Yamaha Lander 250X: a pequena Motard
-------------------------------------------------------------
A pequena trail motard da Yamaha, Lander 250X, é uma das motos que mais tem tido saída das concessionárias, haja vista a procura por sua maleabilidade em trechos urbanos, sua boa atuação em circuitos de trilha e seu preço. Uma combinação perfeita para quem quer praticidade e boa relação custo x benefício.
O teste aqui apresentado foi feito por um piloto da Moto Esporte, Marcos Branco, e o reproduzo aqui, no Louco por Motos, para que você mesmo avalie e faça suas comparações.
A primeira impressão deixada pela Lander: é uma moto macia, boa de curvas, vai bem na terra e no asfalto (mesmo aqueles prometidos e não-cumpridos pelas prefeituras Brasil adentro) e, para os mais cuidadosos com suas reservas, econômica.
Em rodovias, segundo Marcos, "o desempenho é igual a Lander XTZ e Fazer 250 (...) mesmo motor, câmbio (...) velocidade cruzeiro é de 120Km/h, mas, se quiser andar acima disso, ela vai fácil. Cheguei a andar entre 130 e 140Km/h por muito tempo e, com esta média alta, ela fez 20,48Km/l (...) em declive, ela bateu os 150Km/h entrando no limitador. Mesma velocidade final que deu a Lander XTZ e Fazer 250".
Mesmo em alta velocidade, o piloto não chegou a senti-la trepidando e nem mesmo sem estabilidade. A moto fica mais leve em alta, o que pode ocasionar alguns efeitos indesejáveis na pilotagem, como trepidação, descentralização do ponto de gravidade e até mesmo a sensação de que a moto está "ao sabor do vento".
Ainda de acordo com os testes realizados por Marcos, a Lander 250X o deixou satisfeito em curvas de baixa e média velocidades, esbanjando estabilidade. E, como não bastasse, detonou uma curva a 140 km/h, sentindo ainda o bom comportamento da pequena motard. Isso é um indicador de que a Lander X é uma moto de garra e um ótimo nível de confiabilidade.
Em termos de câmbio, o piloto de testes sentiu a necessidade de uma sexta marcha para a Lander, pois a deixaria mais à vontade nas altas velocidades. Para ele, apesar da precisão do câmbio, a alavanca de seleção é um pouco dura.
Contudo, como nem tudo que reluz é ouro, a moto possui também seus pontos fracos e, um deles, é um item muitíssimo importante em qualquer veículo: o freio. Ambos são a disco, mas falta mais atrito no dianteiro, o que pode atrapalhar um pouco o piloto, especialmente, em seus primeiros dias com a motocicleta.
O pára-lama traseiro é diferenciado, integrando lanterna LED com 15 diodos e suporte de placa semelhante ao modelo esportivo Yamaha YZF-R6. Em termos de conforto, por abranger os estilos on/off-Road, é uma boa moto: seu banco possui uma espuma na medida, mas estreita como nos outros modelos da categoria, o que pode trazer um certo desconforto em viagens mais longas.
Seu motor de 250 cc não decepciona, porém, não é o tipo de motor que o piloto possa exigir, especialmente, em ultrapassagens duvidosas. Na dúvida, melhor não arriscar. Mas, tem força o bastante para suportar o trânsito caótico das cidades grandes, bem como as trilhas nos finais de semana.
Seu painel é digital, possui um hodômetro de reserva muito útil, mas seu conta-giros possui pouca visibilidade. O farol possui um design bonito, porém, não cobre uma área muito satisfatória (problema encontrado em muitos modelos de motocicletas).
A conclusão final do piloto Marcos Branco é esta:
"- Motor bom, mas barulhento
- Consumo bom
- Cambio é preciso, mas alavanca pouco dura
- Suspensão no geral é boa, mas precisa melhorar a velocidade do retorno da suspensão traseira
- Conforto: razoável, a espuma do banco possui uma boa densidade e a posição pilotagem ereta
- Freios razoável
A pequena trail motard da Yamaha, Lander 250X, é uma das motos que mais tem tido saída das concessionárias, haja vista a procura por sua maleabilidade em trechos urbanos, sua boa atuação em circuitos de trilha e seu preço. Uma combinação perfeita para quem quer praticidade e boa relação custo x benefício.
O teste aqui apresentado foi feito por um piloto da Moto Esporte, Marcos Branco, e o reproduzo aqui, no Louco por Motos, para que você mesmo avalie e faça suas comparações.
A primeira impressão deixada pela Lander: é uma moto macia, boa de curvas, vai bem na terra e no asfalto (mesmo aqueles prometidos e não-cumpridos pelas prefeituras Brasil adentro) e, para os mais cuidadosos com suas reservas, econômica.
Em rodovias, segundo Marcos, "o desempenho é igual a Lander XTZ e Fazer 250 (...) mesmo motor, câmbio (...) velocidade cruzeiro é de 120Km/h, mas, se quiser andar acima disso, ela vai fácil. Cheguei a andar entre 130 e 140Km/h por muito tempo e, com esta média alta, ela fez 20,48Km/l (...) em declive, ela bateu os 150Km/h entrando no limitador. Mesma velocidade final que deu a Lander XTZ e Fazer 250".
