BMW S 1000 XR: uma verdadeira motocicleta 3 em 1

A BMW acaba de lançar um modelo “3 em 1” no mercado. Trata-se da BMW S 1000 XR, uma motocicleta com a dinâmica das esportivas, o conforto das tourings e a versatilidade de uma adventure. A S 1000 XR é a primeira motocicleta esportiva de aventura produzida pela BMW, resultado desta combinação de estilos.



Motor

Seu motor de 4 tempos é um convite à estrada: são 999 cilindradas com potência, 4 cilindros em linha, 16 válvulas com duplo comando, 160 hp a 11.000 rpm e torque máximo de 112 Nm (ou 11,42 kgfm) a 9.250 rpm. A refrigeração do motor é mista, ou seja, líquido e óleo.
O tanque tem capacidade para 20 litros e, levando em consideração a autonomia dessas motos crossover, pode rodar cerca de 340 quilômetros sem abastecer.

A BMW trabalhou o motor da S 1000 XR para deixá-lo mais linear e favorecer o torque, o que a diferencia da S 1000 RR, que tem uma proposta mais esportiva (com 199 cv de potência, contra os 160 da XR).

Suspensão eletrônica

Ela conta com mapeamento de potência, em três modos: Rain, Road e Dynamic. Assim, é possível ter respostas da moto em diferentes condições de pilotagem. Ela também vem equipada com o sistema Dynamic ESA, que permite controlar os modos de condução, gerenciando a distribuição de potência do motor com um simples apertar de botão.
É possível, ainda, ao piloto controlar as ações dos freios ABS, deixando-o mais, ou menos, ativo, característica que proporciona à S 1000 XR muito mais segurança, especialmente, nas curvas, quando se tornar necessário frear a moto.


Em resumo, as suspensões da XR oferecem conforto, até mesmo em estradas ruins e cheias de buracos. Oferecem ótima estabilidade em curvas, como se fosse uma esportiva (aliás, não fosse o visual dela, seria fácil pensar que você está pilotando uma esportiva, ao invés de uma crossover).
Facilidades e Tecnologia
A BMW S 1000 XR vem equipada com:
- Piloto Automático e Riding Mode Pro
- Aquecedor de manoplas
- Controle Eletrônico de Suspensão Dinâmico (Dynamic ESA)
- Suporte para GPS

É para a terra?

Não, exatamente. Afinal, meter uma moto de mais de 70 mil reais na terra beira à sacanagem, certo? (rsrsrs) Bom, falando sério, a proposta da BMW não é a de fazer da XR uma aventureira, não mais que seu estilo. De qualquer forma, se precisar rodar em estrada de terra, ela vai bem, também, desde que o piloto tenha bom senso e não exagere.
Suas rodas são de 17 polegadas, o que ajuda um pouco em terrenos de chão. Porém, o aro ideal para isso é de 19 ou 21 polegadas.


Conclusão

Uma das reclamações dos pilotos em relação à S 1000 XR é a vibração sentida nas mãos, especialmente, em altas velocidades. Isso remete um pouco às esportivas, mas não chega a ser incômodo.



Visual impecável, tecnologia de ponta, motorzão que responde com fineza (e esperteza), a BMW S 1000 XR atinge bem seus objetivos, que é ser uma estradeira de respeito com o conforto das aventureiras.
O preço sugerido, por volta de R$ 70 mil, realmente, não é seu chamariz, mas, quem consegue comprá-la, tem nas mãos não só uma motocicleta, mas uma “3 em 1” muito bela, potente e que adora viajar.


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