Triumph Thunderbird Commander: um monstro à solta nas ruas
Desde que as marcas
mais famosas e antes restritas aos gringos chegaram ao Brasil,
temos nos deliciado com tanta máquina fora de série, seja em suas
aparências, nos motores, seja na tecnologia empregada. E, claro,
para nós, aqui, o mais espantoso é o preço. Haja taxa!!
Uma das marcas que
tem chamado a atenção é a Triumph. Suas motocicletas, além de
muito bonitas, possuem um quê de exclusividade, outro de vintage e
também de luxo. E uma das motos da marca que mais chamam a atenção
é a Thunderbird Commander, uma “rude girl” de 1700 cc que deixa
qualquer piloto com o coração palpitando.
Com base na
Thunderbird original, a Commander impressiona facilmente pilotos e
espectadores com seu estilo cruiser clássico, estilo premium e o
motor de dois cilindros paralelos de maior capacidade do mundo. Por
ser uma Triumph, a Commander é uma cruiser que também proporciona o
conforto necessário para um dia inteiro de pilotagem, praticidade,
personalidade própria e, além disso tudo, uma excelente
dirigibilidade.
Motor / Transmissão / Suspensão
O motor é de 1699
cc, tipo DOHC refrigerado a líquido, dois cilindros em linha, com
270º de ignição. Este é o motor de dois cilindros paralelos de
maior capacidade do mundo. Com base no dois cilindros paralelos da
Thunderbird (original), o motor da nova Commander gera uma
experiência de condução rica em torque, inigualável, com um ronco
incrível e muito fácil de ser conduzida. Possui câmbio de 6
marchas com embreagem hidráulica e transmissão final por correia
dentada. A injeção é eletrônica com multiponto sequencial.
Montada sobre um
quadro de aço tubular e berço duplo, ideal para motos com motor de
alta potência e pesados, garantem maior rigidez e proteção ao
cárter do óleo.
Suas duas rodas são
de ligas de alumínio, com diâmetros de 17x3,5” na dianteira e
17x6” na traseira. Os pneus, respectivamente, medem 140/75 e
200/50, ambos R17.
A suspensão
dianteira é provida de garfos Showa de 47 mm, com curso de 120 mm. A
suspensão traseira possui amortecedores duplos com molas Showa,
pré-carga ajustável em 5 posições e curso de 108,5 mm.
O freio, somente na
dianteira, é formado por discos duplos flutuantes de 310 mm, com
pinças fixas Nissin de quatro pistões, com sistema ABS (na versão
com este recurso).
O tanque da
Thunderbird possui capacidade para 22 litros de gasolina. Ela faz uma
média de 20 km/l, o que lhe rende uma autonomia de 400 quilômetros,
para mais um pouco. Como se vê, uma excelente moto para viajar com
tranquilidade.
Seu sistema de
escape é duplo e possui um design marcante. O som que sai dele é a
personalidade do motor Triumph (assim como as Hds possuem aquele
charme, especialmente, nas carburadas).
Instrumentos
Painel de
instrumentos embutido no tanque, incluindo velocímetro analógico de
estilo clássico, medidor de combustível, visor LCD com funções
como relógio, odômetro e autonomia, convenientemente permutáveis
através de um botão instalado no guidão.
Sem dúvida, um
motorzão para não se botar defeito. Oferece todo o conforto e
segurança necessários ao piloto, além de ser uma moto firme e com
garantia da marca. O que pesa, no entanto, e sempre para o bolso do
brasileiro, é o seu preço: por volta de R$ 54 mil. Mas, para quem
pode, isso não é problema, né? :)
Motoabraço!
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