COMPARATIVO: CB 300R x CBX TWISTER 250 x CB TWISTER 250
E aí, galera motociclista? Tudo nos conformes?
Eu sempre me perguntei por que o brasileiro não curtia muito a CB 300, da Honda. Aliás, os respectivos donos não falavam - e não falam - mal dela, lógico, mas também não dá pra negar que ela não fez tanto sucesso, assim. Tanto que a Honda abriu os olhos para um dos seus maiores mercados, que é o Brasil, e tratou logo de substituí-la. Mas, e essa substituição? Será que valerá a pena?
Em outra postagem (http://goo.gl/ZKtxQC) deste blog, citei dois motivos que podem ter sido a causa da saída da CB 300R, e um deles, foi devido à não adaptação do motor à segunda fase do PROMOT/2016. O Promot é um programa mundial de redução de emissões de poluentes aplicado sobre motocicletas e motores semelhantes. Mas, isso, sabemos que pode ser pura balela. Sim, porque, na verdade, a aceitação da moto foi pequena, em comparação com suas concorrentes, que continuaram a ser vendidas normalmente - até ganhando mais espaço, como foi o caso da Fazer 250, da Yamaha. O fato é que, conforme os proprietários, é uma moto que dá problema facilmente, como rachaduras no cabeçote, trincados no chassi ou pane elétrica, além de ser "gastadeira", o que faz da marca - ainda muito querida no Brasil - ser avaliada com mais cuidado em seus próximos lançamentos.
Bom, para que a moral da Honda não caísse no desgosto brasuka, os japas enviaram-nos, novamente, uma velha conhecida, agora, de cara nova, com 50 cc a menos, mas com a promessa de trazer o velho gosto de pilotar uma moto de baixa cilindrada, sem medo de dar problemas: a CB Twister 250.
Se bem que, desta vez, uma das poucas coincidências com a velha Twister está no nome. De resto, quase tudo foi modificado e adaptado para os padrões atuais.
Não querendo desanimar, mas quase fazendo isso, o motor da nova Twister é um pouco menos potente do que a de 2008. Esta produz 24 cv @8000 RPM, enquanto que a atual gera algo com 22,6 CV @7500 RPM, na versão a álcool. Vale lembrar que essa potência desce 0,2 cv quanto o combustível é gasolina. O torque da nova versão também é um pouco menor, sendo de 2,24 e 2,28 kgf.m @6000 RPM para gasolina e álcool, respectivamente; a anterior 2,48 kgf.m @6000 RPM.
Para baratear custos, a Honda ainda fez mais (por menos): na nova Twister, a refrigeração é somente a ar, enquanto que na anterior era "a ar com radiador de óleo".
A CB 300R produz 26,5 cv @7500 RPM, com torque máximo de 2,8 kgf.m @6000 RPM. Claro, um pouco mais forte, mas seu câmbio de 5 marchas acaba por limitar essa potência - e, talvez, seja um fator predominante na "rachadura" que ocorre no cabeçote, já que, em alta, o motor trabalha levando uma surra, sem folga. O sistema de resfriamento da CB 300 é também é a ar, com radiador de óleo, o mesmo usado nas versões anteriores da Twister.
No peso seco, a nova CB Twister é a mais "manequim" das três: apenas 135 kg (ou 137 kg, na versão com ABS). A Twister anterior pesa em torno de 139,7 kg e, a CB 300R, 147 kg. Esses números trazem alguma vantagem à nova Twister, já que ela compensa no consumo e na velocidade.
A taxa de compressão da nova Twister é de 9,6:1 - isso quer dizer que o volume interno do cilindro é 9,6 vezes maior que o volume da câmara de combustão. Na CB 300, a razão é de 9:1 e, na CBX 250 Twister, 9,3:1. Quanto maior essa razão, mais rapidamente a energia gerada é eliminada, gerando, assim, maior potência.
A tabela a seguir mostra os comparativos das dimensões destas três motos:
O preço de venda sugerido para a nova Twister 2016 é de R$ 13.050,00 (s/ ABS) e R$ R$ 14.550,00 (c/ ABS), mas sem contar frete e seguro. Tais valores comparam-se aos da CB 300, em sua época, mas é devido, vocês sabem, né: Brasil, taxas de juros altíssimos, real desvalorizado e o cidadão também... é uma lástima, tudo isso. O de cima sobe e o de baixo desce... Aliás, foi devido a (ter que praticar) esses valores por aqui, é que a Honda desistiu, por enquanto, de trazer a versão "F" da nova Twister - aqui, ficaria por volta dos 15 mil, tranquilamente. E não estão falando nessa possibilidade.
Enfim, não é difícil entender porque a 300 saiu de linha, já que o motociclista brasileiro, depois de tanto aprender na mão, é um dos mais exigentes do planeta. Somos chatos, mesmo, e dai? Queremos coisas boas, não é mesmo? Por outro lado, o que é difícil de aceitar é um fabricante de papel higiênico diminuir o tamanho do rolo e fazer você pagar
quase o mesmo preço do rolo maior... Trocando isso, não seria melhor a Honda ter trabalhado o motor e o visual da CB 300R, tornando-a mais adequada para nossos padrões, do que simplesmente ressuscitar uma moto fora-de-linha faltando-lhe alguns pedaços? Pessoalmente, acho que isso não passa de jogada de marketing, de mercado, mesmo, a fim de angariar dinheiro com mais rapidez. Não pense que é para agradar você, motociclista, porque não é. Nessa, digo com veemência que a Honda deu outro passo... para trás. Daqui a pouco, a Yamaha vai abraçar o mercado das 300 e 400, matando de vez o mercado da sua prima nipônica. Vamos ver o que o tempo ainda nos dirá a respeito dessa substituição.
Eu sempre me perguntei por que o brasileiro não curtia muito a CB 300, da Honda. Aliás, os respectivos donos não falavam - e não falam - mal dela, lógico, mas também não dá pra negar que ela não fez tanto sucesso, assim. Tanto que a Honda abriu os olhos para um dos seus maiores mercados, que é o Brasil, e tratou logo de substituí-la. Mas, e essa substituição? Será que valerá a pena?
Honda CB 300R: emplacou muitas, mas não agradou a muitos. |
CB 300R: a não aceitação
Em outra postagem (http://goo.gl/ZKtxQC) deste blog, citei dois motivos que podem ter sido a causa da saída da CB 300R, e um deles, foi devido à não adaptação do motor à segunda fase do PROMOT/2016. O Promot é um programa mundial de redução de emissões de poluentes aplicado sobre motocicletas e motores semelhantes. Mas, isso, sabemos que pode ser pura balela. Sim, porque, na verdade, a aceitação da moto foi pequena, em comparação com suas concorrentes, que continuaram a ser vendidas normalmente - até ganhando mais espaço, como foi o caso da Fazer 250, da Yamaha. O fato é que, conforme os proprietários, é uma moto que dá problema facilmente, como rachaduras no cabeçote, trincados no chassi ou pane elétrica, além de ser "gastadeira", o que faz da marca - ainda muito querida no Brasil - ser avaliada com mais cuidado em seus próximos lançamentos.
A Velha Nova Substituta
Bom, para que a moral da Honda não caísse no desgosto brasuka, os japas enviaram-nos, novamente, uma velha conhecida, agora, de cara nova, com 50 cc a menos, mas com a promessa de trazer o velho gosto de pilotar uma moto de baixa cilindrada, sem medo de dar problemas: a CB Twister 250.
A nova CB Twister 250 quer ganhar o mercado que havia conquistado, antes. |
Motores
Não querendo desanimar, mas quase fazendo isso, o motor da nova Twister é um pouco menos potente do que a de 2008. Esta produz 24 cv @8000 RPM, enquanto que a atual gera algo com 22,6 CV @7500 RPM, na versão a álcool. Vale lembrar que essa potência desce 0,2 cv quanto o combustível é gasolina. O torque da nova versão também é um pouco menor, sendo de 2,24 e 2,28 kgf.m @6000 RPM para gasolina e álcool, respectivamente; a anterior 2,48 kgf.m @6000 RPM.
A velha Twister: algumas readaptações para conquistar o mercado das médias. |
A CB 300R produz 26,5 cv @7500 RPM, com torque máximo de 2,8 kgf.m @6000 RPM. Claro, um pouco mais forte, mas seu câmbio de 5 marchas acaba por limitar essa potência - e, talvez, seja um fator predominante na "rachadura" que ocorre no cabeçote, já que, em alta, o motor trabalha levando uma surra, sem folga. O sistema de resfriamento da CB 300 é também é a ar, com radiador de óleo, o mesmo usado nas versões anteriores da Twister.
No peso seco, a nova CB Twister é a mais "manequim" das três: apenas 135 kg (ou 137 kg, na versão com ABS). A Twister anterior pesa em torno de 139,7 kg e, a CB 300R, 147 kg. Esses números trazem alguma vantagem à nova Twister, já que ela compensa no consumo e na velocidade.
Nova CB Twister tem mercado acirrado a conquistar. |
A taxa de compressão da nova Twister é de 9,6:1 - isso quer dizer que o volume interno do cilindro é 9,6 vezes maior que o volume da câmara de combustão. Na CB 300, a razão é de 9:1 e, na CBX 250 Twister, 9,3:1. Quanto maior essa razão, mais rapidamente a energia gerada é eliminada, gerando, assim, maior potência.
Dimensões
A tabela a seguir mostra os comparativos das dimensões destas três motos:
Preço
O preço de venda sugerido para a nova Twister 2016 é de R$ 13.050,00 (s/ ABS) e R$ R$ 14.550,00 (c/ ABS), mas sem contar frete e seguro. Tais valores comparam-se aos da CB 300, em sua época, mas é devido, vocês sabem, né: Brasil, taxas de juros altíssimos, real desvalorizado e o cidadão também... é uma lástima, tudo isso. O de cima sobe e o de baixo desce... Aliás, foi devido a (ter que praticar) esses valores por aqui, é que a Honda desistiu, por enquanto, de trazer a versão "F" da nova Twister - aqui, ficaria por volta dos 15 mil, tranquilamente. E não estão falando nessa possibilidade.
Até que o painel ficou showzinho, não? |
Conclusão
Enfim, não é difícil entender porque a 300 saiu de linha, já que o motociclista brasileiro, depois de tanto aprender na mão, é um dos mais exigentes do planeta. Somos chatos, mesmo, e dai? Queremos coisas boas, não é mesmo? Por outro lado, o que é difícil de aceitar é um fabricante de papel higiênico diminuir o tamanho do rolo e fazer você pagar
quase o mesmo preço do rolo maior... Trocando isso, não seria melhor a Honda ter trabalhado o motor e o visual da CB 300R, tornando-a mais adequada para nossos padrões, do que simplesmente ressuscitar uma moto fora-de-linha faltando-lhe alguns pedaços? Pessoalmente, acho que isso não passa de jogada de marketing, de mercado, mesmo, a fim de angariar dinheiro com mais rapidez. Não pense que é para agradar você, motociclista, porque não é. Nessa, digo com veemência que a Honda deu outro passo... para trás. Daqui a pouco, a Yamaha vai abraçar o mercado das 300 e 400, matando de vez o mercado da sua prima nipônica. Vamos ver o que o tempo ainda nos dirá a respeito dessa substituição.
Motoabraço!!!
Ótimo raciocínio. Só descordo com algumas coisas citadas na sua formulação. Como por exemplo sua citação de potência , cb 300 tem uma potência bem acima da nova cb twister ..claro que vc avaliou de uma forma teórica ,mas na lógica cb trezentos e uma máquina que impressiona. Concordo com vc só no quesito de que , a honda deu um passo para trás pois se eles investissem em apetrechos mais modernos e resolvido aguns problemas na mesma,chamaria mais atenção dos pilotos apaixonados .No mais vc tem excelentes opiniões.
ResponderExcluirCB 300 É UMA BOMBA ..UMA MERDA . UMA BOSTA
Excluirvocê já teve uma, cuidava dela?
ExcluirEu tenho uma 2013, toda original, baixa quilometragem, e é uma excelente moto.
Então mude sua frase, e diga: na minha opinião...
Já que encontrei alguém que não gosta da CB, eu sou outro. Aliás na minha opinião a Yamaha fazer 250 supera a cb 300, a Twister em tudo, em economia, durabilidade, confiança, rendimentos em baixa e alta, não faz barulho na corrente, não trinca cabeçote, não dá pane elétrica.abracos!
ExcluirSó não supera em ter ABS abaixo de 10mil reais...
ExcluirObrigado pelo comentário, Luiz Rafael. Devo concordar contigo, sem dúvida, há uma discrepância no quesito potência, mas a informação foi obtida no dpto de comunicação de uma concessionária Honda. Afinal, eles querem vender, certo? :) E obrigado, também, por visitar o blog. Em breve, novidades. Valeu!!
ResponderExcluirSó me expliquem uma coisa, no modo pauleira, vi no YouTube, twister 2016 vs cb 300 2016, a nova twister com 50 cc a menos e acompanha a cb 300 com 50 cc a mais como isso e pq, na velocidades elas ficam lado a lado...
ResponderExcluirsou propietario de uma twister ano 2008 a unica coisa que da trabalho e o painel, no mais nunca na vida trocaria por um cb 300, twister e uma moto simples e de facil pilotagem a 300 e DURISSIMA curvas jogam voce e tem o fator do peso do fundo por ser fino o tanque acaba lhe guiando nas curvas ai ja sabe e capote na certa
ResponderExcluirParei de ler onde você falou uma besteira horrível, q a nova CB Twister não tinha radiador de óleo!
ResponderExcluirSe informe melhor antes de escrever um blog!
A cb Twister tem sim radiador de óleo... Favor corrigir a matéria.
ResponderExcluirComprei essa semana a twister 2017. Não comparem com a 300 se nunca andaram nela. Ela é melhor que a 300 em tudo. Esses números ai de comparação não dizem nada, tem que anda na moto.
ResponderExcluirOlá eu estou na dúvida entre a cb300r e a Twister 250, eu pesquisei em vários sites mais sempre vejo opiniões divergentes, eu procuro na motocicleta um bom desempenho tanto na cidade quando nas estradas, poderiam vocês me dar umas opiniões?
ResponderExcluirCara não sei se ja comprou sua moto
ExcluirEu tenho uma 300 a 4 anos e amo a minha moto
Fiz o motor e troquei o cabeçote dela agora com 76 mil
É relativamente pouco eu sei mas a moto é ótima.
De arrancada não tem igual e de economia é excelente. Claro se vc mantiver regulada.
Mas de tudo nao te recomendo comprar uma moto acima de 200 cc de segunda mão pois a manutenção é cara e vc não tem como saber se o dono anterior realmente cuidava da moto.
E ja que a nova hoje é a cb twister te recomendo comprar uma 0km
Cara não sei se ja comprou sua moto
ExcluirEu tenho uma 300 a 4 anos e amo a minha moto
Fiz o motor e troquei o cabeçote dela agora com 76 mil
É relativamente pouco eu sei mas a moto é ótima.
De arrancada não tem igual e de economia é excelente. Claro se vc mantiver regulada.
Mas de tudo nao te recomendo comprar uma moto acima de 200 cc de segunda mão pois a manutenção é cara e vc não tem como saber se o dono anterior realmente cuidava da moto.
E ja que a nova hoje é a cb twister te recomendo comprar uma 0km
Ai galera tenho tbm a nova cb twister 2016, cara a moto é fantastica,só que assim eu senti que priorizaram muito a questao de torque em baixa rotaçao, na ficha tecnica fala q a nova cb twister tem 2,24 kgfm de torque a 6000 rpm enquanto a 300 tem 2,81 bem a mais, só que eles não falam da curva de relação toque rpm. Que se formos analisar a nova cb tem + torque a menos de 6000 tbm lá pelos 4000 vc sente a bixa qerendo levantar voo na 300 n é bem assim isso por que eles aumentaram o curso do pistao além da tx de compressão da moto e além tbm de dimunir o comando de válvulas mesmo usando 4v isso pode fazer a moto depois dos 100 por hora n andar igual uma 300 ou outra 250, cara só que o que a bixa tem de força de arrastro (arrancada), na cidade ninguem pega ela n a minha arrancando da medo as vezs, top d+ e na cidade n ando a 130km/h entao na media ai de 80km/h a 100 kmh nenhuma 250 fica comigo!já perdi p uma 300 mas n foi feio e pq sou medroso tbm mas na hora da arrancada, n teve 300 pra mim n e,qual a verdadeira emoção, velocidade? Na qual vc está sujeito a uma grande chance de acidente, ou arrancada que a menos de 100 kmh vc pode brincar e brigar com quem quiser? Quer andar + de 130? Tem xj6, Hornet, ninja 250 que tem 2caneco
ResponderExcluirA cb 300 na pista não perde para para nenhuma moto 250 tanto..esperiencia propria
ExcluirTWISTER 250 nova é mais leve econômica tem mais saída tem pistão maior
ResponderExcluirAnda a mesma coisa que cbr300
Bem mais vantajoso
Pessoal CONCORDO com uns e discordo de outros, mas na verdade uma coisa a Honda não tem!,É O RESPEITO COM O CONSUMIDOR!
ResponderExcluirLembram da tornado 250cc carburada? Era só injetar-lá, melhorar um pouco e pronto!Mas não ela própria deu um tiro no pé lançando a 300 com uma marcha a menos. Oque a Honda deveria ter feito era lançar uma moto 350cc ,mas com motor novo e abandonar o velho projeto da falcon que vem derivado da xlx 250.
Trocando em miúdos o CONSUMIDOR ia ter opções de motorização começando com as 150cc , 250cc ,350cc,tanto na off-road como street.essa cilindradas são populares, aí vem as motos de 500 ,700 e por aí vai.
Por isso tenho que elogiar a Yamaha, ela da opcao de cilindrada e modelos diferentes para seus consumidores , e que diga de passagem com tecnologias 10 anos na frente da Honda, exemplo é cilindro com porcelana nas motos pequena (tecnológica de moto grande).
Espero não ter deixado os fãs da Honda desapontados, porque eu fui tmb!
Na verdade a cbr twister tem 2 cv a mais do que a honda anunciou....digo isso pois vi os testes dela vs a nova fazer 2018,e mais,tenho uma cb twister e nunca fiquei atrás de xre,cb 300 ou fazer,a moto anda muito,só quem tem sabe😎
ResponderExcluirNo meu ponto de vista, melhor pegar uma cbx twister carburada melhor custo benefício e é menos visada para roubo, esse meu ponto de vista.
ResponderExcluirRidiculo. Poe as duas na pista. Facam todas as medicoes.
ResponderExcluirTenho uma cb300 2014 .com todo respeito a quem tem a nova cb twister mais a cb300 é bem melhor se falando de velocidade final e arrancada.uma cb300 bem cuidada nunca que vai levar pau pra uma twister
ResponderExcluirOlá galera, eu tinha uma Twister 2007, atualmente possuo uma cb300 2015, com a Twister a 7.000 rpm em 6 marcha eu estava a exatos 100 km/h, e com a cb 300 a 7.000 rpm em 5 marcha noto que estou a exatos 112 km/h, então não acho que tenha essa falta de uma 6 marcha na cb300,prefiro a 300, moto linda, atual, econômica, faco 23/ litro,confortavel, etc
ExcluirOlá galera, eu tinha uma Twister 2007, atualmente possuo uma cb300 2015, com a Twister a 7.000 rpm em 6 marcha eu estava a exatos 100 km/h, e com a cb 300 a 7.000 rpm em 5 marcha noto que estou a exatos 112 km/h, então não acho que tenha essa falta de uma 6 marcha na cb300,prefiro a 300, moto linda, atual, econômica, faco 23/ litro,confortavel, etc
ExcluirTenho uma cb300 2014 .com todo respeito a quem tem a nova cb twister mais a cb300 é bem melhor se falando de velocidade final e arrancada.uma cb300 bem cuidada nunca que vai levar pau pra uma twister
ResponderExcluirTenho cb 300r de arrancada, sensacional
ExcluirCbx 250 twister 2008, a melhor moto! Tenho uma e anda muito, já botei 155km na pista. A manutenção não é muito barata, mas é bem mais barata que a fazer 250 2008.
ResponderExcluirBom o ideal e se for possível todo ano troca de moto ou no máximo de 2 em 2 anos KK
ResponderExcluirTive Twister ela anda muito tenho Cb 300 anda muito TBM as 300 tem algum tipo de funcionamento que quando se andar pelo um tempo que o moto já está bem quente mesmo e se bota tudo que ela tem a velocidade final muda deve ser porico que trinca elas nunca tem a mesma final varia 150 155 160 original sem precisar troca escape acho que se pegas uns loco que viaja muito e pegue muita reta de até mais mais aí o cabeçote vai trinca se não aliviar nunca na pista kkk
Cb 300 é uma bosta
ResponderExcluirTenho uma cb 300 duvido que alguma 250 tenha mais arrancada do que a 300 na pista eu acho que deveria ser mais veloz
ResponderExcluirPara aqueles que tem duvida sobre a cb300 e 250. eu fico com a opnião de quem fabricou isto é a Honda lí a ficha ténica de ambas e elas tem seus pros e contra mas fico com a 300.
ResponderExcluirEla foi tirada do mercado pois os lotes 2009/2010 vieram com a sindrome do cabeçote problema superado desde 2012/2013. Mas o marketing já era negativo e a venda caiu perdendo espaço pra concorrencia Yamaha...então tiverão q ressucitar aquela que foi campeã de venda. Empresa que não vende quando não quebra abre espaço para a concorrente.
Eu tenho uma twister 2008 mas pretendo comprar a cb300 2015.
Para aqueles que tem duvida sobre a cb300 e 250. eu fico com a opnião de quem fabricou isto é a Honda lí a ficha ténica de ambas e elas tem seus pros e contra mas fico com a 300.
ResponderExcluirEla foi tirada do mercado pois os lotes 2009/2010 vieram com a sindrome do cabeçote problema superado desde 2012/2013. Mas o marketing já era negativo e a venda caiu perdendo espaço pra concorrencia Yamaha...então tiverão q ressucitar aquela que foi campeã de venda. Empresa que não vende quando não quebra abre espaço para a concorrente.
Eu tenho uma twister 2008 mas pretendo comprar a cb300 2015.
Grande Henry, o Marketing é forte, mesmo, principalmente, quando vem da parte mais mais interessada, que são os consumidores. Infelizmente, a CB300 teve um período tenso, mas a Honda, como não é uma novata, deu um jeito de superar, recuperando um pouco do mercado da 300. Apesar de ter perdido muito, claro.
Excluirtive um cb twister 250cc 05/05 preta e nao reclama nada dela..excelente moto para viajar ,passear e etc..consumo muito bom,moto forte para andar e manuntencao equilibrada. N gosto da cb 300cc e nao critico fica a criterio de cada um... mas pretendo pegar uma nova twister ,nao para disputar se e melhor q a 300 ou a antiga twister 250,mas por ser boa ,bonita ,confortavel e economica. Um grande abraco a todos e cada um tem sua preferencia .
ResponderExcluirparabens meu nobre ..sao poucos q tem sua visao para dar opiniao tao construtiva. tive uma cbx 250 05/05 .,uma moto excelente!!! fiquei dez ano com ela..sucesso absoluto! hj possuo uma cb 2020..n m decepcinou de maneira alguma ..(economica,versatil,mais leve,forca e boa resposta nos comandos do acelerador..a moto em si,ficou bem compactada.,ficou top)!. em questao de velocidade,anda igual a cb 300 e igual a cbx twister. pra q pressa se a vida passa tao rapído!!? pilote com cuidado,..curti a vida e a moto responsa!!! valeu pessoal ..,aqle abraco!!
ExcluirEu tenho uma cb300 2010, sempre gostei dela e tudo mais, econômica, nunca me deu problema com cabeçote, bom torque, em sinal sempre sai na frente. Mas recentemente comprei uma cb250 2022 0km e rapaz, é outra vibe, BEEEEEM MELHOR, tudo bem também comparar uma 2010 com uma 2022 0km é sacanagem... mas não tem comparaçao, a twister deselvolve bem mais que a 300.
ResponderExcluirMas para quem ta com pouca grana ai, 10-15k compra uma 300 boa pra usar tranquilo no dia a dia indo trabalhar
UAU! Que post bacana!
ResponderExcluirNós falamos sobre alguns motoclubes em nosso site. Depois, dê uma passada lá e nos diga se gostou :)
http://elcosturas.com.br/os-maiores-motoclubes-do-brasil/