NC750X e NC750S - novas apostas da Honda

Na Europa, a Honda NC700X foi um grande sucesso de vendas, desde seu lançamento pós-EICMA 2011 (Salão de Milão daquele ano). Mérito próprio, claro, já que a moto, além do novo conceito empregado, preenchia uma lacuna das motos do tipo crossover com cilindrada média-alta.

Mas, no Brasil, a história foi diferente, pelo que sabemos e vemos nas ruas. A moto foi, inicialmente, bem recebida, mas, devido ao seu preço e a alguns detalhes que o brasileiro não curtiu muito - como o tanque ficar embaixo do banco, por exemplo -, não teve lá aquela saída.
Mesmo assim, a Honda apresentou, no último Salão de Milão, as novas versões provenientes do conceito NC: a 750X e a 750S. Vamos ver um pouco de cada uma, que já estarão rodando no mercado europeu e norte-americano em 2014. Em breve, nas terras tupiniquins.


NC750X
A mudança mais significativa, sem dúvida, foi o aumento de 50 cc no motor da NC. A nova versão conta, agora, com 745 cm3, produzindo 55 cv a 6250 rpm e torque de 6,93 kgf-m a 4750 rpm - respectivamente, aumento de 2,5 cv e 0,5 kfg-m em relação à antecessora. Mas, o que é melhor, é que a nova versão promete ser um pouco mais econômica do que a do motor de 700 cc. Conta com um motor SOHC de 8 válvulas e refrigerado a líquido.

Outra grande mudança está no balanceador extra do motor e o sistema de escape, que ficou mais silencioso. Devido, também, à modificação das caixas de engrenagem (as duas versões possuem 6 marchas), que ficaram mais altas do que na versão anterior, incrementa algo como 12 km/h na velocidade final. Um expressivo ganho, sem dúvida.
Com capacidade no tanque para 14,1 litros, a NC750X - bem como a versão "S" - tem autonomia para 407,5 km, o que a torna perfeita também para viagens longas.

NC750S
Basicamente, as duas são muito parecidas, mas nos detalhes é que encontramos as diferenças. A capacidade do cárter da versão "X" é de 3,7 litros, enquanto que na "S" é de 4,1 litros. A embreagem da versão "X" é do tipo multi-disco banhado a óleo e na outra, é úmido, duplo e banhado a óleo. Na versão "S", o câmbio é do tipo DCT, enquanto que na versão "X" esse tipo de câmbio é opcional.
Apesar das opções de câmbio manual e automático, a NC750S apresenta dois modos de pilotagem - (D) "Drive" e (S) "Sport".
As alturas do assento também se diferenciam nos dois modelos apresentados pela Honda. Na versão "X", o assento está a 83 cm do chão e, na versão "S", a 79 cm. A altura mínima, em relação ao solo, da versão "X" é de 16,5 cm e, da versão "S", 14 cm.
Há pequenas diferenças, também, na suspensão destes modelos, mas, mais em relação ao curso dos mesmos, pois o tipo de suspensão, tanto dianteira quanto traseira, é o mesmo. Ambas usam, na dianteira, garfos telescópicos de 41 mm, contudo, com curso de eixo de 153,5 mm na versão "X" e 120 mm na versão "S". Já a suspensão traseira é do tipo monochoque Pro-Link, com 150 mm de eixo na "X" e 120 mm na "S".

Ambas as motos utilizam freios ABS de 2 canais, o que garante uma ótima segurança nas frenagens. Seus painéis de instrumentos são completos, sendo que na versão "S" o condutor ainda conta com um indicador de temperatura do motor, caso esta ultrapasse os limites.

Preço
Quanto a valores, ainda não se pode afirmar nada. Mas, conforme andam as coisas aqui nessa "terra de ninguém", posso arriscar algo como 31 mil para a versão "S" e 32,5 mil para a versão "X". E você, o que acha?


Comentários

  1. É caro ainda , se pensarmos que uma Triumph Tiger 800 que muito mais moto custa 39.900,00. Essa NC750 não deveria passar dos 29.000,00.

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  2. Será quando que deve chegar a nova motorização da NCx? Assim tão rápido quanto o novo modelo da CB 500F, praticamente um mês depois de apresentada...

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  3. Se a NC750X chegar ao Brasil a 700X sai de produção aqui? Na Europa os dois modelos podem conviver pois atendem a classes de habilitação diferentes.

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  4. A honda do brasil desrespeita os comsumidores.passam um ano e ja tira moto de linha.caso da cbr 250.crf250.nxr 150 que durou de 2004 a2005.fan 150 2009 a 2010
    Todos esses casos ao fazem piorar a procura de peças fazendo o consumidor de otario

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  5. Concordo com Herculano Santo, moto fora de linha, e não há peças no mercado, pois a moto é difícil de vender.

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  6. Só faltou um para-lama traseiro em ambas as motos! mas no mais adorei as duas, assim que chegar por aqui vou adquirir uma.

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    1. Comprei um para lama na internet por R$ 160..Ficou xol

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. abriram a parede do cilindro e afinaram a parede do bloco do motor....aqui ninguem vai de 700 sabendo da 750...

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  9. Poderia vir a versão automática para o Brasil tbm já q eles querem sempre se igualar a Europa...

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  10. Quando a NC 750s vai chegar no braBra

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  11. Se passaram 4 anos e nada da 750S no Brasil!!!

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    1. Segundo fui informado em uma concessionária, não há previsão para tal lançamento. Se bem que há público, mas a Honda teria uma briga feia com outras fabricantes.

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  12. Nc 750s tem previsão de chegar no Brasil ?

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    1. Não, meu amigo. Mas, acredito que ela ainda virá, já que o público desta classe de motos está crescendo muito no Brasil. E, se a Honda quiser uma boa briga, eis aqui a chance.

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