Mesmo em alta velocidade, o piloto não chegou a senti-la trepidando e nem mesmo sem estabilidade. A moto fica mais leve em alta, o que pode ocasionar alguns efeitos indesejáveis na pilotagem, como trepidação, descentralização do ponto de gravidade e até mesmo a sensação de que a moto está "ao sabor do vento".
Ainda de acordo com os testes realizados por Marcos, a Lander 250X o deixou satisfeito em curvas de baixa e média velocidades, esbanjando estabilidade. E, como não bastasse, detonou uma curva a 140 km/h, sentindo ainda o bom comportamento da pequena motard. Isso é um indicador de que a Lander X é uma moto de garra e um ótimo nível de confiabilidade.
Em termos de câmbio, o piloto de testes sentiu a necessidade de uma sexta marcha para a Lander, pois a deixaria mais à vontade nas altas velocidades. Para ele, apesar da precisão do câmbio, a alavanca de seleção é um pouco dura.
Contudo, como nem tudo que reluz é ouro, a moto possui também seus pontos fracos e, um deles, é um item muitíssimo importante em qualquer veículo: o freio. Ambos são a disco, mas falta mais atrito no dianteiro, o que pode atrapalhar um pouco o piloto, especialmente, em seus primeiros dias com a motocicleta.
O pára-lama traseiro é diferenciado, integrando lanterna LED com 15 diodos e suporte de placa semelhante ao modelo esportivo Yamaha YZF-R6. Em termos de conforto, por abranger os estilos on/off-Road, é uma boa moto: seu banco possui uma espuma na medida, mas estreita como nos outros modelos da categoria, o que pode trazer um certo desconforto em viagens mais longas.
Seu motor de 250 cc não decepciona, porém, não é o tipo de motor que o piloto possa exigir, especialmente, em ultrapassagens duvidosas. Na dúvida, melhor não arriscar. Mas, tem força o bastante para suportar o trânsito caótico das cidades grandes, bem como as trilhas nos finais de semana.
Seu painel é digital, possui um hodômetro de reserva muito útil, mas seu conta-giros possui pouca visibilidade. O farol possui um design bonito, porém, não cobre uma área muito satisfatória (problema encontrado em muitos modelos de motocicletas).
A conclusão final do piloto Marcos Branco é esta:
"- Motor bom, mas barulhento
- Consumo bom
- Cambio é preciso, mas alavanca pouco dura
- Suspensão no geral é boa, mas precisa melhorar a velocidade do retorno da suspensão traseira
- Conforto: razoável, a espuma do banco possui uma boa densidade e a posição pilotagem ereta
- Freios razoável
Essa moto com certeza me conquistou, seu designer agrecivo, potência e conforto é o que estou procurando, a principio eu estava decidido a comprar uma XRE 300 da honda mais devido a tantas reclamações de defeitos acho que vou optar pela Yamaha Lander 250X Motard, não quero dor de cabeça e sim segurança e conforto.
ResponderExcluirpo essa mo to alen de ser linda
ResponderExcluire muito boua o meu sonho e ter uma dessa
e eu vo conssegui
junior sou louco por moto mas essa e fora do normal ainda vou ter uma e postar uma foto minha com ela
ResponderExcluirÉ verdade que essa moto vai sair de linha?
ResponderExcluirAmigo anônimo, ainda não sei te responder a essa pergunta. Mas, com certeza, assim que a notícia oficial sair, será postada aqui, ok? Obrigado e volte sempre ao Louco por Motos.
ResponderExcluirOlá amigos, sou apaixonado por moto vendi um golf para compra uma xj6 600cc,antes eu tinha uma Fazer para trabalho e etc, troquei a Fazer nunha XTZ 250x essa moto e maravilhosa recomento e é uma yamaha pois não gosto do monopolhio Honda..Abraçosssssss
ResponderExcluirparece-me que éh verdade mesmo. essa moto vai sair de linha, vi em outro site.
ResponderExcluiressa moto saiu mesmo de linha nunca entendi porque a yamaha fez isso
ExcluirAaah... Pelo amor de Deus -_- Eu, em 2015, nunca imaginaria q ela tivesse saído de linha! :/ Realmente é algo incompreensível! Tá aí o porquê de não se ver muito dessa moto ´por ai.
ExcluirTenho uma Lander 250 e curto ela p/ caramba ótima para andar no trânsito devido o Guidon e retrovisores altos
ExcluirAmei está moto estou com a minha a uma semana e não pretendo vender nunca mais é ótima
ResponderExcluirIrei aderir uma ,será que mesmo fora de linha ,ainda é uma boa aquisição?!
ResponderExcluirO dúvida rs
Já tive várias motos, e realmente a Lander me cativou... Ela é alta e bem ágil, boa no trânsito e leve nas manobras.
ResponderExcluirTão cedo não saio dessa máquina...
Ela fica muito mais baixo em relação a Lander trailer?
ResponderExcluir