MANUTENÇÃO I: Baterias
Olá,
motoamigos!! Daremos início a uma série, denominada Manutenção,
na qual iremos discutir assuntos relacionados à manutenção de sua
motocicleta, a fim de que ela possa continuar rodando na boa, sem dar
trabalho.
Começaremos
com o assunto bateria. Afinal, como funcionam? O que pode
danificá-las? O que fazer pra manter a bateria em ordem?
![]() |
Baterias comum (esq.) e selada para motos. |
Como
funcionam?
![]() |
Partes de uma bateria. |
As
baterias são formadas, basicamente, de placas com cargas positiva e
negativa, as quais geram energia (por "contato" entre as
duas) utilizando, normalmente, ácido sulfúrico (H2SO4).
No processo, o ácido sulfúrico dissocia-se, transferindo o sulfato
(SO4) para as placas de chumbo (Pb) da bateria. Com isso,
forma-se outro elemento, que é o sulfato de chumbo (PbSO4).
O gás hidrogênio (H2) rouba o oxigênio do óxido de
chumbo (PbO2) da placa positiva, formando água (H2O),
que diminui a concentração ácida do eletrólito. A reação
química gera a corrente elétrica, quando elétrons livres
lentamente se reúnem nas placas negativas. Como se trata de um
processo contínuo, o eletrólito irá se transformar em água pura e
as placas serão cobertas de sulfatação (PbSO4), o que
vai causando o fim da vída útil de sua bateria.
Bateria
comum x selada
![]() |
Bateria comum. Recarregada com solução especial para baterias, ou água destilada. |
No
mercado, hoje, há basicamente dois tipos de baterias: as comuns e as
seladas. A bateria comum, como todos sabemos, é aquela em que
necessita de manutenção com certa frequência, devido à
decomposição/perda da solução ácida que faz o contato entre as
placas. Com o tempo, a bateria vai perdendo a solução, o que faz
com que seja necessário “recarregá-la”, com o risco de as
placas “colarem”, se isso não for feito. Aí, é só outra nova,
meu amigo, minha amiga. :) A recolocação de solução (água
destilada também serve) é simples, pois a bateria “aberta”
contém os orifícios pelos quais a solução é inserida. Tenha o
cuidado, no entanto, de não deixar cair solução na pele, ou na
roupa, ou em qualquer outro local que não possa ser comprometido.
Tampe corretamente os orifícios, antes de reinstalar a bateria.
A
bateria do tipo “selada” é mais nova (nem tão nova assim,
claro) e, sem dúvida, é o tipo mais utilizado. Isso, porque tem
vantagens extras sobre as baterias comuns, e uma delas á não
precisar de manutenção. Veja bem, alguns modelos, não. Duram mais
tempo, mas, se “zerar”, é outra. Já boa parte das seladas
precisa, sim, de ser recarregada – mas, de forma elétrica,
ligando-a, através de um carregador específico, na energia. Em
cerca de 1 hora a bateria está pronta para uso.
![]() |
Bateria selada. Recarregada através de um carregador baterias. |
De
qualquer forma, ambas as baterias têm seu tempo de vida útil, assim
como tudo na “vida”. Haverá um momento em que, mesmo
recarregada, a bateria não vai mais funcionar. O jeito, então, é
substituí-la por uma nova.
Baterias
se descarregam sozinhas?
Sim,
normalmente. A energia armazenada na bateria se perde a uma razão de
0,01 a 0,30 volt por mês, a uma temperatura ambiente de 25°C. Caso
ela aumente, a bateria descarrega mais rápido. A 35°C, por exemplo,
a bateria descarrega duas vezes mais rápido que a 25°C. Alguns
acessórios instalados nas grandes motos drenam energia mesmo com a
chave desligada. Relógios e a memória de computadores de bordo
estão entre os mais comuns. Para checar a corrente de descarga
desses componentes ou se há alguma pequena fuga de corrente,
desconecte o fio positivo da bateria e meça com o multímetro a
corrente de descarga. (por exemplo, na Falcon a fuga máxima
especificada é 0,1mA). Na falta de um multímetro, coloque uma
lâmpada pequena como as de painel. Se ela acender, mesmo fraca, pode
estar havendo alguma fuga de corrente.
Um
dos “macetes” que a gente aprende é colocar, no tripé de
descanso, uma espécie de luva de borracha, que isola o terra e,
assim, economiza energia. Na Shadow, esse truque se mostrou eficaz.
![]() |
Regulador de voltagem, ou Retificador. |
Atenção!! Caso o regulador de voltagem (retificador) de sua moto esteja com algum problema, inevitavelmente terá influência sobre a bateria, deixando que ela se descarregue sem parar. O retificador é que mantém a bateria carregada/carregando enquanto a moto está ligada.
Como
medir a energia da bateria?
