YAMAHA LANDER ABS: UMA NOVA GERAÇÃO QUE CHEGA COM TUDO
E aí, motors? Tudo bom demais??
O artigo a seguir foi retirado do próprio site da Yamaha, só que um pouco mais resumido para este blog. Se desejar ver a matéria completa, o link está no final, ok?
A
nova geração da Lander ABS chega com tudo: novo design, mais segurança e mais
conforto. E sem abrir mão de seu DNA, que é a agilidade, economia e
durabilidade. A maior prova disso, é que sua garantia passa a ser de 4 anos!
O
conceito desta nova geração surgiu do resultado de pesquisas com potenciais
clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. Questionamentos
como “ter o visual robusto da XT660”, “manter a agilidade e DNA off road”, “ter
o conforto da Ténéré 250”, entre outros, foram cruciais para a remodelagem da
Lander.
Para
quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit Touring para nova
Lander ABS. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como
bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda
protetor lateral do motor e para-brisa.
A
Yamaha Lander ABS terá três opções de cores. Azul (Competition Blue), Branco
(Sports White) e Preto (Black Eclipse), e estará disponível nos Concessionários
Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019. Seu preço competitivo só será
divulgado neste período.
NOVA
LANDER ABS: A
TRAIL PARA O “OFF-ROAD” DO DIA A DIA
As
novidades vão além do visual na nova
Lander ABS. Graças a sua agilidade e versatilidade, ela é perfeita para o dia a dia:
locomoção até o trabalho, lazer e pequenas viagens por estradas ou
por caminhos de terra.
Chassis
Parte do mérito do ótimo comportamento dinâmico da Lander se deve ao seu
chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de
combustível e o assento em dois níveis. Fabricado em aço, seu chassi combina a dupla
trave superior com o berço semi-duplo, por isso é resistente e capaz de
resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta. Na
prática, agilidade e
facilidade de condução, firmeza e estabilidade.
Suspensões
Na
dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já
na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável
na compressão da mola, tem curso de 204 mm.
Rodas e pneus
As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e
18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas
80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um
surpreendente desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra.
Freios
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Nesse
quesito, a grande novidade é a adoção do sistema ABS – Anti-lock Bracking
System – como item de série. Presente na roda dianteira, ele impede o seu
travamento em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou
mesmo frente a frenagens bruscas de emergência, garantindo, portanto, ainda
mais segurança na condução.
Farol e lanterna
A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão e
lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da segurança.
Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à nova Lander
ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.
Painel
Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel da nova Lander oferece boa
leitura em qualquer situação. Destacam-se os novos
indicadores de consumo instantâneo e média de consumo, velocímetro, hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” - que indica a
quilometragem rodada na reserva - relógio, tacômetro de fácil leitura e também
as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do
sistema Blueflex.
Motor
O
principal responsável por dar a Lander ABS – e também na Fazer 250 – a sua fama
de resistente e econômica é inegavelmente o seu motor. O monocilíndrico, de
arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a
capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft),
utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.
O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua
transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 13 e 40 dentes
respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima
pela maciez no funcionamento.
A
Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina
ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7
cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a
8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol
quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.
Na prática: respostas contundentes, tanto em baixos
giros, como nas faixas mais amplas de rotação.
Nas acelerações e retomadas, a
Lander ABS impressiona. Seu fôlego pode ser notado sobretudo em subidas e
também quando se trafega acompanhado de um garupa.
O sistema de
alimentação da Lander está mais eficiente. A nova injeção eletrônica de
combustível agora segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de
10 furos. Isso permite que a atomização da mistura ar e
combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente,
gerando não só uma queima mais completa – resultando em melhores respostas –
mas também em um funcionamento menos poluente e com maior economia de
combustível.
No
que se refere a estética, as tampas laterais do motor são na cor preto,
conferindo sofisticação à nova trail.
Custo benefício
Além de uma motocicleta incrivelmente ágil, econômica e
reconhecidamente resistente, a nova Lander também é um bom negócio. Ela contará
com nova garantia de 4 anos - a maior do mercado de motocicletas no Brasil. Com
ela, o consumidor que já conhece e admira a durabilidade da Lander, passa
confiar ainda mais no modelo e na qualidade das motocicletas Yamaha, a primeira
fabricante a produzir motos no Brasil.
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