VFR 1200F: sinônimo de inovação em tecnologia e design


---------------------------------------------------------------- 
Nova referência na categoria Sport Touring mundial, a VFR 1200F conta com a inédita tecnologia desenvolvida pela Honda – a transmissão com dupla embreagem, acionada eletronicamente (DCT – Dual Clutch Transmission)

No ano em que a Honda completa 40 anos de atuação no mercado brasileiro e em que sua fábrica, localizada em Manaus (AM), comemora 35 anos de atividades, a empresa demonstra seu esforço contínuo em atender as expectativas de todos os tipos de público, buscando presença em todas as categorias. Com o crescimento da economia brasileira, o mercado de duas rodas está cada vez mais exigente e sofisticado. Por isso, é constante sua busca por inovação nos modelos de alta cilindrada, como a VFR 1200F.

O interesse da Honda pelo segmento acompanhou toda a sua trajetória no País, com modelos ícones para cada geração de motociclistas. Na década de 70, a lendária CB 750 foi eleita a “Moto do Século”. Na década de 80, a Honda foi pioneira em produzir no Brasil modelos de média e alta cilindrada, com destaque para a CB 400 e a histórica CBX 750 F (1ª motocicleta produzida no Brasil com motor quatro cilindros, DOHC). Nos anos 90, com a abertura do mercado nacional para a importação, o consumidor passou a ter acesso  a produtos da mais alta tecnologia, como CBR 600F, CBR 900RR e  CBR 1100XX Super Blackbird (1ª motocicleta a ultrapassar a barreira dos 300 km/h). Nos anos 2000, a Honda diversificou seu line-up para atender diferentes segmentos e passou a comercializar modelos como VTX 1800C, CB 1300 Super Four, XL 1000V Varadero, com destaque para a GL 1800 Gold Wing, única motocicleta do mundo a contar com sistema de airbag.

A VFR 1200F é uma motocicleta totalmente inovadora. Reunindo tecnologia, conforto com esportividade e vocação estradeira, foi desenvolvida com base nas necessidades e desejos dos mais exigentes consumidores. O resultado é um modelo que realmente se destaca entre os demais, graças ao seu design revolucionário e à tecnologia de ponta empregada em cada um de seus componentes. 

Um de seus grandes diferenciais é a transmissão automática de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), inédita em âmbito mundial para motocicletas. O sistema automático (AT) proporciona uma pilotagem tão prazerosa e emocionante quanto ao modo manual (MT). Ao toque do comando esquerdo, o piloto pode realizar trocas de marchas conforme sua necessidade. Toda essa tecnologia está associada ao excelente conforto e sofisticação que o modelo transmite.

O novo sistema representa um grande avanço para o futuro do motociclismo e reforça o pioneirismo característico da Honda, que busca sempre desenvolver tecnologias que superem as expectativas de seus clientes e ultrapassem tudo o que já foi visto no mundo das duas rodas.

O design da VFR 1200F também supera todos os limites. Suas linhas inspiradas na motocicleta conceito V4 e sua carenagem de dupla camada
(Dual Layer), contribuem com o desempenho aerodinâmico, transformando-a numa máquina única, impossível de passar despercebida.

Design inovador

Inspirado na motocicleta conceito V4, apresentada mundialmente no Intermot Bike Show em 2008, o design da VFR 1200F foi desenvolvido tendo como base as palavras japonesas “Ma” e “Tsuya”.

A palavra "Ma" tem muitos significados, não existindo uma tradução exata para o termo. Essencialmente, pode ser descrita como "o espaço entre as coisas". Focando-se no espaço em torno de um objeto, pode-se adquirir uma nova perspectiva das suas formas gerais.

O "Tsuya" não é uma propriedade física: descreve o desejo que se tem por um objeto, seu charme, a forma como atrai e prende a atenção. O foco no “tsuya” dá uma nova importância a cada linha, curva e ângulo.

