cara!!rsrs

Anônimo disse...

adoroo essa moto, sem duvidas a melhor. Muitoo lindaaa...

Anônimo disse...

essa moto é muito top eu tenho na versão 2013