DICA MECÂNICA - Sua moto não quer pegar?

E ae, motoamantes? Tudo 100%?

Então, em primeiro lugar, gostaria de me desculpar, pois o trabalho anda muito acirrado e não tenho tido muito tempo para postar as matérias. Mas, devagar vai-se longe, não é? O que não podemos é parar.
Essa dica é massa pra quem está com dificuldades na partida do motor. A dica, encontrada em um site da Internet. foi escrita pelo mecânico de motos João Novais Neto*. O que fiz foi rearrumar algumas coisinhas no texto e pronto. Está aí o que ele nos diz em relação a alguns testes e procedimentos:


Moto difícil de pegar?
Retire a vela, encoste na carcaça da moto (não segure na vela) e dê a partida. Observe a faísca, que deve ser forte e de cor azulada. Se ela estiver azulada, ok, o problema pode ser no carburador; se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, cdi, pulsor, a própria vela ou bobina de faísca.
Primeiro teste:
Desconecte o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida. Se fizer faísca, o problema é na vela. Troque-a por uma nova. Se não fizer, vamos testar a bobina de ignição, que fica embaixo do tanque.
Teste da bobina de ignição: retire o fio preto/amarelo (Honda) que está encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI). Encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida. Se fizer faísca, o problema é a bobina de ignição. Se não fizer faísca, então iremos testar o CDI.
CDI da Honda 125

Teste do CDI: CDI – ignição por descarga capacitiva ou seja, um capacitor dentro do cdi é carregado e descarrega na bobina de ignição.
Verifique se o cdi não contém algum fio desconectado. Dê uma boa olhada nos encaixes para encontrar possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Se estiver limpo, desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faísca), encoste ele na carcaça do motor e dê a partida. Verifique se ocorreu faísca. Se negativo, o problema é na bobina de faísca; se positivo, nos resta testar a bobina de pulso (pulsor).
Bobina de pulso (Pulsor) da CG Titan 150.

Bobina de pulso: tem um fio azul/amarelo (Honda) que sai também do estator, que é onde ficam os imãs e as bobinas na parte baixa do motor, lado esquerdo. Nesse caso, você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para ohms e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo, e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”. A resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 ohms; se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.
Outra dica importante é que pode não haver faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios: um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que nos interessa, neste caso, é o fio preto e branco que vem do CDI: desconecte-o e dê partida - se houver faísca na vela, então a ignição está com defeito, compre uma nova.

*Conteúdo de terceiros: o blog Louco por Motos não se responsabiliza pelo conteúdo ou pelo resultado dos testes apresentados. 

Comentários

  1. Esse conselhos serve para motos injeção como a fan 150 2012?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Marcos17 Tony. O normal é que seja. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A mesma coisa pode ser feita na biz 125 injeção 2013, ela tem parado do nada e fica sem ligar!

    ResponderExcluir
  5. A minha xtz de partida pedal deu esses problemas ... consegui fazer pegar no tranco de manhã pra trabalhar...de tarde não pegava por nada...tinha gasolina na reserva e tudo...paguei o maior mico levando no mecânico empurrando na rua...chegando lá ele fez o teste da vela e falou que nao estava gerando faísca....desmontou a carenagem e mexeu nuns circuitos da bateria e nada...daí ele me disse que e perda total...Estou desesperado!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha sua duca e esta certa eu sou um mecanico eu peguei um cb450 que niquem cosequil botar para se telha mas vc meu amigo conseguiu Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,possuo uma cb450 dx ano 1990,já fiz todos os testes de continuidade possiveis e não descobri nenhum fio quebrado,as setas funcionan normalmente com a chave ligada,com a chave ligada encosto uma chave de fenda no regulador de voltagem fechando um curto e a moto pega normalmente,mas mesmo assim não ascende o painel nem o farol e nem as lanternas,e quando aperto o corta corrente do punho direito ela desliga o mesmo acontecendo com a chave.Já testei o CDI,OS FUSIVEIS,A BATERIA É NOVA,O RELE DE PARTIDA TAMBEM.
    quando fecho contato com um fio direto no positivo da bateria e coloco nos terminais da buzina,painel farol e lanternas os mesmos ascende.
    Gostaria de saber se alguem pode me ajudar pois já testei todos os fios e ao ligar a moto não ascende farol nem painel nem lanternas,somente as setas.
    Agradeço quem puder me ajudar....................obrigado J.C.

    ResponderExcluir
  8. Minha Titan anda 3km e corta corrente , não sai faísca, da uns 20 min ela retorna a funcionar oque deve ser,???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha moto está cm o mesmo problema n consigo achar o erro também se vc conseguiu poderia me ajudar

      Excluir
    2. Blza.

