Nova Suzuki Burgman i 2012: descolada e espertinha

--------------------------------------------------------------
A nova scooter da Suzuki, a Burgman i 2012, é esperta, tem estilo descolado e design tentador, projetado com um despojado visual e um enorme compartimento sobre o assento, onde pode ser guardado um capacete grande. 
Desenhada para oferecer conforto com um novo e amplo assento, a nova Burgman possui aceleração suave e sua transmissão, agora, é 3,8% mais curta, o que lhe garante mais força nas arrancadas e ao mesmo tempo, foi trabalhada para utilizar menor rotação em altas velocidades. Aliados ao novo motor com injeção eletrônica, isso lhe traz menor consumo de combustível e melhor velocidade final, devido à progressiva entrega de potência.
Completa de fábrica, com partida elétrica, freio a disco, rodas de liga leve, novo painel eficiente e de fácil leitura, novo chassi, nova pedaleira retrátil do passageiro, partida elétrica e a pedal, amplo farol com lâmpada alógena com ajuste de foco no porta luvas, porta luvas, chave de segurança com código magnético (shutter key), retrovisor com ajuste interno, pesos de guidão com balanceador de guidão interno, além de novo sistema de controle de marcha lenta (ISC). Ufa! Quanta mudança! A nova Burgman i vem nas seguintes cores: amarelo, branco, vinho, cinza e preto




Performance
O projeto do motor da Burgman é inovador: quatro tempos, 125 cm³, 2 válvulas, OHC, monocilindro refrigerado a ar forçado.
Em comparação com o modelo anterior, o pistão sofreu um aumento de 1,3 mm em seu diâmetro e houve uma diminuição de 3,4 mm no curso, o que garante uma resposta melhor e mais rápida durante a pilotagem. 


Outra boa mudança na estrutura da scooter foi o bocal de abastecimento do óleo do motor que, nas versões anteriores, era preciso abrir a tampa do chassi para fazer a troca. Agora, o bocal fica localizado na lateral do motor, o que agiliza a troca.
Destaque para o Sistema DCP (Discharge Controlled Pump - Bomba de Descarga Controlada), onde a bomba de combustível e o bico injetor fazem parte de um mesmo conjunto, deixando-o mais compacto e eficiente, além de facilitar e diminuir sua manutenção. E também para o Sistema ISC (Idle Speed Control ? Controle de Marcha Lenta), que ajusta a mistura (ar + combustível) de acordo com a temperatura do motor, facilitando a partida a frio e propiciando uma marcha lenta mais estável e progressiva, além de diminuir as emissões de gases poluentes. A captação de ar possui também um novo esquema, que fica localizado sob o assento, longe a aspiração de água e poeira geradas pelo pneu.



Transmissão totalmente automática tipo CVT (Continuously Variable Transmission - Transmissão Variável Contínua) via correia em "V" e polias de diâmetro de contato variável, que proporciona a comodidade de não precisar trocar marchas e/ou usar a embreagem. A relação de transmissão do foi revisada estando agora 3,8% mais curta, para garantir maior força nas arrancadas, e ao mesmo tempo esta também 9,85% mais longa, para utilizar menor RPM em altas velocidades, e assim garantir menor consumo de combustível e melhor velocidade final, ou seja a variação do CVT agora é muito mais ampla, melhorando o desempenho em velocidades iniciais e finais.
Relação variável do CVT (comparativo): AN125 Burgman: 2,433 ~ 0,813
Burgman i: 2,672 ~ 0,782

Design
1. Novas rodas de liga leve.
2. O painel de instrumentos remodelado muito eficiente e de fácil leitura.  Agora com indicador de falha e diagnose do sistema de injeção de combustível, indicador do nível de combustível, luzes de farol alto e indicadores de direção e velocímetro.
3. Posição de pilotagem desenhada para máximo de conforto, além da proteção da carenagem para as pernas.
4. Nova pedaleira do passageiro, agora retrátil em alumínio, muito mais prática e confortável.
5. Porta-luvas no painel frontal e amplo porta objetos sob o assento para praticidade no transporte de pequenos objetos.
6. Suporte (gancho) para pendurar sacolas ou bolsas, localizado na parte interna da carenagem frontal.
7. Retrovisor na cor do modelo com ajuste interno.
8. Prático compartimento sob o assento agora com maior capacidade, cabendo até alguns modelos de capacete fechado.

Tecnologia

1. Freio dianteiro a disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão, simples garantindo uma frenagem progressiva e segura.
2. Freio traseiro de tambor com sapatas expansoras.
3. Novo chassi, nova ciclística, propiciando uma dirigibilidade estável e maior agilidade nas manobras.
4. Suspensão dianteira telescópica de amortecimento hidráulico, e traseira por conjunto de amortecimento hidráulico com pré-carga da mola regulável.
5. Partida elétrica e a pedal para propiciar a partida do motor mesmo com carga baixa na bateria.
6. Amplo farol de lente plana com lâmpada alógena, dotado de prático ajustador do foco através de uma abertura acessível  do porta luvas.
7. Pesos do guidão embutidos , diminuindo a largura total do guidão para maior facilidade de manobras além de menor vibração.




Ficha técnica 
Motor 4 tempos, monocilintrico, 2 válvula, OHC, refrigerado a ar forçado
Cilindrada 124 cm³
Diâmetro x Curso 53,5 x 55,2 mm
Taxa de Compressão 9,6:1
Transmissão Variável Automática - CVT
Sistema de Transmissão Correia em "V"
Sistema de Lubrificação Cárter Úmido
Alimentação Injeção eletrônica
Tipo de Ignição Eletrônica
Sistema de Partida Elétrica e Pedal
Comprimento Total 1.840 mm
Largura Total 650 mm
Altura Total 1.100mm
Dist. Mínima entre Eixos 1.230mm
Distância do Solo 125mm
Altura do Assento 730mm
*MVOM 111 Kg
Suspensão Dianteira Telescópica de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Suspensão Traseira Balança articulada, de monoamertecimento hidráulico, mola helicoidal
Freio Dianteiro Disco
Freio Traseiro Tambor
Pneu Dianteiro 90/90-10 50J, sem camara
Pneu Traseiro 100/90-10 56J, sem camara
Tanque de Combustível 6,0 litros
Óleo do Motor 1 litros (com troca de filtros)
Marcha Lenta 1.600 +/- 100 rpm
Potência Máxima 9 hp (métrico) a 7.500 rpm
Torque Máximo 0,95 kgf.m a 6.000 rpm
Cores Preta - Prata - Vermelha - Amarela - Branca


 

Comentários

  1. Para quem tiver enteresse em comprar uma iqual a essa zero km ligue 7288-4110 ou acesse
    http://moto.mercadolivre.com.br/MLB-215882838-moto-suzuki-burgman-125cc-2012-zero-km-_JM

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de compra uma moto bugma bem barato voceis tem alguma

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas