Adaptação do filtro de ar da Honda Twister na Honda Shadow 600
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Este artigo foi extraído do site Moto Aventura, do amigo Luiz Fernando C Jardim. Grato pela permissão.
Depois de ver o preço que as concessionárias pedem por um filtro novo, por volta dos R$ 180,00, saí em busca de uma alternativa mais econômica, que não prejudicasse a eficiência da filtragem, nem a vazão de ar.
Vejam o que consegui. Com o auxílio da loja Paulinho Motos, aqui de Sto. André, consegui um filtro com o elemento de tamanho muito próximo ao da Shadow e chegamos ao filtro de ar da Honda Twister. Este é o filtro.
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Este artigo foi extraído do site Moto Aventura, do amigo Luiz Fernando C Jardim. Grato pela permissão.
Depois de ver o preço que as concessionárias pedem por um filtro novo, por volta dos R$ 180,00, saí em busca de uma alternativa mais econômica, que não prejudicasse a eficiência da filtragem, nem a vazão de ar.
Vejam o que consegui. Com o auxílio da loja Paulinho Motos, aqui de Sto. André, consegui um filtro com o elemento de tamanho muito próximo ao da Shadow e chegamos ao filtro de ar da Honda Twister. Este é o filtro.
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Imagem 2. Parte traseira do filtro da Twister.
Imagem 3. Filtro da Twister visto lateralmente.
Imagem 4. Observe que as abas laterais foram cortadas.
Imagem 4. Observe que as abas laterais foram cortadas.
Pegue o filtro da Shadow e remova a tela e o elemento filtrante. No meu caso, o filtro estava embebido em oleo, pratica que apurei ser desnecessária.
Imagem 5. Grade do filtro da Shadow 600
Com uma lima tipo grosa (para madeira), adapte o filtro novo no suporte do antigo, ele entra bastante apertado, mas vá ajeitando com a lima. O lado com a tela metalica fica para dentro.
Imagem 6. Elemento filtrante da Twister, com a
grade do filtro da Shadow e a lima grosa.
Imagem 7. Elemento filtrante da Twister
inserido na grade da Shadow.
Imagem 8. Veja como fica a parte traseira da grade da
Shadow, após a inserção do elemento filtrante da Twister.
Imagem 6. Elemento filtrante da Twister, com a
grade do filtro da Shadow e a lima grosa.
Imagem 7. Elemento filtrante da Twister
inserido na grade da Shadow.
Imagem 8. Veja como fica a parte traseira da grade da
Shadow, após a inserção do elemento filtrante da Twister.
Com um tubo de cola silicone, vede toda a lateral do filtro para evitar a passagem de ar. Voce pode vedar somente o lado interno para que fique com uma aparencia melhor do que o que eu fiz...
Imagem 9. Vedação nas beiradas do elemento filtrante,
para não entrar ar e sujeira indesejáveis.
Imagem 10. A vedação deve ser feita em ambos os lados.
para não entrar ar e sujeira indesejáveis.
Imagem 10. A vedação deve ser feita em ambos os lados.
Limpe o suporte da moto, como disse, a minha esta toda melada de oleo.
Imagem 10. Limpe bem o compartimento do filtro,
antes de colocá-lo de volta.
Imagem 11. Novo filtro inserido no compartimento.
Imagem 12. Por fim, prenda o filtro e feche o compartimento.
antes de colocá-lo de volta.
Imagem 11. Novo filtro inserido no compartimento.
Imagem 12. Por fim, prenda o filtro e feche o compartimento.
Enquanto as concessionárias abusam no preço, se esquecem do famoso "jeitinho brasileiro".
Aguarde outras dicas interessantes para você economizar dinheiro, sem perder na funcionalidade.
Aguarde outras dicas interessantes para você economizar dinheiro, sem perder na funcionalidade.
É a melhor matéria explicativa e demonstrativa que já vi sobre Filtros Alternativos para Shadow 600. Parabéns!
ResponderExcluirKadu - ECMM DF ( Esquadrão de Cristo )
qual o ano que se deve pedir o filtro da twister???
ResponderExcluirmuito boa a matéria
Fui comprar o filtro e os caras dizem que o Filtro da Twister é diferente deste mostrado. O vendedor me apresentou um filtro muito parecido com o refil.....o da Tornado ( mas não medi ainda o tamanho ). Onde encontramos este filtro aí?
ResponderExcluirCARAS.... VCS SAO MALUCOS....
ResponderExcluirse um pedacinho de silicone escapa e entra no motor.....AIAIAI......
num vale a economia.....
e vc disse q constatou q o oleo q tinha no filtro original num servia pra nada????
JA VI Q VC NUM ENTENDE NADA DE FILTRO DE OLEO AMIGAO....
Aquele oleo serve pra segurar a sujeira... exencial para um filtro de ar....
Procure pelos filtro de ar K&N... sao lavaveis... reutilizaveis.... depois vc compra um refil do TAL oleo e passa no filtro lavado... FICA ZERO...... e eh muito melhor q esse ai.....
Por essas e por outras q existem TANTAS motos USADAS ruins a venda no nosso pais..... DONOS irresponsaveis....
eu q so compro moto usado, tenho q sempre tomar cuidado.....
Ao "ANÔNIMO", sobre o filtro: como você deve ter percebido, logo no início do artigo, foi uma colaboração de um usuário, assim como você e eu. A postagem dele vem de uma experiência que ele mesmo passou e não teve, até o momento, nenhum problema. Depende do mecânico ou da habilidade de quem vai fazer o serviço.
ResponderExcluirAo mesmo tempo, agradeço muito pela sua dica sobre os filtros K&N. Vou procurar saber mais a respeito do dito óleo e posto um artigo aqui.
Obrigado.
Mozart.
Meu amigo,vc nao sabe como me ajudou nesses tempos de CRISE rsrsrsrsr tb tenho uma SHADOW 600 e vou trocar o filtro dela agora,entao fui pesquisar os preços e vi sua astucia rsrsrs estou ADERINDO ela !!! vlw abraçoss do amigo NELSINHO do TAMOIO SEPETIBA M.C RJ
ResponderExcluirE aí rapaziada!Li a pendenga do filtro da shadow e senti uma certa rusga,ou disputa sobre quem sabe mais sobre isso ou aquilo.Também tenho uma shadow e já estou usando o elemento filtrante de espuma (titan) há muito tempo.É só cortar o elemento de papel original e adaptar a espuma. Sobre a irresponsabilidade que o amigo citou,acho radical a opnião.Não podemos confundir responsabilidade com honestidade.Eu mostrarei a um possível comprador de minha moto como estou lidando com o filtro de ar e tudo mais nela. Se ele quiser comprar, ótimo, senão compre uma zero! E eu quando compro moto usada, verifico e aceito certas condições e faço as modificações que achar necessário. Agora desonestidade é realmente coisa séria.
ResponderExcluirAbraço a todos.
Tive dando uma olhada, no que o amigo fez a adaptação do filtro, acho uma boa sai desde que a cola fique bem colocada sem o risco de ir parar dentro do moto, fiz uma adaptação com o filtro da FAN, peguei o original e cortei as laterais do filtro novo, do antigo tirei a parte de papel com um estilete, dei uma boa limpada, mantive a tela existente, hoje já foram rodados uns 5.000, e tudo esta bem inclusive verifico se por um acaso não esta passando poeira e vejo que esta filtrando e vedado, não houve alteração no rendimento e nem no consumo, porem na epoca paguei mais ou menos uns R$l5,00 do filtro, mas tambem acho o filtro de espuma da (titam) uma boa saida desde que bem adaptada.
ResponderExcluirNão funciona, a moto não anda e fica brocha.
ResponderExcluirFiz na minha e não passa de 120km e ela com o filtro original (que na teoria é o mesmo) a moto não da final.
Mas vale tentar é uma economia até ajuntar dinheiro pro original que custa 190 pila.
Abraço
bhillcv@gmail.com
Primeiro: Quem tem uma Shadow e gosta dela, gasta para comprar um filtro novo que dura pra caramba!
ResponderExcluirSegundo: O engenheiro que projetou o filtro sabe a quantidade de papel e consequentemente a quantidade de ar que tem que entrar...adaptações são sempre perigosas, mesmo que seja a longo prazo.
Procurar alternativas tudo bem mas gambiarra, não!
Após algumas comparações, com relação ao filtro da Shadow, cheguei ao filtro da Honda Biz 125, na qual tambem tenho uma, do filtro original tirei a parte de papel dei uma boa limpada, mantive a tela existente, do filtro da Biz 125, com estilete cortei parte das bordas até adequar no lugar do antigo vedando as latereais do novo filtro com cilicone, ou pode se colar com cola de junta, após secar, residuos não passará pela tela que mantive. Obs. a moto esta funcionando normalmente e já rodou por volta de uns 8.000 km, sem problema, o consumo creio que não foi alterado, na cidade faz media de 18 km/l e na estrada por volta de 20 km/l andando numa media de 110 km conforme o local, é caro que acima disto ela bebe um pouco a mais, minha Shadow é 99, creio que nas acima 2003 que tem carbuaração simples podem tornar-se mais economicas e menos potente, na epoca paguei pelo filtro R$ 17,00, é um teste que esta dando certo.
ResponderExcluirCaramba,ter dinheiro para comprar a moto e não ter para comprar o filtro ? Não faz sentido.
ExcluirAcho interessante o ser humano, existem aqueles que querem o original, outros ficam indignados em pagar o que não vale, outros são criativos e buscam alternativas para o problema dele e repassa para os outros. Que bom seria se cada um cuidasse da própria situação, se preocupasse com os outros e agisse com caridade para com o próximo. Se vc acha que engenheiro faz o melhor, deveria estudar mais os processos produtivos e ver que a ganância impera em todos os setores industriais. Viva as gambiarras. Esse é meu direito de me expressar, desculpem os afeados.
ResponderExcluirUm grande abraço e obrigado pela dica, parabéns.
Marcelo Edu
tem meu total apoio,original é uma coisa crida para fins lucrativos,..e não para quem tem criatividade como nós.
Excluircara , adaptação é algo bem complicado. prefiro juntar a $ e colocar o original! BAKINHO- CAVEIRAS M.C. - DOIS CORREGOS/SP.
ResponderExcluirHoje o filtro da Shadow custa R 210,00.
ResponderExcluirFiz a adaptação acima com algumas alterações. Mantive a grade de ferro que proteje o filtro da Shadow, impedindo assim que qualquer partícula que saia do filtro adaptado entre no motor. Ficou simplesmente 10. Tá funcionando e só gastei R$ 15,00.
Maravilhoso!!!
Boa Noite, eu adaptei o filtro da biz na minha shadow 600, achei que ficou melhor uma vez que não há necessidade de recortar o papel do filtro, apenas reitar uma pequena tira das laterais do fitro e colar com a silicone automotivo. Valeu até a próxima.
ResponderExcluirparabéns a todos que estão postando....
ResponderExcluircom as idéias pude ter uma noção de que fazer pra não gastar 200,00 num filtro que na verdade não vale tudo isso.
Comprei uma Shadow 600 ano : 2001, e hoje abri o compartimento do filtro de ar. Assustei com as condições do filtro de ar. Vou ter que trocar, e o preço me assutou mais ainda R$ 230,00 original Honda.
ResponderExcluirPergunto: As adaptações aqui mecionadas, deram certo, foi consultado mecanicos deste tipo de moto??
E se deu certo qual será a melhor opção ??
Agradeço, se puderem me ajudar, meu email : edsonadao_ribeiro@yahoo.com.br
Moto Grupo Black Shadow - Sem Destino - Salto - SP
caros amigos adaptei pela segunda vez já o da biz,muito mais simples de fazer,e fica show de bola,minha moto rodava 160 km e batia reserva,filtro sujo depois q troquei esta batendo reserva com 182 km não tem segredo,recorta a espuma aos poucos em torno do filtro e encaixa,já é,sem complicações, meu email vendas3@dpegdistribuidora.com.br
ResponderExcluirACREDITO QUE ESTE ELEMENTO FILTRANTE SEJA DA CG-125 2000/2008 E NÃO DA TWISTER
ResponderExcluirAmigos. Gostei da iniciativa. Tenho uma Burgman 400 que comprei zero. O filtro custa 250,00 reais.Tenho uma pick up s10 diesel 2.8 turbo. O filtro custa 38,00. Tenho que trocar o filto da moto a cada 3000km. O da pick up levo muito mais tempo. Entendo que os preços são abusivos. Temos de louvar essas iniciativas. Em outros tempos adaptei filtro para a xt 600 e deu certo. rodei anos sem problema. Estou em processo de adaptar para a burgman. Já fiz o teste dos 1000 km e está tudo dando certo. Comprei um novo original e coloquei uma espuma fina po cima. Não tirei a originalidade e pretendo prolongar a vida do original. Esperimentem.
Excluirminha Shadow tem mais de 100 mil km rodados, nunca deu problema no motor e eu ando com um filtro de ar da biz....vou continuar andando pois nunca deu problema...
ResponderExcluirUma boa opção sem necessidade de adaptações.
ResponderExcluirhttp://www.rcamoto.com.br/produto/Filtro%20de%20Ar%20Moldspuma%20%20%28Refil%29%20-%20VT600C%20%282003%20em%20diante%29
e
http://www.rcamoto.com.br/produto/Filtro%20de%20Ar%20Moldspuma%20%20%28Refil%29%20-%20VT600C%20%28ate%202002%29
uso na minha shadow 1999 o filtro de ar do corsa, devidamente adaptado.
ResponderExcluirCAROS MOTOCICLISTAS, O PREÇO PRATICADO NO MERCADO E ABUSIVO, SÓ QUEM TEM UMA SHADOW 600 SABE. AS OPINIÕES SÃO VÁLIDAS E SERVEM DE ORIENTAÇÕES PARA AQUELES QUE BUSCAM UMA ALTERNATIVA. GOSTEI DAS INFORMAÇÕES E VOU APELAR PARA O FILTRO DA BIZ OU NX MAN FILTER C1425. NÃO SE ESQUEÇAM DO SILICONE DE ALTA TEMPERATURA PARA VEDAR BEM O ELEMENTO FILTRANTE DA PASSAGEM DE AR E ATÉ MESMO DE POEIRA,OK. UM ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS MOTOCICLISTAS E MUITO VENTO NO ROSTO.
ResponderExcluirEstou usando o da 150 devidamente adaptado, mas percebo que o mais recepcionado e o da biz. Alguem poderia ensinar a adaptar o filtro da biz no da shadow???
ResponderExcluirPois é, @Daniel Portilho, nem sempre é por causa do dinheiro, mas sim por causa do tempo de espera, quando não se acha esse filtro especificamente para a Shadow, por exemplo. Aqui em Goiânia, mesmo sendo uma capital, é muito difícil você encontrá-lo novo, mesmo na concessionária. Pedindo, demora um mês pra chegar. Até chegar, é bom que usemos uma alternativa para garantir a filtragem da sujeira. :) Desde que escrevi esse post pra cá, claro, muita coisa mudou, mas não esqueçamos que algumas motos - como a própria Shadow - saíram de linha, portanto, dificultando ainda mais encontrar peças originais. Valeu e motoabraço!
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