terça-feira, 28 de outubro de 2025

CFMOTO IBEX 450 PROMETE REVOLUCIONAR O MERCADO BRASILEIRO

 COMPETITIVA, PODERÁ DESBANCAR ALGUMAS MARCAS

Fig. 1. Prepare-se para sua nova aventura com a CF 450. Foto: divulgação.
Salve, Motors!

Preparem os capacetes e ajustem as manoplas, porque o mercado brasileiro de trail/adventure está prestes a presenciar um verdadeiro divisor de águas! A CFMOTO acaba de confirmar um novo capítulo no país, e o grande destaque dessa ofensiva é a moto que promete revolucionar o segmento de média cilindrada: a CFMOTO IBEX 450.

Com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2026, a Ibex 450 (conhecida globalmente como 450 MT) não chega apenas para disputar preço, mas sim para reposicionar a régua do segmento médio. Ela foi concebida para preencher aquela lacuna entre as aventureiras leves e as grandes de ticket elevado, combinando facilidade de uso no dia a dia, robustez para enfrentar estradas de terra e um pacote eletrônico que inspira confiança.

O Coração Bicilíndrico: Potência e Suavidade

O motor da Ibex 450 é uma obra de engenharia focada no equilíbrio. Estamos falando de um bicilíndrico paralelo de 449 cm³, DOHC, que entrega 44 cv (ou 31 kW) de potência a 8.500 rpm. O segredo do seu desempenho reside no virabrequim a 270º, uma configuração que proporciona um torque em baixa rotação e resposta rápida, resultando em um ronco encorpado e desempenho que se assemelha a um V-Twin. Além disso, os balanceiros duplos foram projetados para garantir uma aceleração suave e menos vibração, elevando o conforto em todos os terrenos, inclusive em velocidades de cruzeiro.

Fig. 2. Motor bicilíndrico de 449 cm3 com 44cv de potência. Foto: Divulgação


Com um tanque generoso de 17,5 L, e relatórios de testes internacionais sugerindo médias de 20–23 km/L, a autonomia projetada da Ibex 450 fica na casa dos 300 a 350 km sem sufoco.

Fig. 3. Tanque de 17,5L e consumo na faixa dos 20 a 23 km/l podem gerar boa autonomia, de até 350 km. Foto: Divulgação


Pronta Para o Rally, de Fábrica

A CFMOTO não economizou nos itens pensados especificamente para o off-road. A Ibex 450 já vem equipada de fábrica para ir onde outras não chegam, trazendo itens cruciais:

  1. Rodas Raiadas 21”/18”: A combinação de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira (ambas tubeless) é fundamental para quem leva o off-road a sério, mantendo a roda dianteira mais "plantada" e progressiva no cascalho.
  2. Suspensão Premium: O conjunto é composto pela suspensão KYB com 200 mm de curso em ambas as rodas. Esse curso extenso garante absorção eficiente de impactos em estradas de terra.
  3. Equipamentos de Aventura: A moto conta com 220 mm de altura do solo, radiadores maiores, retrovisores dobráveis, bolha ajustável estilo rally, protetores de mão e pedaleiras com insertos removíveis.

Tudo isso, combinado a um chassi que oferece uma dinâmica de direção responsiva e um peso a seco competitivo de cerca de 175 kg, faz dela uma opção extremamente competente.

Fig. 4. Rodas raiadas e suspensão Premium: pronta para a aventura. Foto: Divulgação


A Eletrônica Que Encurta Distâncias

O verdadeiro diferencial da Ibex 450, que a coloca em um patamar superior frente a rivais diretas, é o seu pacote eletrônico avançado e acessível. Enquanto muitos recursos são restritos às versões premium na concorrência, a 450 MT entrega tudo isso já de fábrica:

  • ABS Comutável na Traseira: O sistema ABS de dois canais permite que você desative o ABS da roda traseira através de um botão no guidão. Esse detalhe é crucial para o controle total em descidas íngremes ou para travar a roda traseira em curvas no off-road, tornando a pilotagem mais divertida e segura em pisos soltos.
  • Controle de Tração (TC) Desligável: Para máxima liberdade na areia ou lama, o piloto pode desligar totalmente o controle de tração, uma flexibilidade que aumenta a versatilidade do modelo.
  • Conectividade Total: A moto vem equipada com um painel TFT de 5 polegadas em cores com excelente visibilidade. Há conectividade via Bluetooth para sincronizar o smartphone, permitindo acesso a notificações e gerenciamento de música.
Fig. 5. Ela não é só uma moto bonita. É forte, segura e prática. Foto: Divulgação


Este conjunto eletrônico traduz-se em segurança, conforto e praticidade, encorajando o aventureiro iniciante e dando maior controle ao piloto experiente.

Onde a Ibex 450 se Posiciona no Mercado

A CFMOTO Ibex 450 chega para ser a opção intermediária ideal. Ela oferece recursos (bicilíndrico, rodas 21/18, ABS comutável) que não são facilmente encontrados juntos em motos de preço similar:

  • Contra as monocilíndricas (Ex: Himalayan 450 / KTM 390 Adventure): Embora a Himalayan seja mais acessível e simples, a Ibex 450 entrega um motor mais cheio, bicilíndrico mais suave e um pacote eletrônico moderno (ABS/TC). Já frente à KTM 390 Adventure, que é leve e refinada, a Ibex se destaca pelo motor mais confortável em viagens longas e a combinação de rodas 21/18.
  • Contra as médias-grandes (Ex: Honda NX 500): A Honda NX 500 tem reputação consolidada e motor mais potente, mas possui um preço significativamente mais elevado (acima de R$ 45.000) e geralmente usa roda 19" dianteira. A Ibex 450 se destaca ao oferecer roda 21" dianteira, eletrônica avançada e um valor potencial mais baixo.
Fig. 6. Você consegue imaginar uma dessas em sua garagem, só te esperando pra dar um rolê? Foto: Divulgação


A grande aposta é o preço: a faixa potencial sinalizada para a Ibex 450 no Brasil é de abaixo de R$ 40 mil. Se esse preço se concretizar, ela pressionará a concorrência, entregando sofisticação eletrônica que encurta a distância para as big trails premium.

Aguarde o primeiro semestre de 2026 e as cores que a acompanharão — Tundra Gray e Zephyr Blue — para ver de perto essa máquina que promete redefinir a aventura de média cilindrada! Se você valoriza o conforto do bicilíndrico e a segurança da eletrônica comutável, sem ter que fazer um investimento de categoria superior, a Ibex 450 faz muito sentido.



Ficha Técnica



Fique ligado no "Louco por Motos" para mais detalhes sobre a chegada da CFMOTO e a consolidação da rede de concessionárias, um ponto importante a ser acompanhado! Motoabraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

CFMOTO IBEX 450 PROMETE REVOLUCIONAR O MERCADO BRASILEIRO

  COMPETITIVA, PODERÁ DESBANCAR ALGUMAS MARCAS Fig. 1. Prepare-se para sua nova aventura com a CF 450. Foto: divulgação. Salve, Motors! Pr...