segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Nova Honda CB500F: esportiva para todos

De olho não só no público padrão das esportivas, que é o masculino, a Honda traz a nova CB500F querendo, também, conquistar as mulheres, que desejam cada vez mais motocicletas mais potentes e confortáveis. A nova CB, uma street naked, não tem a agressividade da Hornet 600, mas tem ótima pegada e é muito bonita.

Três versões
Mas, as novidades não param por aí. Junto à versão F, a Honda traz também as versões R - superesportiva - e X - uma crossover muito semelhante à NCX700, também do mesmo fabricante. Todos os três modelos serão fabricados em Manaus-AM, e a versão F já começa a ser comercializada a partir do final de outubro para novembro deste ano. A partir de R$ 22 mil será possível comprar uma CB500F (sua versão com ABS custará R$ 23.500) - os preços dos outros dois modelos não foi divulgado, porém, custarão bem menos que a carinha Hornet. As versões R e X virão logo atrás.

Ciclística
Os três modelos usam o mesmo chassi de aço, do tipo Diamond, com dupla trave superior. O motor, com 471 cm3 é bicilíndrico, 4 tempos e desenvolve potência máxima de 50,4 cv (a versão X é que terá menor potência, devido ao seu estilo: 47 cv a 8500 rpm). Em relação à ciclística, os modelos F e R usam garfos telescópicos de 120 mm de curso na dianteira e, na traseira, suspensão monoamortecida do tipo Pro-Link, com 109 mm de curso, oferecendo nove níveis de regulagem. Já o modelo X possui curso de suspensão e ângulo do cárter maiores, para oferecer melhor pilotagem off-road.
As três versões usam rodas de alumínio fundido, cujas medidas dos pneus são 120/70 ZR-17 (frente) e 160/60 ZR-17 (traseiro).


A nova CB500F foi desenvolvida visando-se mais o trânsito ubano do que esportivo. Por isso, oferece mais conforto e também mais economia do que os modelos esportivos de sua categoria. Para adaptar-se ao PROMOT4 - a nova regra antipoluição que alguns novos modelos de motocicleta terão que seguir -, pode-se dizer que ela terá um motor mais "fraquinho" do que as concorrentes, tendo sua velocidade limitada aos 170 km/h, por exemplo. Aos 9000 RPM, há corte de combustível no sistema, o que limita a potência da "garota". A versão R não muda praticamente nada em relação à F, a não ser na carenagem, que é integral na primeira. 
Painel
O painel de instrumentos é comum aos três modelos da CB500. O motociclista conta com informações, como: velocidade, odômetro (total e parcial), giro do motor, relógio, média de consumo de combustível, além de alguns diagnósticos acerca do funcionamento do motor.



Ficha Técnica

CB500F

Motor _____________________ 471cc, DOHC, dois cilindros, 4 tempos, arrefecido a líquido
Pot. Máxima ________________ 37,1 KW (50,4cv) a 8.500 rpm
Torque Máximo _____________ 44,5 N.m (4,55 kgf.m) a 7000rpm
Diâmetro x Curso ___________  67,0 x 66,8 mm
Alimentação _______________ Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de Compressão ______ 10,7 : 1
Sistema de Lubrificação ______ Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de Ignição __________ Eletrônica
Bateria ____________________12V – 8.6 Ah
Farol (alto/baixo) ___________ 60/55W
Ssitema de Partida __________ Elétrica
Cap. Tanque _______________ 15,7 litros
Combustível _______________ Gasolina
Óleo motor ________________ 3,2 litro (2,7 litro para troca)
Transmissão _______________ 6 velocidades
Embreagem _______________ Multidisco em banho de óleo
Suspensão Dianteira ________ Garfo telescópico com 120 mm de curso
Suspensão Traseira _________ Pró-link com 119 mm de curso
Freio Dianteiro ____________ A disco 320 mm
Freio Traseiro _____________ A disco 240 mm
Pneu Dianteiro ____________ 120/70
Pneu Traseiro _____________ 160/60
Chassi ___________________ Diamond Frame
Altura do assento __________ 785 mm
Alt. mín. do solo ___________ 155 mm
Dimensões (C x L x A) _____ 2.075 mm x 780 mm x 1.060 mm
Entre-eixos _______________ 1410 mm
Peso Seco ________________ 180kg



10 comentários:

Anônimo disse...

O preço sugerido pela fábrica é de R$ 22.000,00 mas nenhuma concessionária do RJ pede menos do que R$ 24.000,00. Tem gente querendo lucrar demais não acham ????

Anônimo disse...

Adquiri uma recentemente. Não sou expert, nem tenho curso de pilotagem. O que aprendi, aprendi com o tempo. Percebi basicamente as mesmas coisas que foi citado no texto do teste da moto. Senti bastante pressão do vento contra e concordo, uma bolha ajudaria no conforto acima dos 130km/l. Quanto a economia, salvo engando ou forma adequada de pilotar, percebi que em meio urbano ela faz 22 ou 23 km/l, enquanto que na estrada não consegui mais que 22 km/l, fiquei frustrado, porque esperava que fizesse 25km/l ou mais.....mas todos haveremos de convir que está bem econômica de fato. Como disse não sou expert, mas estou maravilhado com ela, pois desenvolve tanto na estrada, quanto na cidade com agilidade, rapidez e arrojo.......quero conhecer tudo dela e aproveitar.
Alguém pode me dizer de quantos em quantos quilômetros devemos trocar o óleo dela?

Anônimo disse...

Minha moto CB500F ABS inicialmente em Vitória-ES estavam pedindo R$ 26.000,00 - depois de algum tempo, comprei a minha por R$ 24.500,00 - Considerando o Frete adicional e a oferta menor que outros grandes centros, não achei demasiado, afinal o preço para São Paulo foi sugerido em R$ 23.500,00 - Melhor seria se fosse tabelado pela Montadora Honda.

Anônimo disse...

A minha troco a cada 6000km conforme o manual.

Anônimo disse...

o óleo deve ser trocado a cada três mil km o filtro uma troca sim outra não cuidado sempre com a agua do radiador Mobil semi sintético uso na minha

Anônimo disse...

vc encontra essa informacao no manual da moto, caso tenha perdido o manual pergunte na concessionaria mais proxima, essa informacao e as revisoes no tempo ou km determinados pelo fabricante sao de suma importancia para conservacao e valorizacao de sua moto na hora da revenda

Anônimo disse...

Não e uma resposta e sim uma pergunta, tenho uma 2013 e quando dou partida a frio ela faz um tec tec no motor e depois que esquenta para. A de vcs fazem também,?

Ocaricio Filho disse...

A minha 500 quando dou partida ela faz um barulho de tectec já trocaram o kit de comando e falaram q quando esta fria e normal, a de vcs fazem este barulho quando dao partida a frio.e ajudem a sanar esta duvida

Anônimo disse...

A CB500F não é uma estradista ponto. Se querem Estradistas a melhor opção é a CB500R ou a CB500X. É uma boa mota para cidade e pequenos percursos mas em AE NÃO. O vento é demasiado insuportável acima dos 120khm.

Carlos de São Paulo moto boy nato disse...

Não é normal não a minha já está com 29600 e uso ela pra trabalhar como moto boy troco o óleo sempre
Poriso posso lhe falar com toda certeza que não é normal
PD ser barulho de biela mas PS mecânicos da concessionária jamais vão falar pq teriam que trocar tudo na sua moto
Leve em alguém de confiança sua e de mais uma olhada nisto mas reitero não é normal mão