Kawasaki Eliminator 400 - a nova custom da "casa da Ninja"

 Kawasaki Eliminator 400 - a nova custom da "casa da Ninja"

Apresentado no Japão, novo modelo usa o mesmo motor de dois cilindros e 398 cm³ da Ninja 400




Salve, Motors!

O mercado de motos de todos os estilos está em alta, graças ao bom São Columbano. Para quem não sabe, São Columbano foi declarado o santo protetor dos motociclistas pelo Vaticano. As customs, apesar de terem recebido uma nova cara nesses últimos anos, estão sendo bastante procuradas, especialmente aqui no Brasil, dado o saudosismo nato que brasileiro costuma possuir.





No Japão, onde este estilo de moto é muito apreciado, a Kawasaki está lançando seu mais novo modelo custom: a Kawasaki Eliminator 400.

De cara, ela vai te lembrar a Vulcan 650, também da Kawasaki, modelo este que já roda no Brasil há algum tempo. Mas, nem de longe é uma concorrente, a não ser na questão do bolso do consumidor: ele comprará aquela que lhe for acessível, claro.

Kawasaki Vulcan 650



Apresentada no Salão de Osaka, a Eliminator 400 está em fase de testes no mercado japonês, mas já há revistas especializadas no ramo dizendo que ela tem tudo para ser internacionalizada. 

Visual


O conceito desta moto não surgiu do nada, já que a Eliminator foi uma custom de sucesso nos anos 80, que na verdade se tratava de uma gama de modelos de diferentes cilindradas. 

Kawasaki ZL400 Eliminator - 1988






No entanto, parece que só mesmo o nome foi aproveitado. De resto, é tudo novo. Não sei quanto a vocês, mas na minha opinião esse novo modelo de motos custom parece ter copiado o design da V-Rod, da Harley-Davidson. Compare a silhueta e o formato do tanque dos modelos e me diz o que você acha. 

A V-Rod, da Harley-Davidson



Motor


Para a Eliminator rodar com eficiência, a "casa da Ninja" aproveitou a mesma motorização de 398 cm³ da Ninja 400, dando-lhe uma potência de 48 cavalos a 10.000 rpm e torque de 3,8 kgf.m a 8.000 rpm. A Eliminator possui câmbio de 6 marchas, com embreagem assistida e deslizante. 

Motor e quadro da Kawasaki Eliminator 400



Características mecânicas


Freio a disco ABS nas duas rodas garantem uma frenagem macia e mais segura. A roda dianteira possui aro 18, enquanto que a traseira, 16, ambas de liga-leve. 

Seu tanque possui capacidade para 12 litros, o que, convenhamos, não é uma boa para viagens, mesmo que a moto seja razoavelmente econômica. Isso porque nem sempre você conta com postos em distâncias adequadas para o reabastecimento. Bom, mas isso é apenas um detalhe.




A moto oferece uma boa ergonomia e sua baixa altura facilita a pilotagem especialmente para os iniciantes. Ela possui quadro de aço em treliça, entre eixos de 1.520 mm, e o assento possui apenas 73,5 centímetros de distância do chão, o que é muito bom, já que você sente mais a moto e maior confiança ao pilotá-la.

Concorrência e preço


A Eliminator 400 vem para competir com a Honda 500 Rebel, que é outro modelo que não é vendido aqui em terras tupiniquins; e a Meteor 350, da Royal Enfield, que já está presente por aqui. Em termos de preço, a moto da Kawa tem tudo para se destacar, pelo menos, se comparado ao que é cobrado no Japão. A versão Standard, por exemplo, é comercializada a 759.000 ienes, ou R$ 29.216,67 (em 04/04/23). Já a versão SE, um pouco mais sofisticada e aparelhada até com GPS, chega a 856.000 ienes, ou R$ 33.027,54. Até que não está fora da nossa margem, apesar de nossa taxação ser um tanto alta.





Se você curte esse estilo de moto, é bom torcer para que a marca traga ela para o Brasil, porque, sem dúvida, há um mercado muito interessante para ela, aqui. Estamos mesmo precisando de motos nessa faixa das 400 cilindradas. E elas estão chegando. Em breve, falarei da possível atualização que a Kawasaki está preparando para a Versys 300X.




Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=ZKKGRdoJgpU
https://motor1.uol.com.br/news/658804/kawasaki-eliminator-ninja-400/
https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/kawasaki-mostra-nova-custom-eliminator-400-conheca/

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