De maneira geral, o sonho que norteou o desenvolvimento também determinou a forma e o conteúdo da VFR 1200F. A centralização das massas, o controle total do motociclista e a eficiência aerodinâmica foram os pontos chave para a criação do seu de design.

O motor compacto e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram baixar a altura do assento (815 mm), tornando mais fácil para que o motociclista apóie os dois pés no chão. Suas formas envolventes proporcionam ao piloto a sensação de “ser”, “fazer parte” da motocicleta, em vez de simplesmente “estar” sobre ela – aspecto fundamental para ampliar as sensações de prazer e controle.

O formato do tanque de combustível vai além da função estética. Sua forma dá mais apoio ao motociclista, permite o perfeito encaixe de suas pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle.

A carenagem frontal está em harmonia com o tanque, oferecendo proteção eficiente, tanto para o piloto quanto para o garupa. Os comandos e interruptores foram posicionados para oferecer perfeita ergonomia, praticidade e fácil pilotagem.

A carenagem em duas camadas (Double Layer), patenteada pela Honda, cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Além disso, suas fixações não são visíveis, deixando-a com uma superfície “limpa” e sem pontos de resistência ao ar.

O fluxo de ar passa entre as camadas, pelas duas aberturas da carenagem dianteira, e é canalizado. Assim, ajuda no arrefecimento do motor, fazendo com que a saída do ar quente fique distante do piloto e do garupa, para garantir uma viagem mais prazerosa e confortável.

A alta qualidade e a atenção aos detalhes são evidentes em toda a construção da VFR 1200F. O equilíbrio entre as superfícies da dianteira transmite um aspecto leve, criando um desenho que “corta o vento” com a menor resistência possível. A harmonia entre a carenagem e o chassi cria uma superfície perfeitamente integrada e aerodinâmica. A traseira é compacta e reforça as formas dinâmicas da motocicleta. A lanterna e os piscas traseiros seguem a tendência da dianteira.

A disposição do escapamento foi concebida para proporcionar uma excelente inclinação em curvas e o mínimo de contato com os pés do piloto e do garupa. No lado direito, a ponteira em formato triangular destaca as linhas marcantes da motocicleta.

O assento duplo, moldado a vácuo, possui uma área plana e ampla para o passageiro, e as pedaleiras são posicionadas para contribuir com sua segurança e conforto.

O painel de instrumentos combina conceitos de sofisticação, tecnologia e funcionalidade. Ao lado do conta-giros analógico, dois displays digitais mostram o velocímetro, os indicadores de nível do combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e consumo de combustível. Conta ainda com relógio, indicador da temperatura ambiente, do sistema HISS e do ABS.

Acompanhando sua vocação estradeira, o modelo possui pontos de fixação que permitem fácil instalação e remoção de bauletos laterais opcionais, em harmonia com o estilo da motocicleta.

As novas tecnologias de pintura desenvolvidas pela Honda resultam em cores de alta qualidade, com cobertura mais uniforme. O acabamento translúcido e com profundidade realça a cor da motocicleta, criando um brilho elegante e sofisticado.

Motor forte e progressivo

A VFR 1200F conta com motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de
172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável. O motor dispõe de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm, tornando a VFR 1200F uma motocicleta divertida e emocionante de pilotar.

Trata-se de um propulsor extremamente compacto, devido à adoção do sistema UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvulas por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.

O modelo é equipado com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada.
O novo sistema possui desenho leve e compacto. Mecanicamente, é semelhante às transmissões de dupla embreagem instaladas nos automóveis, que possuem mais espaço para sistemas de maiores dimensões. No entanto, numa motocicleta o espaço é limitado, o que dificulta a utilização de transmissões idênticas às dos automóveis. A distância do solo e a alteração do centro de gravidade da motocicleta em curvas são outros fatores limitantes.

