FILTRO DE COMBUSTÍVEL: QUANDO É NECESSÁRIO TROCAR?

Filtro de Combustível: quando é necessário trocar?

E aí, motors?? Tudo bem com vocês?

São muitos os proprietários de motocicletas que se esquecem ou não dão muita atenção a um item muitíssimo importante de sua moto: o filtro de combustível.



Amigos, infelizmente vivemos em um país onde a qualidade do combustível é duvidosa em


grande parte dos postos de abastecimento. Sempre tem aqueles que, visando somente ao lucro, misturam o combustível a outros elementos que nem temos ideia do que se tratam. Sem falar que poucos são os que fazem a devida manutenção e limpeza de seus tanques e, com o tempo, o combustível armazenado vai deixando resíduos no fundo, que acabam por ser transferidos para outro tanque, o da sua moto. E isso também é válido para este último, que pelo mesmo motivo, acumulam resíduos que passam pelo sistema de alimentação da motocicleta, trazendo problemas ao motor e prejuízos ao proprietário.

Portanto, para amenizar esses problemas, é altamente recomendado que o filtro de combustível tenha uma atenção especial do motociclista.

Filtro padrão de polietileno.


Para que serve o filtro de combustível?

Como o próprio nome diz, o filtro é um componente que faz parte do sistema de alimentação do motor e é localizado entre o tanque e o motor - nas motos carburadas, ele fica entre o registro de combustível e o carburador; já nas injetadas, entre a bomba de combustível e os bicos injetores. O filtro tem a função de segurar ou diminuir drasticamente a passagem de impurezas para o carburador (em motores carburados) ou para os bicos de injeção (para motores de injeção eletrônica).  Tais impurezas podem ser: poeira, micro detritos, resíduos e até mesmo água. 

Como é constituído o filtro de combustível?

O filtro da moto é fabricado em polietileno, normalmente em formato cilíndrico e dotado de materiais em seu interior que têm a função de filtrar, ou seja, segurar e impedir que os resíduos continuem o caminho até o motor por meio de uma mangueira. 

Há também os filtros esportivos, normalmente em metal e mais resistentes.

Filtro esportivo em metal


Como saber se o filtro está ruim?

Os principais sintomas que indicam que o filtro está pedindo socorro:

1 - falha no motor ao acelerar a moto, especialmente, nas retomadas de velocidade;

2 - dificuldade no arranque, ou seja, ao sair com a moto, você nota que o motor dá aquela "engasgada";

3 - sua moto está consumindo mais do que o costume.

É recomendado, no entanto, que ao fazer a revisão de sua moto, ou a qualquer hora que queira dar uma passadinha na oficina de sua preferência, solicitar ao mecânico que faça uma verificação no filtro, pois ele pode identificar facilmente a necessidade de troca. Visualmente, como a maioria dos filtros é na cor branca, você mesmo poderá conferir isso, pois, se sujo, ele vai ganhando uma coloração ocre à medida que vai ficando cada vez mais sujo. 

Você mesmo pode fazer a troca do filtro.


Como fazer a troca do filtro?

Você mesmo pode fazer a troca do filtro de combustível de sua moto, caso ache melhor. Para isso:

1 - Compre o filtro de combustível adequado ao modelo de sua moto, bem como, duas abraçadeiras. Verifique também se as mangueirinhas que se conectam ao filtro estão em boas condições, ou seja, não estejam ressecadas e/ou trincadas;

2 - Desparafuse as abraçadeiras que estão no local e retire as mangueiras que prendem o atual filtro;

3 - Coloque as abraçadeiras novas em cada uma das mangueiras e, então, as conecte ao novo filtro;

4 - Reposicione as abraçadeiras nos bicos do novo filtro e aperte novamente os parafusos.

Simples, assim. Mas, caso fique em dúvida, melhor levar a um mecânico, que além de fazer isso rapidinho, ele poderá conferir se os demais elementos estão também em boas condições.

Quando fazer a troca do filtro de combustível?

Conforme a maioria dos manuais de proprietários, é aconselhável fazer essa troca a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, como vimos no início deste artigo, há fatores que podem adiantar o processo de sujeira. Portanto, atenção aos sintomas que a moto pode apresentar.


No mais, seja feliz. Antes de viajar, por exemplo, dentre outras coisas, verifique se o filtro de combustível de sua moto está ok. 


Motoabraço e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas