terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Curiosa História da B.S.A. – Parte I


 

Ela foi uma das mais famosas marcas de motocicletas entre os anos de 1913 e 1972. Mas, você sabe como é que a B.S.A. começou seus negócios? Uma história contada a balas.

The Birmingham Small Arms Company, ou simplesmente, B.S.A., como é mais conhecida, começou suas atividades ainda no século 19, por volta de 1854, quando dava-se início à Guerra da Criméia (1854-56). A empresa, então fabricante de pequenas armas e munições, foi contratada pelo governo britânico para fornecer os suprimentos necessários para a guerra. Naquela época, fabricavam rifles do tipo "muzzle-loading", daqueles onde a pólvora é carregada pelo cano da própria arma, feitos à mão, que logo foram substituídos pelos rifles feitos industrialmente pela empresa concorrente, Enfield Works. A B.S.A., não querendo ficar atrás, em 1862 ergueu também sua fábrica, para produzir as armas e as munições usando maquinário especializado e de forma industrial. A construção era considerada imponente, naquela época.

Daí em diante, a empresa cresceu, adquirindo uma metalúrgica em Adderley Park e passando a ser conhecida como The Birmingham Small Arms and Metal Company.
-------------------------------------------------

Instalações da B.S.A. Metal Company, em 1862. Foto: Divulgação/B.S.A.






 

Até 1880, os pedidos de armas e munições garantia lucros satisfatórios à empresa, que sentiu o baque quando governos, não só do Reino Unido, como também russo, turco, alemão e português, deixaram de comprar como antes. Aproveitando a esfera de produtos que podia explorar, a B.S.A. voltou sua atenção ao mercado de ciclo-veículos, produtos estes que ela se viu perfeitamente alinhada.

Ainda naquele ano fatídico, foi fabricada a "Otto", a primeira (e estranha, para nós, hoje) bicicleta da marca. A "Otto" possuía duas grandes rodas nas laterais e, entre elas, sobre o eixo que as prendia, o banco para acomodar o ciclista. Os pedais ficavam ligeiramente à frente do "piloto" e abaixo do banco. Tinham um mecanismo que permitia regular a altura, para que se adequasse conforme a altura da pessoa. Ainda sobre o eixo, em cada lado do banco e próximo às rodas, os suportes para o ciclista se segurar sobre a engenhoca. É até interessante imaginar os primeiros "cobaias" andando sobre o ciclo...
-----------------------------------------------

A Otto, a primeira bicicleta da B.S.A., fabricada em 1880.





Em 1884, depois de uma brilhante idéia de um dos construtores, lançaram uma bicicleta convencional e dois modelos de seus primeiros triciclos não-motorizados. À bike, deram o nome de Alpha Ordinary Bycicle; aos trikes, "Beta" e "Delta". Antes deles, porém, haviam retirado da linha de produção um triciclo que não parecia ter bom comércio, o "Omnicycle", isso em idos de 1881.

Porém, em 1887, já com um bom mercado de ciclos tomado, a B.S.A. viu-se obrigada a retomar sua produção de armas e munições, já que o governo, mais uma vez, criou demanda dos artefatos. Pelos longos seis anos seguintes, a única produção ciclística da B.S.A. era o modelo Kelsey's Duplex, um modelo um pouco mais parecido com o que conhecemos de bikes convencionais.


 

Continuará na segunda parte deste artigo.


 

----------------------------

Nenhum comentário: