Pedágio para motos: 67% é contra
Pagar
pedágio quando a motocicleta utiliza menos de 1% da rodovia é,
realmente, algo que pode deixar o motociclista contrariado. Além da
chatice de ter que parar, pegar o dinheiro na carteira, que está no
bolso (se estiver sob chuva, mais trabalho, ainda, devido à
indumentária toda), tira e coloca luvas, ainda há a questão: que
tipo de dano a moto causa no asfalto? Bom, esse é meu ponto de
vista, o qual compartilho com os 67% de leitores que responderam à
enquete do Louco por Motos:
Cobrar
Pedágio de Motos: você acha correto?
24%
dos visitantes disseram que sim, mas desde que fosse mais barato.
Mais barato já é, e se for mexer no valor, ou se coloca uma taxa
simbólica (ainda assim, teria a chatice de parar e pegar o
dinheiro), ou não se cobra nada.
7%
responderam que somente as motos de alta cilindrada, o que cairia no
mesmo em relação à própria cobrança. Isso, porque tais motos,
mesmo que mais pesadas que uma CG, não danificam nem 0,01% a mais de
asfalto que as de menor motor. Portanto, não mudaria nada e só
prejudicaria quem possui moto de maior cilindrada.
1%
diz que teria que ser no mesmo valor que os carros. Não irei nem
comentar a respeito, ok?
Finalmente,
o grupo onde me enquadro, 67% responderam “Você ficou louco,
mermão?”. A cobrança de pedágios para motociclistas não deveria
ser aplicada, como acontece na Rodovia Anhanguera, em São Paulo,
onde a passagem de duas rodas é livre (concessionárias Auto Vias e
Autoban) – e olhe que esta é considerada uma das melhores rodovias
do país!
Então,
por que algumas concessionárias cobram?
A
explicação para tal é que o número de motos tem crescido cada vez
mais e, com a frota nacional aumentando a cada ano, maior movimento
os motoqueiros têm dado às rodovias. Então, muitas concessionárias
passaram a cobrar pedágios de motociclistas, de uns anos pra cá. E
isso não deve mudar.
No
entanto, projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados com a
proposta de isentar os veículos de duas rodas de pagarem pedágios
nas rodovias federais. São elas: PL 6753/06, da ex-deputada Laura
Carneiro; e PL 1410/11, do dep. Washington Reis (PMD-RJ). Já nas
estaduais, vai depender de acordos com os seus respectivos governos.
Já
que é aplicada, que tal evitar transtornos?
Uma
sugestão para as concessionárias de pedágio, em relação ao
atendimento aos motociclistas em trânsito, é criarem cabines
adequadas aos motociclistas, o que pode também agilizar o processo e
não segurar tanto o trânsito, quando ocorrer casos como a hipótese
citada no início deste post.
O
'Sem Parar' é também uma boa opção pra o motociclista. Evita que
fique parando em toda praça e deixa o trânsito fluir.
E
você? O que pensa a respeito? Deixa seu coment. Valeu. Motoabraço.
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