ELÉTRICAS COM PLACAS E CNH NO BOLSO? Entenda...

 ELÉTRICAS COM PLACAS E CNH NO BOLSO? Entenda...

Nova resolução do CONTRAN exige registro, emplacamente e carteira de habilitação até dezembro de 2025.

Salve, galera!! Ultimamente tem circulado por aí que o governo decidiu botar quente sobre a
galera das elétricas - scooters e ciclomotores que ultrapassem 33 km por hora, ou produzam por volta de 4kW de potência ou, no caso dos movidos a combustão, até 50 cc. 

Isso quer dizer que a galera dos patinetes e bikes elétricas podem ficar tranquilos. No caso das bikes, no entanto, elas não podem ultrapassar os 32 km/hora, segundo o Detran. 

Fig. 1. Este modelo, por exemplo, necessitará do registro.

De acordo com a resolução, que passou a valer a partir do dia 1º de julho de 2023 (portanto, hoje, enquanto escrevo este artigo), os proprietários deste veículo terão até 31 de dezembro

Fig. 2. Já esta modelo, de baixa potência,
não necessitará do registro

de 2025 para regularizar tudo: emplacamento, documentação pessoal e do veículo, enfim, toda aquela labuta que todo mundo que tem um veículo passa um dia. Veja bem: são mais de dois anos para fazerem isso. Prazão!

Em relação ao documento pessoal, o condutor deverá estar portando a ACC, ou Autorização para Condução de Ciclomotor. A ACC tem validade de 1 ano e, atenção, permite a condução somente de veículos ciclomotores, de até 4 kW ou 50 cilindradas de potência. Passou disso, o correto  CNH categoria A.. 

Capacete, no entanto, não está bem claro, mas sem dúvida pegará carona, uma vez que, mesmo estando a 30 km horários, o risco de um trauma é alto. Portanto, acabará sendo item obrigatório, sem dúvida.


Fig. 3. Certifique-se de possuir a ACC,
que é a autorização para conduzir ciclomotores


Comentários

Postagens mais visitadas