Cotton Motorcycles
A Cotton Motorcycles foi fundada na Inglaterra em 1918 por Frank Willoughby Cotton, passando a ser reconhecida após Stanley Woods pilotá-la em corridas. Mr. Cotton, ou F.W. como era chamado, teve a idéia de montar uma estrutura triangular para motocicletas, quando participava de um passeio off-road com outros motociclistas. Ele sentiu as dificuldades trazidas pelos quadros do tipo "diamante", que era o que existia em idos de 1918/19.
Alguns modelos eram desenhados por ele mesmo e os demais por outro fabricante de motocicletas da época, Levis, que produzia motos custom. Os motores usados dependiam do modelo da motocicleta: os Villiers, de duas marchas, eram usados nas motos de 247 cc; os Blackburne, de "válvulas laterais", eram aplicados em motos de 295, 348 e 495 cc e os motores Blackburne OHV, apenas nas de 348 e 495 cc; por fim, os motores JAP OHV, de 292, 348 e 495 cc. Mas, o motor que tornou a Cotton reconhecida foi um Blackburne de 348/350 cc, em 1922, chegando em quinto lugar na categoria Junior TT e pilotada por Stanley Woods. No ano seguinte, ele conseguiu bater a média de velocidade de outros pilotos da categoria Senior, de 500 cc, em cerca de 2 milhas a mais, por hora. A média obtida foi de 55,73 mph.
------------------------------------------------
Motores de válvulas laterais, também chamados de "flatheads", eram comuns nas primeiras motos acima de 200 cc

----------------------------------------------
Uma Cotton modelo Cobra 250: raridade

Em 1955, foi lançada a Cotton Cotanza, de 250 cc. Usava um motor Anzini e um novo quadro com suspensão traseira e "garfo-pivô". No ano seguinte, a Anzini lança o motor "twin" de 322 cv para ser usado no novo modelo da Cotanza.
Depois de alguns sucessos obtidos sucessivamente em corridas, até mesmo corridas em descidas e subidas íngremes, chegaram a fabricar um modelo com motor Rotax de 250 cc. Mas, a fábrica fechou em 1980, tornando-se objeto de várias exposições nos anos 90 e a criação da Cotton Owners Club, na Inglaterra, onde seu legado permanece vivo.
---------------------------------------------
Modelo Cougar 250, sucesso nas corridas "de ladeiras" nos anos 60

A Telstar 250 cc foi uma réplica da Cotton, produzida pela AJS Motorcycles e feita para competição

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)