VOLTZ poderá FALIR? Conheça o caso
VOLTZ podera FALIR? Conheça o caso
Salve, motors!
A Voltz, uma empresa brasileira de motos elétricas, que no início de suas operações foi apelidada de “Tesla brasileira”, enfrenta uma crise financeira e de gestão que pode levar a empresa à falência A empresa cresceu rapidamente e não conseguiu lidar com o aumento da demanda por suas motos elétricas. Em cerca de três anos, a empresa saltou de 100 para 2.400 motos encomendadas, além de ter aumentado em 10 vezes o número de funcionários. No entanto, a fabricante não conseguiu dar conta desse boom de vendas e começou a atrasar muito suas entregas.
![]() |
Fig. 1. Será uma pena se ela não conseguir se reerguer, pois é uma moto que merece mais atenção. |
A Voltz tem diversos processos rolando na justiça e viu sua rede de lojas diminuir de 70 unidades para pouco mais de 50. A empresa atrasou os pagamentos de comissões e multas de rescisões das lojas, prejudicando também os distribuidores.
![]() |
Fig. 2. De 100 unidades para 2,4 mil motos encomendadas, foi demais para a empresa. Mas ela ainda continua ativa, apesar das dificuldades em produzir. |
Apesar do cenário repleto de incertezas, o empresário dono da montadora acredita que vai conseguir reverter o quadro. Para isso, um grande corte de gastos foi feito na tentativa de organizar a casa e melhorar o fluxo financeiro da empresa. O quadro de funcionários ficou menor, sendo de 100 profissionais na atualidade, contra os cerca de 400 que haviam no auge da Voltz. A fábrica da empresa segue ativa e produz cerca de 70 motos diariamente, mas isso é bem abaixo da capacidade da planta, que pode fabricar até 200 mil unidades por ano, o que dá cerca de 550 motos por dia.
![]() |
Fig. 3. A EV1 ainda tem uma boa aceitação no mercado. |
O plano do fundador e CEO da startup é encontrar um parceiro que tope assumir o projeto da Voltz. A meta é atrair alguma fabricante de carros elétricos para que haja uma troca de tecnologias em um primeiro momento. Depois, o empresário tentaria vender sua empresa para esta fabricante quando a operação voltasse a ser sustentável.
![]() |
Fig. 4. O "Louco por Motos" torce para que a Voltz reverta o cenário. |
Esperamos que a Voltz consiga superar essa crise e continuar contribuindo para o mercado brasileiro com suas motos elétricas.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)