Honda PCX 150: novo scooter da Honda
Em março de 2010, falei aqui no blog sobre o PCX 125i, o scooter da Honda, que não tinha ainda nem previsão para lançamento no Brasil.
Mas, a Honda fez diferente, e trouxe para as terras tupiniquins a versão 150
desse scooter, que promete fazer muita gente abraçar sua causa.
Com preço sugerido de R$ 7.990, esse scooter foi feito para
aquelas pessoas que desejam um modelo mais sofisticado e com design
diferenciado. Além disso, o PCX é também dotado de tecnologia de ponta, como o
"Idling Stop System", sistema este que desliga o motor
automaticamente em paradas rápidas, religando-o rapidamente ao puxar o
acelerador. Por exemplo, quando paramos num semáforo e, se o motor ficar
por alguns segundos em estado "ocioso",
é desligado, ajudando, assim, na economia de combustível; para religá-lo, basta
acelerar o PCX. Segundo os especialistas da marca, com isso, é possível
economizar até 5,5% a mais de combustível.
Motor e Câmbio
O PCX conta com um motor de 150 cm3, arrefecido a
líquido, com poder para gerar 13,6 cavalos a 8.500 rpm e torque máximo de 1,41
kgfm a 5.250 rpm. A alimentação se dá por injeção eletrônica, o que faz com que
esse scooter atinja tranquilamente os 120 km/h.
Dotado de sistema de câmbio CVT (V-Matic), o PCX faz a troca
de marchas automaticamente. Tem boa retomada de aceleração, o que facilita a
vida do condutor nos trechos urbanos - aliás, este é o terreno ideal do PCX
150.
Freios
O PCX já utiliza o sistema CBS (Combined Brake System), da
Honda, o qual aciona ambos os freios da moto de forma sincronizada. Assim,
quando se usa, por exemplo, o freio dianteiro, um percentual é transmitido
também para o freio traseiro, fazendo com que haja maior segurança na hora de
parar.
Praticidade
O PCX 150 tem um comportamento em vias urbanas que, se
fôssemos resumir em uma só palavra, poderíamos dizer "praticidade".
Oferece bastante conforto, especialmente, por seu banco largo e posição de
pilotagem. Ao carona, também, tal conforto é compartilhado.
Características técnicas
Motor 153cm3,
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Potência máxima 13,6 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 1,41 kgf.m a 5.250 rpm
Diâmetro X Curso 58,0 x 57,9 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 10,6 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol (ALTO/BAIXO) 35/30W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 5,9 litros
Óleo do motor 0,9 litro (0,8 litro para troca)
Transmissão Automática, tipo CVT (V-Matic)
Embreagem Automática centrífuga (tipo seco)
Suspesão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso
Supensão traseira Duplo-amortecido com 85 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de pistão duplo
Freio traseiro A tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro 90/90-14
Pneu traseiro 100/90-14
Chassi Monobloco (underbone)
Altura do assento 760 mm
Altura mínima do solo 140 mm
Dimensões (C x L x A) 1.917 mm x 738 mm x 1.094 mm
Entre-eixos 1315 mm
Peso seco 124 kg
Potência máxima 13,6 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 1,41 kgf.m a 5.250 rpm
Diâmetro X Curso 58,0 x 57,9 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 10,6 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol (ALTO/BAIXO) 35/30W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 5,9 litros
Óleo do motor 0,9 litro (0,8 litro para troca)
Transmissão Automática, tipo CVT (V-Matic)
Embreagem Automática centrífuga (tipo seco)
Suspesão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso
Supensão traseira Duplo-amortecido com 85 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de pistão duplo
Freio traseiro A tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro 90/90-14
Pneu traseiro 100/90-14
Chassi Monobloco (underbone)
Altura do assento 760 mm
Altura mínima do solo 140 mm
Dimensões (C x L x A) 1.917 mm x 738 mm x 1.094 mm
Entre-eixos 1315 mm
Peso seco 124 kg
Tenho uma PCX 2014. O problema dessa scooter, assim como a maioria delas, é que a suspensão é muito limitada, então qualquer imperfeição no pavimento é logo transmitido ao piloto, ou seja, a moto treme toda ao andar em uma rua de paralelepípedos por exemplo. Se pegar um buraco maior na estrada o risco de queda é muito elevado.
ResponderExcluirO problema não está exatamente na suspensão, mas no diâmetro dos pneus, que são bem pequenos. Esse fator colabora para que toda a scooter absorva a maior parte do impacto.
ExcluirAchei muito bom seu post. a minha Honda PCX 150, é muito econimica e facil manutenção.
ResponderExcluirSão espetaculares no meio urbano, com certeza! :)
ExcluirQual quantidade de óleo das bengalas
ResponderExcluirNa PCX, 116 ml em cada bengala. Procure usar sempre o óleo indicado no manual da moto, ou superior, mas nunca inferior, ok? #ficaadica #motoabaraço
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