segunda-feira, 13 de julho de 2015

DICA MECÂNICA - Sua moto não quer pegar?

E ae, motoamantes? Tudo 100%?

Então, em primeiro lugar, gostaria de me desculpar, pois o trabalho anda muito acirrado e não tenho tido muito tempo para postar as matérias. Mas, devagar vai-se longe, não é? O que não podemos é parar.
Essa dica é massa pra quem está com dificuldades na partida do motor. A dica, encontrada em um site da Internet. foi escrita pelo mecânico de motos João Novais Neto*. O que fiz foi rearrumar algumas coisinhas no texto e pronto. Está aí o que ele nos diz em relação a alguns testes e procedimentos:


Moto difícil de pegar?
Retire a vela, encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê a partida. Observe a faísca, que deve ser forte e de cor azulada. Se ela estiver azulada, ok, o problema pode ser no carburador; se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, cdi, pulsor, a própria vela ou bobina de faísca.
Primeiro teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida. Se fizer faísca, o problema é na vela. Troque-a por uma nova. Se não fizer, vamos testar a bobina de ignição, que fica embaixo do tanque.
Teste da bobina de ignição: retire o fio preto/amarelo (Honda) que está encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI). Encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida. Se fizer faísca, o problema é a bobina de ignição. Se não fizer faísca, então iremos testar o CDI.
CDI da Honda 125

Teste do CDI: CDI – ignição por descarga capacitiva ou seja, um capacitor dentro do cdi é carregado e descarrega na bobina de ignição.
Verifique se o cdi não contém algum fio desconectado. Dê uma boa olhada nos encaixes para encontrar possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se estiver limpo, desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faísca), encoste ele na carcaça do motor e dê a partida. Verifique se ocorreu faísca. Se negativo, o problema é na bobina de faísca; se positivo, nos resta testar a bobina de pulso (pulsor).
Bobina de pulso (Pulsor) da CG Titan 150.

Bobina de pulso: tem um fio azul/amarelo (Honda) que sai também do estator, que é onde ficam os imãs e as bobinas na parte baixa do motor, lado esquerdo. Nesse caso, você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para ohms e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo, e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”. A resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 ohms; se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.
Outra dica importante é que pode não haver faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios: um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa, neste caso, é o fio preto e branco que vem do CDI: desconecte-o e dê partida - se houver faísca na vela, então a ignição está com defeito, compre uma nova.

*Conteúdo de terceiros: o blog Louco por Motos não se responsabiliza pelo conteúdo ou pelo resultado dos testes apresentados. 

31 comentários:

Alexandre dos Santos disse...

muito boa essas dicas

marcos17 Tony disse...

Esse conselhos serve para motos injeção como a fan 150 2012?

Mozart Forasteiro disse...

Sim, Marcos17 Tony. O normal é que seja. :)

Bel Zancanaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evaldo Filho disse...

A mesma coisa pode ser feita na biz 125 injeção 2013, ela tem parado do nada e fica sem ligar!

Daniel Pentecoste disse...

A minha xtz de partida pedal deu esses problemas ... consegui fazer pegar no tranco de manhã pra trabalhar...de tarde não pegava por nada...tinha gasolina na reserva e tudo...paguei o maior mico levando no mecânico empurrando na rua...chegando lá ele fez o teste da vela e falou que nao estava gerando faísca....desmontou a carenagem e mexeu nuns circuitos da bateria e nada...daí ele me disse que e perda total...Estou desesperado!!!!

Unknown disse...

Olha sua duca e esta certa eu sou um mecanico eu peguei um cb450 que niquem cosequil botar para se telha mas vc meu amigo conseguiu Parabéns

JOSE CARLOS Ferrando disse...

Boa tarde,possuo uma cb450 dx ano 1990,já fiz todos os testes de continuidade possiveis e não descobri nenhum fio quebrado,as setas funcionan normalmente com a chave ligada,com a chave ligada encosto uma chave de fenda no regulador de voltagem fechando um curto e a moto pega normalmente,mas mesmo assim não ascende o painel nem o farol e nem as lanternas,e quando aperto o corta corrente do punho direito ela desliga o mesmo acontecendo com a chave.Já testei o CDI,OS FUSIVEIS,A BATERIA É NOVA,O RELE DE PARTIDA TAMBEM.
quando fecho contato com um fio direto no positivo da bateria e coloco nos terminais da buzina,painel farol e lanternas os mesmos ascende.
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar pois já testei todos os fios e ao ligar a moto não ascende farol nem painel nem lanternas,somente as setas.
Agradeço quem puder me ajudar....................obrigado J.C.

Unknown disse...

Minha Titan anda 3km e corta corrente , não sai faísca, da uns 20 min ela retorna a funcionar oque deve ser,???

Lucas Rezende disse...

Muito boa a dica, sempre testava se modos diferentes esse bem mãos fácil kkkk valew top o blog

Unknown disse...

Meu problema é com uma lander . Gostaria de ajuda

Unknown disse...