      Naonsei se já resolveu seu problema.
      Mais estava com um parecido estes dias.
      Moto rodava dois a três dias e cortava do nada.
      Esperava uns 10 minutos e pegava.
      Procurei o defeito, medi todas as bobinas e nada.
      Levei no mecânico, trocou minha bateria , trocou bobina ignição e nada.
      Continuei eu mesmo testando em casa 3 andando co multimetei no vai, pra medir bobinas na hora do problema.
      Encontrei.
      Bobina de pulso aumentava muito a resistenciresistência até ficar aberta e cortar ignição.
      Após um tempo esfriando resistência ia diminuindo e ela pegava de novo.
      Troquei.
      Problema resolvido.
      Mais foi canseira.
      Levei em dois mecânicos antes e não conseguiram me ajudar.

      Excluir
  9. Muito boa a dica, sempre testava se modos diferentes esse bem mãos fácil kkkk valew top o blog

    ResponderExcluir
  10. Meu problema é com uma lander . Gostaria de ajuda

    ResponderExcluir
  11. Vocês estão de parabéns foram muito técnicos e veridicos por que o tanto de "asneira" que eu tenho visto na internet vocês não tem ideia...

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho uma Titan 150 mix troquei o estator hj, a bateria tá normal , a vela ta gerando faísca azul mais a moto não pega por nd somente no tranco ,as vezes pega depois de anda um poko Com ela mais é bem difícil o que vcs acham que pode ser ? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma Sahara 350 96 e ele eh ruim de pegar e quando em movimento ela não te força. Será que pode ser a bobina? O Carburador eu sei que não eh porque já fiz a limpeza e troquei os reparos

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo, boa noite
    Suas dicas foram de extrema importância pra mim que sou leigo, acredito que qualquer pessoa consiga resolver esses tipos de problemas, basta garra e determinação.
    Agradeço pelo post e por compartilhar seus conhecimentos.

    Fiquei com uma duvida em relação a dica que deu por ultimo
    "fio preto/branco da ignição que vai pro CDi"
    Tenho que fazer um junper ou cortar o mesmo para que a moto possa gerar corrente na vela?

    Minha moto é uma cb 300 e está sem pulsos do CDI

    ResponderExcluir
  15. Pessoal bom dia, meu nome é Paulo e tenho uma xr200/2002 de trilha e dei o nome de labareda.Pois bem, estava andando com ela na rua que moto pra descobrir de onde vinha um barulho estranho na parte da tração e de repente a moto desligou e não ligou mais nem no tombo. Troquei relé de partida,troquei o motor de partida que realmente já estava nas túltimas,troquei a vela,dei carga na bateria que estava abaixo de 12v e agora está com 12.7v mas a bicha não pega,aliás pegou sim quando eu estava dando carga na bateria mas desligou e não pega mais.Quem puder me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal bom dia, meu nome é Paulo e tenho uma xr200/2002 de trilha e dei o nome de labareda.Pois bem, estava andando com ela na rua que moto pra descobrir de onde vinha um barulho estranho na parte da tração e de repente a moto desligou e não ligou mais nem no tombo. Troquei relé de partida,troquei o motor de partida que realmente já estava nas túltimas,troquei a vela,dei carga na bateria que estava abaixo de 12v e agora está com 12.7v mas a bicha não pega,aliás pegou sim quando eu estava dando carga na bateria mas desligou e não pega mais.Quem puder me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  17. boa noite minha moto é uma cb 450 dx 1994 venha quando coloco a vela ou simplesmente o dedo para dar compressão no motor ela corta a faísca nunca tinha visto isso na minha vida será que pode me ajudar? já testei tudo cdi bobinas estator contato botão de partida motor de partida relé imãs da volante já está em estou desanimado!

    ResponderExcluir
  18. a detalhe a moto pega no empurrão mas não rompe que preste!

    ResponderExcluir
  19. Esse conselho serve pra shineray xy 50 q?

    ResponderExcluir
  20. Meu problema e com uma fan 150 nao tem faisca ajuda ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bateria minha também tá assim , 05/04 parei no posto com a seta ligada e não quis pegar mais testei isso tudo que eles falaram mais realmente na minha fantasia vou trocar vela e bateria as dicas ajudaram muito

      Excluir
  21. Bom dia família tô com problema na falcon 2008 a faisca tá fraca oq deve ser ?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia família tô com problema na falcon 2008 a faisca tá fraca oq deve ser ?

    ResponderExcluir
  23. Eu comprei uma xb 450 dx 94/94 estava 7 anos parada e também sem embreagem comprei pela Internet tudo que faltava conseguir colocar pra funcionar tudo uma coisa que está me deixando maluco é que o contato só não esta desligando totalmente só desliga o motor todo o restante da elétrica fica ligada eu queria saber se alguém pode me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  24. Eu comprei uma cb 450 dx 94 estava 7 anos veio faltando algumas peças conseguir comprar pela Internet e conseguir colocar pra funcionar graças a Deus funcionou tudo más uma coisa ta me deixando maluco é o contato ele não desliga a elétrica totalmente só a corrente do motor o restante fica tudo,eu estou precisando de uma ajuda sobre o assunto, obrigado gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  25. Eu comprei uma cb 450 dx 94 estava 7 anos veio faltando algumas peças conseguir comprar pela Internet e conseguir colocar pra funcionar graças a Deus funcionou tudo más uma coisa ta me deixando maluco é o contato ele não desliga a elétrica totalmente só a corrente do motor o restante fica tudo,eu estou precisando de uma ajuda sobre o assunto, obrigado gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  26. boa noite, tenho uma falcon 2000, ela estava com problema em carregar a bateria, troquei o retificador, estator, chicote principal e bateria, e logo após a montagem de tudo ela não pegou mais, o motor só gira mais não liga, todos os componentes elétricos ligam só a moto não. será que alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, tenho uma Falcon 2002, peguei essa moto parada troquei biela pistão comando balancim, ela tem faísca mais não pega, troquei a bobina de pulso,o CDI o motor tá no tempo certo,as válvulas estão soltas mas não pega
    Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  28. Ao amigo motociclista da Falcon 2002. Realmente, fazer uma moto que ficou parada muito tempo pegar novamente, em poucas tentativas, é um ato heroico. Moto parada pode ocorrer de tudo, até entupimento do sistema de combustível. Tente fazer uma limpeza geral, com lavagem do tanque e de todo o sistema. Pelo que vc já disse, fez de tudo pra ela funcionar, então, quem sabe. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  29. Galera me ajuda aí,

    Tenho uma cg125 97, troquei a bobina de ignição e troquei a bobina de força, a moto ligou normalmente, porém depois disso a chave no painel não desliga mais a moto, o que pode ser?????????

    ResponderExcluir
  30. "Blogger Anonimous_rp disse...
    Galera me ajuda aí,

    Tenho uma cg125 97, troquei a bobina de ignição e troquei a bobina de força, a moto ligou normalmente, porém depois disso a chave no painel não desliga mais a moto, o que pode ser?????????

    4 de junho de 2018 14:41"

    Amigão, isso só pode ser mal contato ou inversão de fios no tambor da chave. Um especialista em elétrica resolve isso rapidinho.

    ResponderExcluir
  31. tenho uma twister e vi no manual que a bobina de pulso dela e por volta de 243ohs a minha ta com 275 ,comprei uma nova que ja veio com 278ohs,sera que veio estragada?alias,minha moto esta cortando com 7000 75000 rpm ai me disseram para testar o estator e a bubina de pulso,fiz os testes e deu isso ja descrito.vc acha que a nova bobina ta estragada.

    ResponderExcluir
  32. Olá glr.. tenho uma Shineray Phoenix 50cc. Não tem faísca no fio vermelho e preto do estator. Testei com o multímetro não deu resistência nenhuma.. abrir a tampa para olhar o estator ontem..... Estava cheio de água ,porem o estator tem 8 messes de uso. Será que queimou a bobina?

    ResponderExcluir
  33. Lander falha muito na primeiras machas

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma titan 150 2011 ESD, ela nao ta dando centelha.
    Troquei a bobina de ignição e nao resolveu, troquei o bico e nao resolveu.
    Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bico não faz dar centelha amigo, o que faz dar centelha é a bobina, se mesmo assim não funcionar ai testa o CDI

      Excluir
  35. Boa noote. A minha é uma 150 ano 2006 motor novo carburador original novo bobina de ignição nova todo sistema revisado. Porém ela só pega no tranco da partida motor gira beleza mais não pega nem com afogador. Da um tranco ela pega de primeira e mantém a lenta normal está bem regulado Carburador e válvulas. Oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  36. "Boa noote. A minha é uma 150 ano 2006 motor novo carburador original novo bobina de ignição nova todo sistema revisado."

    E aí, amigo? Eu sugiro vc levar sua moto para uma oficina pra darem uma conferida na parte elétrica dela.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia eu possuo uma fan 150 2015 e ela não está gerando faisca e nem gerando energia para o bico injetor

    ResponderExcluir
  38. Minha twister 2007 pega normal e anda.porém após alguns minutos andando ela parece que corta a corrente.
    Começa a dar trancos e se eu apertar a embreagem ela morre.
    Espero 1 minuto e ela pega e vai andando assim.para eu espero e ligo novamente.
    Já troquei bobina,vela e a tampa do tanque(pq vi que se o suspiro entupir a moto fica morrendo)

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, eu tenho uma scooter da miza, ela não pega de jeito nenhum, já troquei vela, cabo de vela, estator, CDI, bobina da ignição e por último o motor de arranque, 3 mecânico mexeu nela e nem um deles consegue achar o problema, gostaria de uma ajuda de vcs. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Op Boa noite pessoa tenho uma 150 2014 não sei o que está acontecendo me ajudempor favor já comprei uns 3 cdi central e toda queima nao sei o que fazer se alguém sabe por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, amigo! Não sei se vc já conseguiu eliminar o defeito, mas sugiro que peça a um eletricista de motos checar todo o chicote, procurar por qualquer fio que esteja descascado, por exemplo, e que esteja encostando em alguma parte do quadro. Outro problema pode estar relacionado com o estator, a bobina, ou outro componente relacionado. Motoabraço e boa sorte!

      Excluir
  41. Boa noite. Já coloquei 3 cdi na traxx da Phoenix + e todos queimaram após andar cerca de 500mts. Onde pode ser o problema???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas