TNT 1130 R, a evolução definitiva da Benelli
A Tornado Naked TRE
R, ou TNT 1130 R, é um dos maiores orgulhos da fábrica italiana Benelli, devido
não só à tecnologia, mas o esmero aplicado em cada uma das partes dessa
excelente máquina.
Essa linda cafe racer
é capaz de atingir quase 260 km/h, uma velocidade bastante considerável, sem
perder a ciclística, ou seja, ela se mantém firme no curso, mesmo desafiando
certos limites. Seu motor de 1130 cm3 é um 3 cilindros em linha, 4
tempos, 12 válvulas (sendo 4 por cilindro) e refrigerado a líquido, que desenvolve
incríveis 157,8 cv de potência a 10.200 rpm e tem um considerável torque de
12,2 kgmf a 8400 rpm. Ou seja, tem potência e força o suficiente pra deixar o
camarada bastante satisfeito em cima dela. Com 6 marchas, a resposta do motor é
bem mais eficaz, sem que, nas finais, o motor fique "pedindo" uma
nova marcha, como se aparenta em certos modelos de motos, esportivas ou não.
Seu sistema de escape, com três saídas, segue precisamente
as formas do motor, passando por baixo do chassi, até sair por debaixo do banco
do passageiro, entre este e a placa, numa única saída compacta. Isso tornou-se
um detalhe interessante na moto, quando vista por trás, pois lembra vagamente a
turbina de um jato. Outro detalhe é que este escape possui também um
catalisador, o que diminui em muito a emissão de gases danosos à atmosfera.
O sistema de amortecimento da TNT 1130 R é super eficiente,
a última tecnologia aplicada às motos de velocidade. A suspensão dianteira é
composta por garfo
telescópico invertido com bengalas de 43 mm de diâmetro, totalmente ajustável,
com curso de 120 mm. Já a suspensão traseira possui balança em treliça
monoamortecida, totalmente ajustável, também com curso de 120 mm.
Para
garantir a parada, a Benelli TNT 1130 R possui dois discos de 320 mm na
dianteira, com pinças Brembo de 4 pistões, impulsionadas por bombas da mesma
marca, e um disco único de 240 mm na traseira, com pinça de 2 pistões. O
sistema de frenagem, em suma, é muito eficiente e garante mais segurança ao
piloto.
O preço dessa gracinha, no Brasil, é que não parece ser tão
atraente, pelo menos, para a maioria dos mortais. Enquanto, na Europa, ela sai
por cerca de € 14.900, em terras tupiniquins sai por menos que R$ 80 mil, a
versão "R", que é a suma deste post. Viva os impostos brasilis!
http://suportedeplaca.wordpress.com/
ResponderExcluirMuito bom esse site, indicarei aos amigos, abs