No
caso das comuns, você pode medir a densidade da solução ácida,
usando um densímetro. Em qualquer tipo de bateria, para conferir a
voltagem, utilize um multímetro. Um outro teste: se sua moto for
daquelas que os faróis ficam acesos só na chave, isto é, com o
motor desligado, mantenha-a assim e faça a medida na bateria com o
multímetro. Se marcar abaixo de 11,5V, é sinal que a bateria já
precisa ser recarregada.
Nota:
se sua moto não tiver essa característica, a alternativa é
conectar uma lâmpada de farol na bateria e fazer o teste.
Eu
mesmo posso recarregar a bateria?
Sim,
claro. Existem, no mercado, diversos tipos de carregadores
específicos para baterias, seja para automóveis, seja para motos.
Veja os procedimentos, caso você tenha adquirido um carregador:
![]() |
Carregador de baterias. |
1)
Retire as tampas da bateria.
2)
Sempre coloque as garras do carregador primeiro na bateria. Depois
ligue a corrente elétrica.
3)
Carregue a bateria com 1/10 da capacidade nominal da bateria. (uma
bateria de 7Ah deve ser carregada com 0,7Ah)
4)
Teste a bateria com um multímetro ou com um densímetro até que a
bateria atinja 100% da sua carga. Cuidado, pois carregar mais que o
tempo necessário corrói as placas.
5)
Adicione água destilada, caso o nível da solução esteja abaixo do
máximo.
Se
feitos todos os procedimentos corretamente e, no fim, a bateria não
estiver boa, pode ser sinal de que ela precisa ser substituída.
Se
a bateria não estiver segurando a carga, ou seja, mesmo depois de
montada, ela ainda descarrega, é sinal de que não foi carregada o
suficiente: nesses casos, é preciso que se faça a “carga lenta”,
que pode demorar horas, até um dia inteiro. Se ainda for preciso
repetir esse processo, desista e compre uma nova.
Na
ativação de baterias novas
Após
colocar a solução, uma bateria nova armazena cerca de 80% da sua
carga. Deve-se carregá-la a “carga lenta” após sua ativação,
para evitar que a bateria seja carregada pelo gerador da moto, que
pode aquecer as placas.
Atenção
ao comprar uma bateria: quanto mais tempo ela ficou estocada, menor
será sua carga inicial. Por isso, prefira baterias com data de
fabricação mais recente.
1)
Teste o sistema de carga da moto e verifique possíveis fugas de
corrente para ter certeza que o defeito é na bateria.
2)
Remova a tampa do respiro da bateria.
3)
Coloque a solução, que vem com a bateria, até o nível máximo.
4)
Deixe a bateria descansar por 30 minutos. Balance-a gentilmente, para
expulsar bolhas de ar. Se necessário, complete o nível com a
solução eletrolítica. Não deve ser adicionada mais solução
eletrolítica na bateria após essa etapa.
5)
Carregue a bateria com uma carga equivalente à 1/10 da carga
nominal, até que ela esteja com carga total. Se, durante a carga, o
nível da solução abaixar, complete somente com água destilada.
6)
Proteja os terminais da bateria com graxa ou vaselina. Conecte o tubo
de respiro. Verifique se a ponta do tubo de respiro não está
encostando na moto.
Cuidados
no manuseio
As
baterias contêm elementos que podem trazer certos transtornos, por
isso, é recomendado alguns cuidados em seu manuseio. Veja:
1)
Gases potencialmente explosivos (oxigênio e hidrogênio)
-Não
fume, não produza chamas ou faíscas próximo a baterias.
-Antes
de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas.
-Só
dê carga em locais ventilados.
-Se
a bateria ficar quente durante a carga, suspenda o processo e espere
a bateria esfriar. O calor estraga as placas e a bateria pode
explodir.
-Esteja
certo que o tubo de respiro da bateria está desobstruído e sem
dobras.
2)
Ácido sulfúrico: extremamente corrosivo
-Sempre
use óculos de proteção, luvas e roupas protetoras.
-Lave
qualquer respingo de ácido com água e sabão.
-Em
caso de ingestão, beba grandes quantidades de leite ou água com
leite de magnésia, óleo vegetal ou ovos batidos. Procure ajuda
médica.
-Em
caso de contato com os olhos, lave com água corrente durante vários
minutos e procure ajuda médica.
-Retorne
sua bateria usada para a loja onde você comprou. Eles são obrigados
por lei a receber a bateria e destiná-la para reciclagem. Baterias
contêm chumbo e ácidos que podem contaminar o meio ambiente.
Mantenha
baterias fora do alcance de crianças.
Alguns
componentes elétricos podem ser danificados caso os terminais da
bateria ou conectores sejam ligados ou desligados com a ignição
ligada e houver presença de corrente elétrica.
Remoção:
Desacople primeiro o cabo negativo da bateria, depois o cabo
positivo.
Instalação:
Acople primeiro o cabo positivo, depois o negativo.
Galera,
espero ter colaborado um pouco mais para que você conheça melhor
sua moto. A todos, motoabraço!
Agradecimentos:
Duas Rodas Motociclismo
Enduro HP
Obrigado pelas informações sobre baterias automotivas
ResponderExcluir