terça-feira, 24 de junho de 2025

Nova YAMAHA TÉNÉRÉ 700 2025: Inspirada no Rally

Seja em alta ou em baixa, seu motor entrega o que promete


Salve, Motors!

Preparados para acelerar a imaginação e talvez o motor? Hoje vamos mergulhar no universo da Yamaha Ténéré 700, uma moto que tem dado que falar e, pelo que as fontes nos contam, com toda a razão! Se você é daqueles que sonham em conquistar trilhas desafiadoras ou devorar quilômetros de asfalto, a Ténéré 700 promete ser sua parceira ideal.


Ténéré 700/2025 - Entrega o que promete

A alma desta máquina é o renomado motor CP2 (crossplane bicilíndrico) de 689cc, que entrega 68,9cv e 6,6 kgf.m de torque. Pelo que o Jorge Casais nos conta, mesmo sendo um 700cc, ele não se envergonha perto das concorrentes de maior cilindrada, exibindo torque, acelerações e retomadas admiráveis. O acelerador eletrônico YCC-T garante um torque constante em todas as rotações, proporcionando uma pilotagem precisa e eficiente. Ele é descrito como "bravo quando é necessário, mas também dócil quando queremos". Inclusive, em baixas rotações, é possível controlar a moto com facilidade, subindo trilhas com pedra solta em quarta velocidade, sem o motor falhar. É a tal docilidade que nos surpreende!


Motor CP2, bicilíndrico, de 689 cc


O design da Ténéré 700 é pura inspiração no rali, um legado vitorioso que se traduz em ergonomia e uma pilotagem única. Com uma silhueta vertical clássica, frente alta e traseira compacta, ela entrega performance e conforto. Além disso, a carenagem compacta e o assento plano garantem agilidade e liberdade de movimento, seja sentado ou em pé. O farol de LED quádruplo, com seu suporte em formato de "Y", reforça o visual icônico e oferece iluminação otimizada para qualquer hora do dia ou da noite. Ah, e falando em conforto, é surpreendentemente confortável, mesmo com o banco de origem.


Design da Ténéré 700 - inspirado no Rally


A robustez da Ténéré 700 é inquestionável. Testada no programa de Rali-Raid da Yamaha, ela combina força e leveza com seu quadro de berço duplo em aço tubular. Essa construção, aliada a uma curta distância entre eixos e um chassi estreito, confere à moto uma agilidade impressionante. Para encarar qualquer terreno, ela conta com uma suspensão de longo curso de 210 mm, resultando em 240 mm de distância ao solo. A suspensão dianteira invertida (43 mm, com regulagem de pré-carga) e a traseira ajustável com depósito piggyback trabalham em harmonia, mesmo nas condições mais extremas. As pedaleiras amplas, o assento plano e as proteções para as mãos e o motor complementam o pacote de resistência. E se a queda acontecer, uma grande vantagem em relação à Super Ténéré, por exemplo, é o peso: a T7 pesa cerca de 200 kg, uma diferença substancial para os quase 300 kg da ST, facilitando muito na hora de levantar a moto.


Quadro de berço duplo em aço tubular.


No quesito tecnologia, a Ténéré 700 busca o equilíbrio entre o essencial e o inovador. Embora o Jorge Casais aprecie a mecânica "muito básica" e os "poucos gadgets tecnológicos", seguindo o lema "keep it simple, and you ride everywhere", a Yamaha nos apresenta recursos que otimizam a experiência. Ela possui um painel vertical com tela TFT de 6,3 polegadas e dois temas, focados nas informações cruciais. Além disso, oferece conectividade Bluetooth via aplicativo Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect), permitindo atender chamadas, ouvir música e usar navegação "turn-by-turn". Para recarregar dispositivos, há uma tomada USB Tipo-C protegida por tampa à prova d'água. E para a segurança e controle, o ABS e o TCS (controle de tração) são ajustáveis por um botão. O ABS, por exemplo, oferece três modos, inclusive a desativação nas duas rodas ou apenas na roda traseira, e o controle de tração pode ser desligado diretamente no painel, dando total controle em terrenos desafiadores.


Tomada USB tipo C para celulares e acessórios.


Yamaha Motorcycle Connect - tecnologia ao alcance das mãos.


Joystick permite um melhor controle dos comandos.


Na estrada, a Ténéré 700 roda muito bem, com um motor suave para viagens legais e potência de sobra para ultrapassagens rápidas, sem a necessidade de passar caixa. O conjunto motor/quadro é tão bem concebido que não apresenta vibrações incômodas em longas tiradas. O único "senão" do Jorge Casais é o windshield que deixa passar alguma aragem, mas ele já buscou uma solução. Em estradas sinuosas, de montanha, ela se segura "muito bem, mesmo muito bem", com a ajuda dos pneus Pirelli Scorpion STR Rally.


Na estrada, potência, equilíbrio e conforto.


No off-road, mesmo para um "aprendiz de feiticeiro" como o Jorge, a T7 se mostra "muito boa", com o motor sempre disponível. E, sim, ela é fantástica em terra, mesmo que a experiência seja limitada a estradões e percursos tipo ACT. Embora ele não tenha experimentado areia, a versatilidade dos pneus pode deixar a desejar em lama, que ele detesta. Um ponto que faz toda a diferença para muitos é a possibilidade de ser rebaixada; no caso do Jorge, que é de "perna curta", 1 cm fez toda a diferença na confiança.

Preço sugerido

No site da Yamaha, o preço sugerido - sem contar frete e seguro de frete - é de R$ 79.990,00. Mais barata que um BYD. :)

Em suma, a Yamaha Ténéré 700 é uma moto que cativa pelo seu equilíbrio entre performance, versatilidade e design aventureiro. Ela consegue ser brava e dócil, confortável para longas viagens e ágil em terrenos desafiadores. É a máquina que te leva por bons e maus caminhos, com uma filosofia clara de aventura.

Motoabraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Nova YAMAHA TÉNÉRÉ 700 2025: Inspirada no Rally

Seja em alta ou em baixa, seu motor entrega o que promete Salve, Motors! Preparados para acelerar a imaginação e talvez o motor? Hoje vamos...