CBR 250R: mais uma ótima pequena esportiva no Brasil
A Honda, finalmente, trouxe para o Brasil sua mais nova versão em
esportiva pequena, a CBR 250R. Ela veio para competir um dos mercados de motos
mais movimentados do país, onde já se encontram pequenas estrelas: a Ninja
250R, da Kawasaki, e a Comet GTR 250, da Kasinski, e a Roadwin 250, da
fabricante Dafra. E, pelo jeito, vai dar trabalho para as outras.
A CBR 250R conta
com duas versões: standard, ou básica, e a ABS, equipada com esse tipo de
freio. A primeira tem preço sugerido de R$ 15.990 e a segunda versão, de R$
17.990. Por enquanto, a Honda tem permitido apenas a importação desse modelo,
mesmo assim, não atribuiu taxas tão altas, a ponto de tornar seu comércio uma
decepção, por aqui. Mas, segundo informações da assessoria de imprensa da
empresa, há intenção de fabricá-la em Manaus, apesar de não especificarem
quando. Eles esperam chegar a, pelo menos, 1.000 unidades vendidas por mês,
para viabilizar sua nacionalização.
De qualquer forma,
a CBR 250R é uma motocicleta feita para dar velocidade - nos moldes, claro, de
uma moto de 249.4 cm3 -, ao mesmo tempo, oferecendo eficiência em
consumo de combustível, facilidade na pilotagem e, claro, um acessível custo de
manutenção (a Honda, além de uma grande marca, tem a característica já
conhecida de ter baixo custo de manutenção e peças).
Em testes realizados pela Honda, levando-se em consideração terem
utilizado a versão básica e sem qualquer acessório, com um só piloto, em
estrada aberta, a CBR 250R conseguiu marcar 27 km/litro, isto é, um excelente
resultado para uma mini-esportiva. A cada 100 km, a moto consome cerca de 3,7
litros de gasolina. Sua alimentação é por injeção eletrônica multi-ponto PGM-FI
e seu tanque tem capacidade para 13 litros. Com isso, chegamos a uma boa
autonomia: 351 quilômetros com o tanque cheio. Mas, não se esqueça do seguinte
detalhe: passou dos 100 km/h, o consumo da motocicleta já é outro, de 1 a 3
litros a menos por quilômetro rodado. Afinal, isso ocorre em todo e qualquer
veículo.
Para quem curte, mas ainda não pode adquirir uma esportiva de
peso, a CBR 250R vai garantir sua satisfação, de qualquer jeito. Além de ser
uma motocicleta linda, vai chamar a atenção e, de quebra, agitar um pouco mais
a adrenalina do piloto. Compensa ir à concessionária conhecê-la.
Especificações Técnicas
MOTOR
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Tipo
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Mono-cilíndrico, arrefecido por
líquido, 4 tempos, 4 válvulas, DOHC
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Cilindrada
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249,4 cm3
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Diâmetro x Curso
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76 x 55 mm
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Relação de compressão
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10,7: 1
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Potência máxima
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19,42 kW/8.500 rpm (95/1/EC)
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Binário máximo
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22,9 N·m/7.000 rpm (95/1/EC)
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SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
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Alimentação
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Injecção electrónica multi-ponto
PGM-FI
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Diâmetro do corpo do acelerador
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38 mm
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Capacidade do depósito do
combustível
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13 litros (incluindo reserva por
mostrador LCD)
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Consumo de combustível
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3,7L/100km (27km/L) (modo
WMTC#)
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SISTEMA ELÉCTRICO
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Sistema de ignição
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Digital transistorizada controlada
por computador, com avanço electrónico
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Arranque
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Eléctrico
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Capacidade da bateria
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12 V/6 AH
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Faról dianteiro
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60/55W (H4)
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TRANSMISSÃO
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Embraiagem
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Húmida, multi-disco com molas
helicoidais
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Accionamento da embraiagem
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Mecânico; por cabo
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Tipo de transmissão
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6 velocidades
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Transmissão final
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Corrente selada por O-rings
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QUADRO
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Tipo
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Diamante; dupla trave em aço
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CICLÍSTICA
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Dimensões
(C x L x A)
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2.030 mm x 709,5 mm x 1.127 mm
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Distância entre eixos
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1.369mm
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Ângulo do avanço (ângulo da coluna
da direcção)
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25°
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Avanço (Trail)
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95 mm
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Altura do banco
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784 mm
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Altura ao solo
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148 mm
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Peso em ordem de marcha
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162 kg (166 kg versão C-ABS)
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SUSPENSÃO
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Tipo
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Dianteira
Forquilha telescópica de 37 mm, curso de 130 mm
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Traseira
Mono-amortecedor Pro-Link, curso de 104 mm
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RODAS
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Dimensão das jantes
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Dianteira
17 M/CxMT2.75
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Traseira
17 M/CxMT4.00
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Dimensão dos pneus
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Dianteiro
110/70-17M/C
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Traseiro
140/70-17M/C
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TRAVÕES
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Tipo
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Dianteiro
Hidráulico, disco de 296 x 4,5 mm, com pinça de pistão duplo e pastilhas de
metal sinterizado
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Traseiro
Hidráulico, disco de 220 x 5 mm, com pinça um pistão e pastilhas de metal
sinterizado
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Tenho uma e to adorando a performance da máquina. Obediente, rápida e linda. É uma pequena grande moto. Show.
ResponderExcluirWalter(Manaus)
Eu tenho uma cbr 250r, e estou muito satisfeito com ela, e falando sobre consumo, ela faz 30km por litro rodando na cidade, e 30km por litro andando na estrada até 120km de velocidade, caindo para 27, andando de 130 a 140 km de velocidade,e é muito segura no asfalto(estabilidade).
ResponderExcluirTenho um carro e comprei a cbr 250r, antes de pegar a moto, fique preocupado pois tenho 1,61cm de altura..., achei que não ia dar pé e não ia conseguir conduzir a moto...não tinha feito o teste drive e não tinha a moto na concessionária para montar...rsrs....mas deu tudo certo ....gastava cerca de R$400,00 usando somente o carro...agora gasto R$40,00 com a moto que dá para o mês todo....utilizo bem pouco o carro....
ResponderExcluirabraços...
Airton (Itanhaém/SP)
Tenho uma CBR 250r, essa média de 27km/L e na faixa e tocando forte, na cidade já consegui fazer 33km/L. E uma vez na Rodovia a 80km/H fiz 37km/l
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