COMPETITIVA, PODERÁ DESBANCAR ALGUMAS MARCAS
Salve,
Motors!
Fig. 1. Prepare-se para sua nova aventura com a CF 450. Foto: divulgação.
Preparem os
capacetes e ajustem as manoplas, porque o mercado brasileiro de trail/adventure
está prestes a presenciar um verdadeiro divisor de águas! A CFMOTO acaba
de confirmar um novo capítulo no país, e o grande destaque dessa
ofensiva é a moto que promete revolucionar o segmento de média cilindrada: a CFMOTO IBEX 450.
O Coração Bicilíndrico: Potência e Suavidade
O motor da Ibex 450 é uma obra de engenharia focada no equilíbrio. Estamos falando de um bicilíndrico paralelo de 449 cm³, DOHC, que entrega 44 cv (ou 31 kW) de potência a 8.500 rpm. O segredo do seu desempenho reside no virabrequim a 270º, uma configuração que proporciona um torque em baixa rotação e resposta rápida, resultando em um ronco encorpado e desempenho que se assemelha a um V-Twin. Além disso, os balanceiros duplos foram projetados para garantir uma aceleração suave e menos vibração, elevando o conforto em todos os terrenos, inclusive em velocidades de cruzeiro.
![]() |
| Fig. 2. Motor bicilíndrico de 449 cm3 com 44cv de potência. Foto: Divulgação |
Com um
tanque generoso de 17,5 L, e relatórios de testes
internacionais sugerindo médias de 20–23 km/L, a autonomia projetada da Ibex
450 fica na casa dos 300 a 350 km sem sufoco.
![]() |
| Fig. 3. Tanque de 17,5L e consumo na faixa dos 20 a 23 km/l podem gerar boa autonomia, de até 350 km. Foto: Divulgação |
Pronta Para o Rally, de Fábrica
A CFMOTO não
economizou nos itens pensados especificamente para o off-road. A
Ibex 450 já vem equipada de fábrica para ir onde outras não chegam, trazendo itens cruciais:
- Rodas Raiadas 21”/18”: A combinação de 21 polegadas na dianteira
e 18 na traseira (ambas tubeless) é fundamental para quem leva
o off-road a sério, mantendo a roda dianteira mais "plantada" e
progressiva no cascalho.
- Suspensão Premium: O conjunto é composto pela suspensão KYB
com 200 mm de curso em ambas as rodas. Esse curso extenso garante
absorção eficiente de impactos em estradas de terra.
- Equipamentos de Aventura: A moto conta com 220 mm de altura do solo, radiadores maiores, retrovisores dobráveis, bolha
ajustável estilo rally, protetores de mão e pedaleiras com
insertos removíveis.
Tudo isso,
combinado a um chassi que oferece uma dinâmica de direção responsiva e
um peso a seco competitivo de cerca de 175 kg, faz dela uma opção
extremamente competente.
![]() |
| Fig. 4. Rodas raiadas e suspensão Premium: pronta para a aventura. Foto: Divulgação |
A Eletrônica Que Encurta Distâncias
O verdadeiro
diferencial da Ibex 450, que a coloca em um patamar superior frente a rivais
diretas, é o seu pacote eletrônico avançado e acessível. Enquanto muitos
recursos são restritos às versões premium na concorrência, a 450 MT
entrega tudo isso já de fábrica:
- ABS Comutável na Traseira: O sistema ABS de dois canais permite que você
desative o ABS da roda traseira através de um botão no guidão. Esse detalhe é crucial para o controle total em
descidas íngremes ou para travar a roda traseira em curvas no off-road,
tornando a pilotagem mais divertida e segura em pisos soltos.
- Controle de Tração (TC)
Desligável: Para
máxima liberdade na areia ou lama, o piloto pode desligar totalmente o
controle de tração, uma flexibilidade que aumenta a versatilidade do
modelo.
- Conectividade Total: A moto vem equipada com um painel TFT de 5
polegadas em cores com excelente visibilidade. Há conectividade via
Bluetooth para sincronizar o smartphone, permitindo acesso a
notificações e gerenciamento de música.
Este
conjunto eletrônico traduz-se em segurança, conforto e praticidade,
encorajando o aventureiro iniciante e dando maior controle ao piloto
experiente.
Onde a Ibex 450 se Posiciona no Mercado
A CFMOTO
Ibex 450 chega para ser a opção intermediária ideal. Ela oferece
recursos (bicilíndrico, rodas 21/18, ABS comutável) que não são facilmente
encontrados juntos em motos de preço similar:
- Contra as monocilíndricas
(Ex: Himalayan 450 / KTM 390 Adventure): Embora a Himalayan seja mais acessível e simples, a Ibex 450
entrega um motor mais cheio, bicilíndrico mais suave e um pacote
eletrônico moderno (ABS/TC). Já frente à KTM 390 Adventure, que é leve e
refinada, a Ibex se destaca pelo motor mais confortável em viagens
longas e a combinação de rodas 21/18.
- Contra as médias-grandes
(Ex: Honda NX 500): A
Honda NX 500 tem reputação consolidada e motor mais potente, mas possui um
preço significativamente mais elevado (acima de R$ 45.000) e geralmente
usa roda 19" dianteira. A Ibex 450 se destaca ao oferecer roda
21" dianteira, eletrônica avançada e um valor potencial mais baixo.
![]() |
| Fig. 6. Você consegue imaginar uma dessas em sua garagem, só te esperando pra dar um rolê? Foto: Divulgação |
A grande
aposta é o preço: a faixa potencial sinalizada para a Ibex 450 no Brasil é de abaixo
de R$ 40 mil. Se esse preço se concretizar, ela pressionará a
concorrência, entregando sofisticação eletrônica que encurta a distância
para as big trails premium.
Aguarde o
primeiro semestre de 2026 e as cores que a acompanharão — Tundra Gray e
Zephyr Blue — para ver de perto essa máquina que promete redefinir
a aventura de média cilindrada! Se você valoriza o conforto do bicilíndrico
e a segurança da eletrônica comutável, sem ter que fazer um investimento
de categoria superior, a Ibex 450 faz muito sentido.
Ficha Técnica
Fique ligado
no "Louco por Motos" para mais detalhes sobre a chegada da CFMOTO e a
consolidação da rede de concessionárias, um ponto importante a ser acompanhado!
Motoabraço!








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)