NC 700: um novo conceito da Honda


De olho em um novo mercado de motocicletas de média-alta cilindrada no Brasil, a Honda acaba de lançar um novo conceito em motocicleta: a NC 700, nas versões "S" e "X". A segunda é equipada com ABS e custa quase 2 mil reais a mais que a versão standard.
A NC 700 foi apresentada no salão de Milão, em 2011, mas só agora, em meados de 2012, veio parar em terras tupiniquins. E não veio para marcar bobeira. A motocicleta promete. A não ser pelo seu preço, que não agradou muito ao consumidor brasileiro, ela tem tudo para dar certo em nossos terrenos. Apesar de ser uma moto mais apropriada ao asfalto, devido ao seu estilo “crossover”, ela suporta bem alguns tipos de terrenos acidentados.

A NC 700, em termos de categoria, é como se fosse um híbrido de maxi-trail e sport-naked, por assim dizer. Não é à toa que dará conta de todo o tipo de terreno, ou a maior parte deles, que temos por aqui. O modelo "X" carrega mais uma vantagem em relação à "S", por oferecer um pouco mais de conforto, economia e versatilidade.
Ela vem equipada com um motor bicilíndrico de 669,6 cm3, no qual é gerada uma potência de 52,5 cavalos a 6250 rpm e torque de 6,4 kgfm a 4700 rpm. Devido à força de seu motor, aliado ao excelente desempenho do quadro, tais números a fazem, na prática, uma motocicleta de bastante conforto, em baixas rotações, nos perímetros urbanos, como também, uma ótima companheira de viagens, curtas ou longas.
Visualmente, é uma motocicleta que traz o modernismo em seu design. Em termos de acessórios, além do básico, ela oferece um espaço específico para o transporte de um segundo capacete, ou outros objetos, o qual está localizado no local onde, normalmente, está o tanque de combustível. Seu verdadeiro tanque encontra-se embaixo do banco e tem capacidade para 14,1 litros. A Honda garante que, com esse posicionamento, conseguiu melhorar o centro de gravidade da moto e, consequentemente, sua manobrabilidade.

As maiores concorrentes da NC, no Brasil, atualmente, são: Kawasaki Versys 650 cc, BMW GS 650 e Yamaha XJ 6N – como vemos, grandes nomes, grandes potências em se tratando de motores. Mas, a Honda quer provar que não fica atrás de nenhuma dessas.

Crossover
O termo está sendo bastante utilizado para definir aqueles veículos que, apesar de terem aspecto de “aventureiros do barro”, não são bastante adequados para o uso off-road, apesar de não ter problemas em inseri-los na terra. Portanto, a NC 700 não é uma moto para ser confundida com uma big-trail, que possa “escalar montanhas” – mas, mesmo assim, não deixa de oferecer conforto e segurança.
E por falar em conforto, uma das características desta moto é que justamente o posicionamento do piloto, cujos braços são melhor acomodados ao guidão e as pernas não ficam tão flexionadas como em modelos semelhantes – ou mesmo nas trilheiras. O assento da NC possui dois níveis e foi desenhado para evitar que o garupa escorregue sobre o piloto, nas frenagens e, também, permite que as pernas deste se fixem melhor ao “tanque”.

Pilotagem
A NC 700 é uma moto de fácil pilotagem. Permite mudança rápida e ágil na direção, é estável em altas velocidades e tem um comportamento bastante alinhado. O que pode, às vezes, trazer um certo “quê” ao piloto, são: a bolha (párabrisas) não teve seu tamanho suficientemente projetado para segurar o ar em velocidades acima de 140 km/h; e, inicialmente, o piloto pode estranhar, pois as marchas são curtas, ganhando melhor dinamismo a partir da 3ª. Mas, não é isso, nem a bolha que vai denegrir esta excelente motocicleta.

Valores
Chegamos, enfim, à parte mais dolorida do post. A versão standard está sendo comercializada por R$ 27.490, enquanto a versão ABS sai por R$ 29.990. São valores não muito fora do mercado nessa categoria, mas, deixa o consumidor pensar em algumas outras possibilidades. Daí, vai o gosto pessoal ou o quão o consumidor gosta daquela marca.

Motoabraço a todos. E feliz Dia do Motociclista pra você!






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