Para superar estes desafios, a transmissão de dupla embreagem da
VFR 1200F utiliza dois eixos primários e embreagens hidráulicas em linha. As passagens hidráulicas do sistema estão localizadas atrás da tampa do lado direito do motor, originando um eixo de transmissão mais curto.

Ao contrário das transmissões de automóveis, que utilizam seletores independentes para engrenar as marchas, o sistema aplicado na VFR 1200F recorre a um tambor de mudanças típico para motocicletas, que origina um mecanismo simples e mais compacto.

Sua configuração utiliza embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e para as mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. Esta transição rápida permite realizar mudanças extremamente suaves e eficientes.

Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.

No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. Com o polegar direito, o condutor escolhe o modo "D" (maior economia) ou o modo "S" (maior esportividade).

Já no modo Manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos "+" e "–", acionados pelos dedos indicador e polegar esquerdos.

Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.

Prazer e segurança na pilotagem

O chassi, as suspensões e os componentes de transmissão da VFR1200F estão unidos numa configuração única, que facilita a entrega de potência e contribui com sua estabilidade.

O resistente chassi tipo “Diamond” em alumínio é leve e rígido. A balança traseira monoamortecida do tipo Pro-Link contribui para o equilíbrio e a segurança em manobras, além de oferecer grande estabilidade em altas velocidades. Na dianteira, a resistente suspensão telescópica de 43 mm, com regulagem de pré-carga, oferece controle suave e ainda mais segurança.  
A suspensão traseira tipo monobraço em alumínio, associada à transmissão por eixo cardã, proporciona leveza e alta tecnologia. Em conjunto, garantem uma pilotagem confortável, podendo também ser conduzida de maneira mais esportiva, mesmo com garupa e bagagem, aumentando a sensação de controle total.

A VFR1200F está equipada com a mais recente tecnologia de freios para utilização esportiva. Na dianteira, conta com potentes pinças de seis pistões e disco de 320 mm. Na traseira, apresenta pistão duplo e disco de 276 mm. Conta ainda com sistema Combined ABS (C-ABS), que garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, que contribui tanto com o potencial esportivo do modelo quanto com sua vocação estradeira.

O modelo estará disponível na versão “Top” (DCT) na rede de concessionárias Honda a partir de abril de 2011, nas cores vermelha metálica e preta metálica. Seu preço público sugerido será de R$ 69.900,00 (valor com base no Estado de São Paulo, não inclui despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
 
Especificações técnicas
Categoria
Sport Touring
Motor
1236,7 cc, OHC, quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Potência máxima
127 kW (172,7 CV) a 10.000 rpm
Torque máximo
129 N.m (13,2 kgf.m) a 8.750 rpm
Diâmetro X Curso
81,0 x 60,0 mm
Sistema de alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão
12,0 : 1
Sistema de partida
Elétrico
Transmissão
6 velocidades, podendo ser engrenadas automaticamente ou manualmente
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Ignição
Eletrônica
Bateria
12V – 11.2 Ah
Farol
55/55W
Capacidade do tanque
18,5 litros (6,4 litros de reserva)
Óleo do motor
4,9 litros (3,6 litros para troca)
Chassi
Diamond frame (Alumínio)
Suspensão dianteira
Garfo telescópico
Suspensão traseira
Pro-Link
Freio dianteiro
A disco, com 320 mm de diâmetro e pinças de seis pistões
Freio traseiro
A disco, com 276 mm de diâmetro e pistão duplo
Pneu dianteiro
120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro
190/55ZR 17M/C (75W)
Dimensões (c x l x a)
2244 x 740 x 1222 mm
Distância entre-eixos
1545 mm
Altura mínima do solo
128 mm
Altura do assento
815 mm
Peso seco
264 kg
Cor
vermelha metálica e preta metálica
Preço público sugerido
R$ 69.900,00 (base Estado de São Paulo, não inclui despesas com frete e seguro)



Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)

Comentários

Postagens mais visitadas