As 10 Motos iradas que já chegaram ou chegarão ao Brasil
Salve, Motors!
2023 está sendo o ano de maior conhecimento de marcas pelos brasileiros. Novas marcas e modelos de motos têm chegado com mais força e maior frequência no mercado, especialmente, as chinesas, que estão vindo sem medo de ser feliz.
Para nós, nem tão simples mortais, por sermos apaixonados por motos, é uma beleza, uma vez que temos, além de um leque muito maior de opções de marcas e modelos, competitividade no mercado, o que significa fazer melhor por menos. Ou mais ou menos isso.
Agora, uma pequena mostra com a lista das 10 motos mais iradas que virão, ou já estão aqui no Brasil, em 2023.
1. Honda CB 300F Twister
A Honda deu uma repaginada legal na sua nova CB 300F, trazendo um pouco do conceito da Twister 250 para o novo modelo. Trouxe um visual marcante, imponente e esportivo, com nova carenagem, traseira elevada e linhas arrojadas. Seu motor de 293,5 cc oferece potência de 24,5 cv a 7.500 rpm e torque de 2,61 kgf.m a 5.500 rpm. O câmbio é de 6 marchas. O preço sugerido no site da Honda é de R$ 21.990,00, sem incluir o frete.
 |
Fig. 1 - CB 300F Twister |
 |
Fig. 2 - CB 300F Twister |
 |
Fig. 3 - CB 300F Twister |
2. Honda NT 1100
Recentemente registrada no Brasil pela Honda, a NT 1100 é mais nova aposta em big trails da marca japonesa em terras tupiniquins. A moto foi baseada na Africa Twin, também da Honda, mas veio com uma proposta mais arrojada, voltada a viagens de grandes distâncias, e não aventuras off-road. O motor é o mesmo usado na Africa Twin: um paralelo de 1080 cm³, que na NT produz 101 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque. A NT 1100 possui um visual robusto e conta com tecnologia, além de um painel 100% digital. Por enquanto, não se tem muitas informações, nem de quando será lançada por aqui, mas, segundo informações, o objetivo é ainda em 2023. O preço também não foi confirmado, mas estão estimando algo entre 85 e 95 mil reais.
 |
Fig. 4 - A Honda NT 1100 foi feita para viajar |
 |
Fig. 5 - Motor da NT 1100 é o mesmo da Africa Twin, com poucas alterações. |
 |
Fig. 6 - O que achou da branca? |
 |
Fig. 7 - Painel TFT é destaque. |
3. Ducati Panigale V4
Em certas capitais do país, já não é mais surpresa a gente encontrar motos que parecem ter vindo de um dos filmes dos Transformers, ou de alguma versão motociclista de Velozes e Furiosos. A marca italiana Ducati que o diga, uma vez que gosta de fabricar verdadeiras "monstras", no sentido carinhoso da palavra, tanto visualmente, como na pegada e na velocidade. A nova Panigale V4 2023, que já desembarcou por aqui, é uma maravilha sobre duas rodas, cujo motor proporciona 215,5 cv de potência a 13.000 rpm (sentiu o vento cortando?). Porém, não é uma moto para muitos, pois o precinho desanima: R$ 162.900 é o preço sugerido pelo fabricante no Brasil.
 |
Fig. 8. Potência é o que não falta na Panigale V4... |
 |
Fig. 9. E nem beleza falta... |
 |
Fig. 10. Detalhe da carenagem frontal. |
 |
Fig. 11. Será que impõe moral? |
4. Kawasaki Z900 RS
Estilo retrô com tecnologia de ponta. Essa foi a receita da Kawasaki para reviver esse modelo vintage, que roda sobre um motor de 948 cm³ e produz potência de 109 cv a 8.500 rpm e torque de 9,7 kgf.m a 6.500 rpm. Uma moto de vibração suave que oferece um passeio bem divertido e seguro. Seu preço está sugerido em R$ 66.750,00. Sem contar que, com esta, veio também a Z650 RS, sua irmã menor, que mantém o mesmo style, mas de pontência um pouco mais baixa.
 |
Fig. 12. Um estilo Cafe Racer pós-academia |
 |
Fig. 13. Sua bengalas invertoidas dão boa estabilidade nas curvas. |
 |
Fig. 14. Queira ou não, a motoca é estilosa. |
 |
Fig. 15. Kawasai Z900RS Edition |
5. Kawasaki Z900 R
Difícil não confundir os nomes, mas os estilos são totalmente diferentes, pode crer. Esta naked veio para deixar os apaixonados por velocidade - e visual, porque a moto é linda - com as mãos molhadas, de tanta vontade de pilotar essa esportiva da Kawa. Ela esbanja tecnologia: modos de potência, indicador de economia, controle de tração, conectividade com smartphone, tudo isso sobre um motor de 948 cc, que gera uma potência de 125 cv a 9.500 rpm e torque de 10,1 kgf.m a 7.700 rpm. Preço sugerido: R$ 67.640,00, sem o frete.
