ELÉTRICAS COM PLACAS E CNH NO BOLSO? Entenda...
ELÉTRICAS COM PLACAS E CNH NO BOLSO? Entenda...
Nova resolução do CONTRAN exige registro, emplacamente e carteira de habilitação até dezembro de 2025.
Salve, galera!! Ultimamente tem circulado por aí que o governo decidiu botar quente sobre a
galera das elétricas - scooters e ciclomotores que ultrapassem 33 km por hora, ou produzam por volta de 4kW de potência ou, no caso dos movidos a combustão, até 50 cc.
Isso quer dizer que a galera dos patinetes e bikes elétricas podem ficar tranquilos. No caso das bikes, no entanto, elas não podem ultrapassar os 32 km/hora, segundo o Detran.
![]() |
Fig. 1. Este modelo, por exemplo, necessitará do registro. |
De acordo com a resolução, que passou a valer a partir do dia 1º de julho de 2023 (portanto, hoje, enquanto escrevo este artigo), os proprietários deste veículo terão até 31 de dezembro
![]() |
Fig. 2. Já esta modelo, de baixa potência, não necessitará do registro |
de 2025 para regularizar tudo: emplacamento, documentação pessoal e do veículo, enfim, toda aquela labuta que todo mundo que tem um veículo passa um dia. Veja bem: são mais de dois anos para fazerem isso. Prazão!
Em relação ao documento pessoal, o condutor deverá estar portando a ACC, ou Autorização para Condução de Ciclomotor. A ACC tem validade de 1 ano e, atenção, permite a condução somente de veículos ciclomotores, de até 4 kW ou 50 cilindradas de potência. Passou disso, o correto CNH categoria A..
Capacete, no entanto, não está bem claro, mas sem dúvida pegará carona, uma vez que, mesmo estando a 30 km horários, o risco de um trauma é alto. Portanto, acabará sendo item obrigatório, sem dúvida.
![]() |
Fig. 3. Certifique-se de possuir a ACC, que é a autorização para conduzir ciclomotores |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)