História dos Triciclos - Última Parte

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Triciclos brasileiros

O triciclo Renha

Em 1978 era comum ver figuras famosas em triciclos. Pessoas como Roberto Carlos e outras figuras populares eram vistas frequentemente empinando um certo triciclo chamado “Renha”.



O Renha era fabricado pelo engenheiro Paulo Sérgio Renha, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro triciclo brasileiro a ser produzido em escala industrial. Eram equipados com o motor Wolksvagen 1.600 refrigerado à ar e pesavam cerca de 400 kg. O Renha chegava a impressionantes 150 km/h, velocidade na qual seus freios à tambor sofriam para funcionar. Era minimalista, possuía apenas o velocímetro e um marcador de combustível para seu tanque de 24 litros.

Anos depois, também no Rio de Janeiro, era desenvolvido um outro triciclo, chamado de “Vasco”. Muito semelhante ao Renha, porém com alguns diferencias: freios à disco, inclusive na roda dianteira, suspensão diferenciada e uma revisão da distribuição de peso – o Vasco não empinava tão fácil como o Renha.

Era comum ver nesses triciclos uma ou duas “rodinhas” adaptadas no pára-choque traseiro, para evitar o impacto quando eram empinados.
Devido à um acidente com o apresentador Wagner Montes, bastante explorado pela imprensa e lembrado por muitos até os dias de hoje, o triciclo ganhou uma fama de inseguro e perigoso. As circunstâncias do acidente são desconhecidas e os triciclos acabaram saindo da mídia, levando os fabricantes a interromper sua produção.

Os triciclos modernos




Anos depois da extinção do Renha, alguns fabricantes de triciclos retomaram o desenvolvimento do veículo. Com tecnologia moderna e passando por rigorosos testes de qualidade, a by-Cristo, a Triway e a triciclos Riguete foram os primeiros fabricantes a vender seus triciclos com o selo de aprovação do In-metro. Estes triciclos atendem a normas de qualidade diferentes das presentes nos dias do Renha, um triciclo moderno não empina a não ser que seja alterado pelo seu proprietário para que o faça.

Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas (principal característica de qualquer triciclo), pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente ou de girino, com duas rodas à frente e uma trazeira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas trazeiras, o que ocasiona no aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade.

Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas. O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem especifica que triciclos em delta esterçam melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis.


Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos wolksvagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo trazeiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Alguns exemplos desses triciclos podem ser encontrados visitando o site http://www.lehmantrikes.com entre outros. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha.



Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. (nota: a palavra design se refere ao desenho de um produto desenvolvido para a produção em massa. De maneira nenhuma estamos dizendo que os triciclos caseiros não possuam um desenho belo e atrativo, esta é apenas uma diferença da parte técnica do processo.)

É muito comum no Brasil, encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-BIKE” que tem seguidores no mundo todo. Para mais informações, visite o site http://www.ratbike.org/



Os Triciclos motorizados modernos também são um grande atrativo para pessoas com deficiência física. Essas máquinas são feitas sob medida e oferecem uma confiável opção para quem é adepto do estilo de vida estradeiro. No site do TRIKERS em http://www.trikers.com.br há uma seção dedicada aos fabricantes de triciclos brasileiros, onde é possível conhecer o estilo típico do triciclo tupiniquim - entre eles há o “triciclos Pirata” onde o próprio fabricante tem experiência em limitações físicas.

Os triciclos de agora em diante

Os triciclos vêm ganhando destaque na mídia, e empresas estão começando a apostar novamente no veículo. No salão das duas rodas de 2007 encontrava-se o “Spyder” da BRP – Can AM, uma empresa norte-americana. O spyder é um triciclo com linhas futuristas, em formato de girino, diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Mais informações sobre o spyder em seu site oficial: http://spyder.brp.com/

O Spyder está entre os modelos de triciclos de um futuro próximo. Há protótipos para triciclos mais ousados, com hélices para voar nos céus da cidade (http://www.pal-v.com/) O que haverá de fato não se pode afirmar, mas esperamos que os triciclos caiam no gosto popular mais uma vez e todos possam apreciar deste incrível e único veículo.



Texto: (c) Toni Caputo, para o site Trikers - www.trikers.com.br

Comentários

  1. OLA . GOSTEI DAS MATERIAS SOBRE TRICICLOS. SOU MOTOCICLISTA A 20 ANOS, PARTICIPO DE ENCONTROS E SEMPRE VEJO ELES, ESTOU QUERENDO RODAR EM UM,SÃO BEM VALORIZADOS(caros), MAS SÃO SHOW, TEREI UM.FOI BOM VER ESTAS MATERIAS, TIVE UMA NOÇÃO A RESPEITO DOS TRICKs. CAXIAS do SUL-RS UM ABRAÇO Renato

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  2. MUITO SHOW O SEU ARTIGO . SOU APAIXONADO POR TRICICLOS , EM ESPECIAL PELO TRADICIONALISSIMO RENHA.
    VOU ACOMPANHAR SEMPRE AS MATÉRIAS QUE VOCE POSTAR.
    GOSTARIA SABER MIAS DETALHES SOBRE O RENHA , TIPO QUANTOS FORAM FABRICADOS , QUEM PODERIA VENDER , ETC...
    MUITO SHOW
    CARPE DIEM PRA VOCE TAMBEM!!!

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  3. sou maluco pelo triciclo renhe , adorei a materia , shiow.
    gostaria de mais detalhes tipo quantos foram fabricados , quem pode vender , etc,,,

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  4. Pessoal, encontrei 2 modelos à venda no M.L. O link é:

    http://lista.mercadolivre.com.br/Triciclo-Renha

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  5. cara vejo essas fotos e fico babando sou doido por uma dessas mas ainda nao tenho grana para isso mas um dia...

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  6. sou mecánico de automoveis, sou apaixonado por triciclos ja construi um,vou começar a construção de outro, gostei muito desta matéria, ajuda abrir a mente, com novas ideias.

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