O QUE CAUSA O "COICE" NA PARTIDA?

Bom dia, galera gente boa!

Estou perto de completar mais um ano de vida, portanto, essa semana está sendo especial pra mim. Não sei porque, já que estamos enfrentando uma das maiores crises financeiras que esse país já passou, e não vou poder pegar a estrada. Shit! Mas, tudo bem. C'est la vie.



Bom, o post de agora nada tem a ver com meu aniversário, mas poderá te deixar mais contente, pois o objetivo é tentar ajudá-lo(a) a não receber mais "coices" quando vai dar partida via pedal. Esses coices, ou retrocessos, são causados por problemas na ignição.

A força reversa do pedal de partida, aquela que leva seu joelho diretamente para a ponta do guidão, ocorre quando a energia de mistura do combustível é maior que a força engendrada pelo piloto, o que faz com que o pistão volte na direção contrária e provoque essa força reversa. Uma coisa levando à outra. E, quanto maior o motor, mais forte será a pancada, o que pode levar o piloto a sofrer ferimentos mais sérios.

São dois os principais motivos da reversão: 1. Ignição pode estar mal regulada ou solta; e 2. Chaveta da ignição pode estar deslocada.

Modelo de chaveta de virabrequim da YBR.


Para verificar o ponto de ignição, deve-se remover o rotor. O ponto está ok, se a marca na base da ignição estiver alinhada com a marca no cárter. Por outro lado, se deslocada, a chaveta de ignição pode alterar o momento de ignição, e seus cantos não podem estar desgastados, ou seja, com suas bordas redondas. Esses problemas geralmente originam-se no eixo do virabrequim, ou na cavidade do rotor, impedindo seu perfeito encaixe no primeiro. Com uma boa lixa (200 ou maior), é possível lapidar as válvulas para garantir o encaixe dos componentes e evitar problemas com a chaveta. Contudo, o mais aconselhável é que você procure um bom mecânico pra fazer isso por você.

Motoabraço e boa sorte.

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