Minha Moto Não Pega... Principalmente, de Manhã. Que faço? Parte I

Alô, galera de motocicleta, alô galera de vento na cara!!

Esse post é pra tirar algumas dúvidas e trazer algumas dicas pra você, que fica p... da vida quando a motoca não pega pela manhã... E você, quase atrasado para o trabalho!

Caso 1:


- Você tentou, tentou, tentou e a moto não pegou. Isso acontece muito com motores ainda não motor esteja afogado.
amaciados, também, não é só os já bastante rodados (antes que alguém coloque a culpa na idade da moto). Se há combustível suficiente no tanque, pode ser que

O que fazer?


Com o motor desligado, mesmo, primeiro você puxa o acelerador até o fim do cabo e o segura por alguns segundos. Em seguida, solte quase todo o acelerador, mantendo-o só um pouquinho puxado, e tente a partida novamente. Se ela começar a pegar, não puxe o acelerador repentinamente, faça isso aos poucos, até que o combustível tenha seu fluxo normalizado.

Partidas a frio podem trazer certo desconforto, mas há solução.
E o afogador da moto? Serve pra isso também?

Sim, claro. O afogador da moto é usado justamente para ajudar nas partidas a frio do motor. Puxe ou levante o afogador; dê a partida, sem contudo insistir. Se a moto não pegar, desative o afogador, ative-o novamente e dê outra partida. Assim que o motor der sinal de vida, volte o afogador para sua posição "off" e acelere o motor com calma. Mantenha-o por cerca de 1 minuto ligado, até que o óleo possa circular por todos os compartimentos e frestas.

Aliás, com o motor frio, é altamente recomendado que mantenha a moto funcionando um tempinho, antes de sair, ok? Quer diminuir a vida útil do motor, é ligar a moto e já sair feito doido. Isso é válido para carros, ônibus, caminhões, barcos, lanchas, jet skis...

Ah, o afogador pode estar presente em diferentes locais, dependendo da moto e modelo; e pode não estar, como é o caso de motocicletas mais recentes.







O que afoga o motor da moto? Água????


kkkkkkkkkkkk NÃO! Água enferruja várias partes, mas não é o que afoga o motor. O que faz o motor afogar é o excesso de combustível que é jorrado para dentro do carburador (dizem que motores com injeção não afoga, mas isso pode ser um mito, ok?). E isso acontece por vários motivos, e um deles, é você acelerar a motocicleta (ou alguém com aquela mania feia que tem de chegar perto de uma moto e ficar acelerando sem parar e sem qualquer necessidade) com ela parada e desligada.

Caso 2:


- Você tentou dar a partida e, logo na primeira vez, o motor deu sinais de fraqueza, isto é, parece que vai ligar, mas acaba "desistindo". Isso pode ser bateria descarregada ou com carga baixa.

Uma das coisas que você pode fazer, evidentemente, é empurrar a moto e tentar fazê-la funcionar no tranco, isto é, enquanto ela estiver no embalo, você engata a 2ª marcha e solta a embreagem, o que fará o motor "trancar" e, talvez, funcionar. Só que esse procedimento já mostrou que não faz muito bem para o motor, especialmente, os motores mais moderninhos. Uma hora, pode levar consigo alguma peça interna mais sensível.

O correto, mesmo, é você ter um cabo para transmissão de carga, ou o famoso "cabo de chupetinha", e fazer a conexão de sua bateria com outra carregada. Ah, e falar nisso, apesar de muita gente fazê-lo, não é aconselhável carregar a bateria de uma moto "chupando" a carga da bateria de um carro, ok? Isso, devido a alta amperagem da bateria de automóveis (cerca de 400 amperes). Pode não queimar a sua bateria de cara, mas por ser uma carga muito rápida, poderá
Fazer a moto pegar no tranco, só neste caso...
danificá-la com o uso.

Então,  que devo fazer, realmente? 


Ter um carregador específico em casa, sem dúvida, é a melhor saída. É barato e você garante a vida útil da bateria de sua moto. Sem falar que, nas horas mais inesperadas, é que as coisas acontecem. E um "velho deitado" diz que "1 homem prevenido vale por 10", o que é verdade.

Depois, posto mais! Valeu e motoabraço!



Comentários

  1. Boa tarde!!!!
    Sou de SP capital e temos um grupo de passeios de motos.
    Estamos a 2 anos e pouco na ativa,todo mês proporcionando um passeio para os motociclistas de SP.
    Nossos roteiros são curtos,máximo 200 km da capital. Nesse domingo(18/03) iremos fazer a rota do vinho em São Roque. Já estamos com 50 motos.Não quer ir com a gente e fazer uma matéria??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas