A moto afogou. E agora?
Olá, galera do bem, motociclistas de todo o brasil!
Quem aí, que possui moto carburada, nunca enfrentou problema de "afogamento de motor" e a moto não quis pegar nem às custas de reza brava? Acho que poucos, não é?
Geralmente, isso acontece porque a vela - uma ou mais - recebe mais quantidade de combustível do que o normal, para que haja a ignição. A vela de ignição é um dispositivo elétrico que fornece as faíscas necessárias para haver combustão e queima de combustível, fazendo o motor funcionar. Apesar das velas ficarem em um ambiente propício e protegido, pode haver um excesso de envio de combustível à câmara e a vela receber gasolina em excesso, o que causará seu encharque. Sendo assim, a faísca não é provocada.
Mas, como, ou por que, o afogamento acontece?
O afogamento do motor se dá, principalmente, pelo excessivo acionamento do acelerador antes de dar a partida na moto, especialmente, em lugares mais frios, onde algumas pessoas, não sei porquê, têm esse hábito. Essa aceleração desnecessária tem como objetivo abrir o diafragma do carburador e injetar gasolina para haver uma melhor ignição. O que deveria funcionar, na verdade, acaba atrapalhando, já que acaba passando mais combustível do que o necessário.
Além disso, é comum também vermos que, quando a moto pega, algumas pessoas têm o hábito de acelerar "com raiva", como se a moto tivesse culpa da mazela do motoqueiro. Essa aceleração raivosa, além de não ser necessária, pelo contrário, acaba danificando mais peças do motor, principalmente, se ele estiver frio.
Solução imediata, mas não a definitiva
O que fazer, quando esse afogamento ocorrer? Bom, a primeira coisa é não entrar em pânico, certo? Portanto, largue o acelerador da moto, coloque-a no descanso, pegue a chave de vela e retire-a. Se houver mais velas, retire-as todas.
Caso você perceba que, sim, há traços de gasolina na(s) vela(s), mas pouca coisa, pegue um pano ou estopa e limpe bem a vela. Deixar um pouco ao sol também pode ser bom, já que acelera o processo de evaporização da gasolina. Em casos mais sérios, se for preciso "descarbonizá-la", ou seja, remover aquele carvão que fica entre os pontos de eletrodo central e lateral (v. na figura), utilize uma lixa de unha e passe-a levemente entre os pontos. Retire o pozinho soprando no local, ou com um cotonete seco.
Se, no final, nada disso der certo, e se a vela já for de longo uso, é aconselhável substituí-la, ok?
Motoabraço!
Quem aí, que possui moto carburada, nunca enfrentou problema de "afogamento de motor" e a moto não quis pegar nem às custas de reza brava? Acho que poucos, não é?
Velas novas. |
Geralmente, isso acontece porque a vela - uma ou mais - recebe mais quantidade de combustível do que o normal, para que haja a ignição. A vela de ignição é um dispositivo elétrico que fornece as faíscas necessárias para haver combustão e queima de combustível, fazendo o motor funcionar. Apesar das velas ficarem em um ambiente propício e protegido, pode haver um excesso de envio de combustível à câmara e a vela receber gasolina em excesso, o que causará seu encharque. Sendo assim, a faísca não é provocada.
Mas, como, ou por que, o afogamento acontece?
Velas sujas, mas que podem ser limpas e usadas por mais alguns km. |
Além disso, é comum também vermos que, quando a moto pega, algumas pessoas têm o hábito de acelerar "com raiva", como se a moto tivesse culpa da mazela do motoqueiro. Essa aceleração raivosa, além de não ser necessária, pelo contrário, acaba danificando mais peças do motor, principalmente, se ele estiver frio.
Velas carbonizadas. Melhor a fazer é substituí-las, mas, se estiver na urgência, limpe-as bem, usando uma lixa de unha. |
O que fazer, quando esse afogamento ocorrer? Bom, a primeira coisa é não entrar em pânico, certo? Portanto, largue o acelerador da moto, coloque-a no descanso, pegue a chave de vela e retire-a. Se houver mais velas, retire-as todas.
Caso você perceba que, sim, há traços de gasolina na(s) vela(s), mas pouca coisa, pegue um pano ou estopa e limpe bem a vela. Deixar um pouco ao sol também pode ser bom, já que acelera o processo de evaporização da gasolina. Em casos mais sérios, se for preciso "descarbonizá-la", ou seja, remover aquele carvão que fica entre os pontos de eletrodo central e lateral (v. na figura), utilize uma lixa de unha e passe-a levemente entre os pontos. Retire o pozinho soprando no local, ou com um cotonete seco.
Se, no final, nada disso der certo, e se a vela já for de longo uso, é aconselhável substituí-la, ok?
Motoabraço!
Tenho uma moto fan 2014 ja fiz revisão, regulei as válvulas. Mas nada adinantou .
ResponderExcluirQuando seguro a embreagem e solto o acelerador pra reduzir a moto se desliga .o painel fica ligado mas o motor não funciona tenho de dar partida novamente pra voltar a andar
Primeira partida nem acelerei ela já fede gasolina e faz barulho já engasuada e afoga?
ResponderExcluirObrigado pela dicas ,so dei uma limpeza na vela com lixa e um pano e a moto voltou a funcionar .
ResponderExcluirComprei uma moto Honda Bros 125 c partida elétrica. A mesma para pegar pela manha e u custo, ta sempre afogada, e quando forco muito a bateria descarrega ai so pega no tranco. Alguem ja teve essa mesma esperiencia com a bros ou com outra carburada?
ResponderExcluirEu ja. tenho uma Kansas, So por Deus pegar pela manha em dias frios. Nem no pedal. Acelerar muito, bter5ia á era.
ResponderExcluirFoi muinto util
ResponderExcluirGalera nao sei mais o que fazer tenho uma fan2011 carburada ja fiz revisao geral so falta fazer o motor ela nao pega fria nem a pau ja levei na honda eles fizeram oega e disseram que nao tem nada mas chego em casa vo sai ela nao pega monha vontade é de mete fogo nela
ResponderExcluirA minha é uma FAN2011, se eu passar 1 dia sem usar, quando vou liga-la ela não pega nem a pau, só no tranco!
ResponderExcluir"Unknown" da FAN 2011 - brother, isso tá mais com cara de bateria arriando. Tenta fazer uma carga decente nela ou, se possível, troque.
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