MV Agusta F4 2010: maior potência e controle de tração

-----------------------------------------------------------
Em dezembro de 2009, falei aqui no Louco por Motos a respeito da MV Agusta F4000 Tamburini, uma das motocicletas mais rápidas do mundo. Agora, de forma rápida, vou falar sobre o modelo 2010, ressaltando as principais modificações feitas pela fábrica italiana.
A F4 teve modificações no motor de 4 cilindros em linha e 998 cm3, que agora passa a ter 186,3 cv de potência máxima @ 12.900 rpm e torque de 11,4 kgmf @ 9.500 rpm. Para que isso fosse possível, algumas mudanças foram feitas internamente (em termos de diâmetro e curso, os valores são os mesmos da versão Tamburini, isto é, 76 x 55 mm), tais como: virabrequim, dutos de admissão e exaustão foram redesenhados e os cilindros (no total de 4), ganharam novos corpos de aceleração, com 49 mm e oito bicos injetores. E, pela primeira vez na história das motocicletas em série, tudo isso é controlado por uma central eletrônica. Esta central ainda é responsável por comandar os dutos variáveis de admissão, que melhoram o torque em baixas rotações, a válvula do escapamento e um novo e moderno controle de tração, com oito níveis de ajuste, e ainda os dois mapas de gerenciamento do motor (Rain e Sport). Velocidade? Ela pode atingir os 305 km horários, de acordo com a disposição e coragem do piloto, claro.
-----------------------------------------------------------
O novo motor da F4, de 998 cc, gera até 186,3 cv de potência máxima.



Apesar de a aparência do modelo 2010 lembrar muito os modelos anteriores, praticamente tudo foi renovado na F4. A começar pelo farol dianteiro: conta com lâmpada Xênon e, logo abaixo, na carenagem que protege o próprio farol, ganhou duas entradas de ar, que auxiliam tanto no resfriamento do motor, como na aerodinâmica, permitindo melhor fluxo do ar. 
----------------------------------------------------
Nova entrada de ar na parte frontal da carenagem da MV Agusta F4 permite melhor fluxo de ar.





A embreagem também foi substituída por um tipo "deslizante". Esse tipo de embreagem melhora a transferência de potência à roda, evita o travamento na desaceleração, assim como, a perda de aderência e tração do pneu traseiro. E, por falar em tração, a força da MV Agusta é tão grande que, no vídeo, podemos observar que o pneu traseiro é literalmente "queimado", deixando sua "pegada" no asfalto. Confira o vídeo no final deste post.
---------------------------------------------------
O quadro da MV Agusta 2010 ficou menor e com as tubulações mais estreitas: 10 kg a menos na balança e maior agilidade na corrida.





O quadro tubular de aço da nova MV Agusta também sofreu modificações: a começar, pela espessura e o diâmetro dos tubos ficaram ligeiramente menores, mais rígidos, mas deixando a moto 10 kg mais leve, o que lhe confere boas retomadas e velocidade final mais rápida.
Outra novidade no modelo 2010 está em seu elegante painel. Digital, ele informa velocidade, rotação do motor, dados sobre o controle de tração e também os mapas de gerenciamento de motor.  O escape é outro item que chama a atenção: são quatro saídas posicionadas abaixo do banco do passageiro, sendo duas de cada lado. Um show em design.
---------------------------------------------------
As saídas de escape são elementos à parte do bom gosto em design.



O painel digital é também uma das atrações desta magnífica superesportiva.





Apesar do anúncio de lançamento, a empresa ainda não anunciou o preço dessa belezinha, mas, tirando por base o valor da Tamburini, que é de 43000€ na Europa, não deve sair por menos de 48 mil euros. Lá, viu? Porque, aqui no Brasil, dá até medo de fazer as contas. 




Veja o vídeo de divulgação feito para a MV Agusta F4 2010:





------------------------------------------------------

Comentários

  1. Adorei o blog, mt bom! Ainda sou meio leigo em assunto de motos, mas queria saber se essas motos MV Augusta carregam passageiros. Podia me tirar essa dúvida?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, meu amigo. Obrigado por visitar o Louco por Motos. Bom, a MV Agusta F4 é uma esportiva de corpo e alma. Dá pra levar garupa? Sim, mas em passeios curtos dentro da cidade. Mas, fora isso, não é muito confortável, não. :) Abrs.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

Postagens mais visitadas