Vocês estão de parabéns foram muito técnicos e veridicos por que o tanto de "asneira" que eu tenho visto na internet vocês não tem ideia...

Andre Moretto disse...

e a caixa de fusiveis ?

Guto oliveira disse...

Resolveu?

lafaiete e caty disse...

Olá tenho uma Titan 150 mix troquei o estator hj, a bateria tá normal , a vela ta gerando faísca azul mais a moto não pega por nd somente no tranco ,as vezes pega depois de anda um poko Com ela mais é bem difícil o que vcs acham que pode ser ? Desde já obrigado

ADELBRANDO DOS SANTOS VIEIRA disse...

Qual é seu problema?

ADELBRANDO DOS SANTOS VIEIRA disse...

Qual é seu problema?

ADELBRANDO DOS SANTOS VIEIRA disse...

Qual é seu problema?

Bruno Almeida disse...

Tenho uma Sahara 350 96 e ele eh ruim de pegar e quando em movimento ela não te força. Será que pode ser a bobina? O Carburador eu sei que não eh porque já fiz a limpeza e troquei os reparos

Alberto disse...

Olá amigo, boa noite
Suas dicas foram de extrema importância pra mim que sou leigo, acredito que qualquer pessoa consiga resolver esses tipos de problemas, basta garra e determinação.
Agradeço pelo post e por compartilhar seus conhecimentos.

Fiquei com uma duvida em relação a dica que deu por ultimo
"fio preto/branco da ignição que vai pro CDi"
Tenho que fazer um junper ou cortar o mesmo para que a moto possa gerar corrente na vela?

Minha moto é uma cb 300 e está sem pulsos do CDI

Unknown disse...

Pessoal bom dia, meu nome é Paulo e tenho uma xr200/2002 de trilha e dei o nome de labareda.Pois bem, estava andando com ela na rua que moto pra descobrir de onde vinha um barulho estranho na parte da tração e de repente a moto desligou e não ligou mais nem no tombo. Troquei relé de partida,troquei o motor de partida que realmente já estava nas túltimas,troquei a vela,dei carga na bateria que estava abaixo de 12v e agora está com 12.7v mas a bicha não pega,aliás pegou sim quando eu estava dando carga na bateria mas desligou e não pega mais.Quem puder me ajudar agradeço muito.

Unknown disse...

Pessoal bom dia, meu nome é Paulo e tenho uma xr200/2002 de trilha e dei o nome de labareda.Pois bem, estava andando com ela na rua que moto pra descobrir de onde vinha um barulho estranho na parte da tração e de repente a moto desligou e não ligou mais nem no tombo. Troquei relé de partida,troquei o motor de partida que realmente já estava nas túltimas,troquei a vela,dei carga na bateria que estava abaixo de 12v e agora está com 12.7v mas a bicha não pega,aliás pegou sim quando eu estava dando carga na bateria mas desligou e não pega mais.Quem puder me ajudar agradeço muito.

Unknown disse...

boa noite minha moto é uma cb 450 dx 1994 venha quando coloco a vela ou simplesmente o dedo para dar compressão no motor ela corta a faísca nunca tinha visto isso na minha vida será que pode me ajudar? já testei tudo cdi bobinas estator contato botão de partida motor de partida relé imãs da volante já está em estou desanimado!

Affonso Costa disse...

a detalhe a moto pega no empurrão mas não rompe que preste!

Anônimo disse...

Esse conselho serve pra shineray xy 50 q?

Ronan Junior disse...

Meu problema e com uma fan 150 nao tem faisca ajuda ai

Unknown disse...

Bom dia família tô com problema na falcon 2008 a faisca tá fraca oq deve ser ?

Unknown disse...

Bom dia família tô com problema na falcon 2008 a faisca tá fraca oq deve ser ?

Marola disse...

Eu comprei uma xb 450 dx 94/94 estava 7 anos parada e também sem embreagem comprei pela Internet tudo que faltava conseguir colocar pra funcionar tudo uma coisa que está me deixando maluco é que o contato só não esta desligando totalmente só desliga o motor todo o restante da elétrica fica ligada eu queria saber se alguém pode me ajudar obrigado

Marola disse...

Eu comprei uma cb 450 dx 94 estava 7 anos veio faltando algumas peças conseguir comprar pela Internet e conseguir colocar pra funcionar graças a Deus funcionou tudo más uma coisa ta me deixando maluco é o contato ele não desliga a elétrica totalmente só a corrente do motor o restante fica tudo,eu estou precisando de uma ajuda sobre o assunto, obrigado gostei muito do blog

Marola disse...

Eu comprei uma cb 450 dx 94 estava 7 anos veio faltando algumas peças conseguir comprar pela Internet e conseguir colocar pra funcionar graças a Deus funcionou tudo más uma coisa ta me deixando maluco é o contato ele não desliga a elétrica totalmente só a corrente do motor o restante fica tudo,eu estou precisando de uma ajuda sobre o assunto, obrigado gostei muito do blog