 |
Fig. 16. A naked Kawasaki Z900 R Edition |
 |
Fig. 17. Bruta, valente e veloz. |
 |
Fig. 18. A Z900 R Edition já está disponível nas concessionárias brasileiras. |
6. Yamaha MT-10
A linha MT da Yamaha é considerada um sucesso no Brasil. Uma moto esportiva, que traz um design super moderno e tem a assinatura de uma das japonesas mais respeitadas no pais. Agora, a marca está trazendo a MT-10, a última das meninas superpoderosas, que conta com um motor de 998 cc, que gera uma potência de 160 cv a 11.500 rpm. Deve aportar por aqui na faixa dos 85 mil reais, sem os impostos.
 |
Fig. 19. A nova MT-10 da Yamaha |
 |
Fig. 20. Motor de 998 cm³ |
 |
Fig. 21. Visual moderno e luzes em LED |
7. Royal Enfield Hunter 350
Que a Royal Enfield é um sucesso nas terras tupiniquins, pelo menos, em certas capitais, isso não é novidade. A marca parece ter acertado o gosto de muitos brasileiros com suas motos com pegada vintage. É previsto para o segundo semestre deste ano o lançamento da Hunter 350, uma urbana baseada na Meteor 350, que possui uma ciclística diferenciada e um visual mais jovem. Além disso, ela ficou mais leve e ágil, e promete ser o modelo mais barato da marca, visando também um público mais jovem.
 |
Fig. 22. A nova Hunter 350 da Royan Enfield é bem cativante. |
 |
Fig. 23. Motor de 349 cc, que gera até 24,5 cv |
 |
Fig. 24. Novo modelo de entrada a Royal Enfield |
8. Dafra NH 300
Não poderia faltar nessa lista a marca que mais lutou para crescer nos últimos anos e a que mais aprendeu com a máxima "é com a queda que a gente aprende a se levantar". A Dafra tem planos para a sua nova NH300, uma aventureira que lutará pela faixa do mercado atualmente ocupada pela Lander 250 e a XRE 300, pelo menos. E olha que poderá dar até um certo trabalho para a Royal Enfield, com sua Himalayan 400.
 |
Fig. 25. NH 300, da Dafra. |
 |
Fig. 26. Jogada inteligente da marca |
 |
Fig. 27. Visual agrada |
9. Royal Enfield Super Meteor 650
Ela foi apresentada no Salão de Milão 2022 e já deve chegar ao Brasil neste segundo semestre de 2023. Royal Enfield Super Meteor 650 utiliza o mesmo motor de 649 cm³ da Continental GT, por exemplo, mas a marca apostou em um visual mais custom e estradeiro, claro, respeitando o estilo vintage que vem mantendo em suas motos. Para um motor de 650 cilindradas, até que a Super Meteor tem um visual bruto, concorda?
 |
Fig. 28. A Super Meteor, da Royal Enfield |
 |
Fig. 29. Visual bruto, custom, rider |
 |
Fig. 30. Terá seu mercado garantido no Brasil? |
10. Harley Davidson Nightster Special 975
Você, meu amigo, que curte uma HD de visual full black como eu, vai pirar para a Nighster, que está vindo para o Brasil neste segundo semestre, de acordo com informações da marca. A máquina é equipada com um moderno motor em "V" de 975 cm³, que é uma versão menor do Revolution Max, usado na Panamerican. Produz potência máxima de 90 cv a 7.500 rpm. O preço ainda não foi divulgado.
 |
Fig. 31. Nightster Special 975 |
 |
Fig. 32. A full black será nova porta de entrada da Harley |
 |
Fig. 33. Assinatura Harley Davidson |
------------------------------------------------------------------------------------------------
Links:
https://motos2023.com.br/motos-2023/
https://www.honda.com.br/motos/street/naked/cb-300f-twister
https://mobilidade.estadao.com.br/inovacao/lancamentos-2023-10-novas-motos-que-chegam-ao-brasil-neste-ano/
https://motor1.uol.com.br/news/549999/honda-nt1100-registro-brasil/
https://garagem360.com.br/kawasaki-z900-rs-2023/
https://www.kawasakibrasil.com/pt-br/motocicletas/z/retro-sport/z900rs
https://motos2023.com.br/kawasaki-z900-r-2023/
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)