Série Super Carros Incríveis - BUGATTI DIVO
Super Carros Incríveis - Bugatti Divo
Salve, motors!!
Então, vamos estrear essa nova fase do Louco por Motos - & Motores - falando de um carro que mais parece uma obra de arte e que dá juz ao nome do seu modelo: o Bugatti Divo.
![]() |
Fig. 1. Bugatti Divo, um dos esportivos mais belos e caros do mundo |
A hierarquia dos Bugattis especiais é bem clara: quanto mais caros ficam, menos são construídos. O Divo custa a bagatela de apenas £ 4,8 milhões (ainda fazendo o Bugatti Chiron padrão parecer barato) e somente 40 exemplares foram produzidos. Em julho de 2021 o último exemplar saiu da linha de produção e foi entregue ao seu proprietário.
![]() |
Fig. 2. Assinatura padrão na traseira. |
![]() |
Fig. 3. Rodas e pneus super especiais fazem parte dessa obra de arte |
O Bugatti Divo é baseado em um Chiron e também usa o motor W16, isto é, com 16 cilindros distribuídos no formato de "W". Mas ele foi projetado como um carro esportivo mais voltado para a pista do que um guerreiro em linha reta, com uma carroceria de fibra de carbono totalmente nova reduzindo o peso, downforce mais acentuado - incríveis 456 kg de pressão negativa - e um top speed (velocidade máxima) de 236 mph, ou 379 km/h. Isso pode não ser lá tanta coisa, se comparado ao Chiron, que marcou um top speed de 261 mph.
![]() |
Fig. 4. O acabamento interior é impecável |
![]() |
Fig. 5. Será que vale cada libra investida? |
Mas o Bugatti Divo é um monstro nas curvas. Ele também ganha uma aparência mais ameaçadora para ajudá-lo a se destacar, enquanto há uma grande variedade de opções de personalização.
![]() |
Fig. 6. Como é que se fala, mesmo? Extravagante? |
O Divo em números
Os números relacionados a este carro são surpreendentes. Para começar, são 16 cilindros em W e 4 válvulas por cilindro. A casa de máquinas possui 500 cm³ e é capaz de produzir 1500 cv de potência a apenas 6.500 rpm e torque máximo de 163 kgf.m a 2.000 rpm. Para arrefecer o calor gerado por essa usina de força, que ainda conta com 4 turbocompressores, o carro conta com nada menos que 10 radiadores. Seu câmbio possui 7 marchas e é automatizado, com embreagem dupla a seco.
![]() |
Fig. 7. Essa simulação transparece o motor do Bugatti Veyron, mas dá pra se ter uma ideia de onde o motor fica posicionado também no Divo. |
![]() |
Fig. 8. Motor do Divo é bem parecido com o do Chiron |
O Divo faz de 0 a 100 em 2,4 segundos e é um beberrão considerável - movido a gasolina, ele faz 3,8 km/l nos perímetros urbanos e 5,9 km/l em rodovias, o que resulta em uma autonomia média de 380 quilômetros nas cidades e 590 quilômetros em rodovias. Estamos nos referindo, claro, a ruas e rodovias de primeiro mundo.
Os pneus são 285/30 R20 na dianteira e 355/25 R21 na traseira, possui um porta-malas pequeno de 50 litros - lembre-se que é um carro feito mais para corridas do que para visitar parentes - e seu motor é centralizado. Por isso, é um carro para apenas duas pessoas - o piloto (é até sacanagem chamar quem dirige esse carro de condutor ou motorista) e o (felizardo) passageiro.
![]() |
Fig. 9. Detalhes do Divo acima não deixam dúvidas em relação ao motor que possui. |
Bom, se ficou interessado por um Bugatti Divo, já adianto que muito dificilmente o conseguirá zero quilômetro, uma vez que suas 40 unidades já foram vendidas. Mas, se encontrar alguma à venda, deverá pagar algo em torno dos 24 milhões de reais. Ah, sim, o IPVA - com base em São Paulo - gira em torno de R$ 1.800.000,00 e, o seguro, R$ 2.400.000,00.
Motor-abraço e até o próximo post. Valeu!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes
https://www.deviante.com.br/noticias/tecnologia/o-veloz-bugatti-chiron-e-como-funciona-um-motor-combustao-geneva-motor-show-2016/
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=9640
https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2018/08/bugatti-revela-o-divo-novo-hipercarro-de-1500-cv-limitado-40-unidades-e-que-custa-quase-r-24-milhoes.ghtml
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)