8 Dicas para Cuidar Bem de sua Moto

 8 Dicas para cuidar bem de sua moto

E aí, pessoal, tudo muito bem com vocês?

Essa postagem é para lembrar-lhes de que cuidar da moto, não só mantém a variação normal de seu valor venal, como também traz mais satisfação aos olhos de quem a vê, inclusive, os seus!

Então, vamos lá para essas dicas:


1. Lave-a com mais frequência

Muitos pensam: "ah, vou lavar a moto agora, para daqui a pouco passar em uma poça d'água e ela se sujar novamente". Ou: "lavo a moto agora, chove em meia hora." Realmente, há inconvenientes em certas épocas do ano, mas, assim mesmo, manter a moto limpa faz com que, não só visualmente, mas os próprios componentes dela, mecânicos e elétricos, fiquem livres de sujeiras e resíduos que, ou desgastam peças, ou corroem contatos. A lavagem frequente também mantém a integridade da pintura de sua moto, mas preste atenção no que o lavador irá usar como "produto". Não é qualquer coisa que se joga no tanque ou no motor. Esperto com isso, ok? 

2. Mantenha a corrente ajustada

A corrente é um item que, normalmente, a maioria só se lembra quando ela sai ou arrebenta. É
altamente recomendado que confira o estado da corrente a cada 15 dias, dependendo da "idade" do trio corrente x coroa x peão e de sua média diária de quilometragem. O tempo de rodagem, o clima e a sujeira colaboram para afrouxar a corrente e isso é um fator contínuo. Ajuste-a frequentemente. Mantê-la limpa e frequentemente lubrificada é outro fator muitíssimo importante para sua vida útil: portanto, a cada semana, dê uma passadinha de graxa ou óleo lubrificante na corrente, e tá de boa.


3. Microlimpeza no chicote, plugs e contectores

O "chicote" é todo o complexo de fiação de sua moto e os plugs e conectores são geralmente aquelas

Fig. 3. Chicote da XR 200

pecinhas nas extremidades dos fios que fazem a conexão com algum componente elétrico da moto, como o CDI, por exemplo. Motos mais rodadas começam a apresentar maus contatos justamente por não terem tido um tratamento específico desses componentes. Quando se faz uma revisão na fiação e os conectores são limpos e tratados com anticorrosivos (com WD40, que é ótimo), passa-se um bom tempo sem problemas sérios na parte elétrica. Antes de uma viagem longa, é altamente recomendado que se faça isso.

4. Pneus não calibrados, ossos quebrados

Cara, andar com pneus murchos ou extremamente cheios é o ó do borogodó! Manter os pneus no nível
correto de calibração, além de ajudar na autonomia da moto, garante maior segurança em curvas e em altas, além de manter a integridade das peças e até porcas e parafusos. Sem falar, na vida útil dos pneus, que têm na calibragem cerca de 60% de importância. O problema de pneus fora da calibragem ideal também podem causar acidentes, seja por perda de controle ou por estourarem ou rasgarem, ao passar em um buraco, por exemplo, em alta velocidade. Confira no manual, ou mesmo no quadro de sua moto, o nível de calibragem ideal para cada pneu, ok? E isso nos leva a outro item...

5. Pneus novos garantem os seus ...

Meu irmão, outra coisa que garante vida melhor à sua motoca são os pneus em si, e não só sua calibragem. Rodar com pneus ruins, sejam carecas, riscados ou recauchutados, é pedir pra cair, né, maninho? Além da multa que você pode ganhar, que hoje está na casa dos R$ 190 por pneu. Creio que, para riscados, seja a mesma coisa. Já os recauchutados entra, junto com os demais, no item segurança. Sim, alguns são bons e possuem certa "procedência" ("da borracharia do seu Karlones, é confiável!"), mas não têm garantia alguma de manter-se confiável a partir dos 60 km/h, meu amigo. Besteira teimar.

Fig. 5 Interior de um tanque de combustível após
anos de uso e gasolina suja

6. Limpeza do tanque de combustível

Quando for fazer uma revisão bacana na motoca, principalmente se já passou dos 60 mil km, veja com seu mecânico para limpar não só os bicos de injeção ou o carburador, como também o interior do tanque de combustível. Isso é bom ser feito, já que a qualidade do combustível nos postos tupiniquins é, em boa parte, altamente duvidosa. Uma limpeza bem feita garante que novos abastecimentos, mesmo os feitos em postos honestos, sejam melhor aproveitados, já que as impurezas do tanque, que escapam para o sistema de injeção ou para o carburador, são removidas antes que possam sair. Verá que tanto a autonomia quanto a performance da moto mudam. 

7. Itens Originais

Muitas são as situações em que o dono da moto prefere colocar uma peça de segunda linha à original.
Uma delas, é a financeira. Mesmo que, no mercado, existam peças de boa qualidade - e, se precisar, procure por elas -, a peça legítima da marca sempre tem maior garantia e, realmente, é melhor. Motos com muitas peças "paralelas" acabam perdendo o valor consideravelmente, quando revendidas. Só de se falar "é tudo originalzinho", dá até mais gosto, concorda? 

8. Rode "na manha"

Meus amigos, eu vejo algumas coisas que os caras fazem com suas motos, quando não preparadas para tal, que me deixam altamente perplexo. Tudo bem, que a moto não seja minha, o cara faz o que quiser, mas, sinceramente, vocês não têm dó quando veem os caras abusando do motor e também da sorte, não? Eu sinto. Principalmente, me desculpe, da moto. Se ela não é preparada para altos giros, velocidade excessiva em trechos urbanos, abuso de marcha até ela "gritar de dor", amigo, melhor respeitar os limites dela. Assim, você não a desvaloriza tanto na hora da venda. É chato ter que dizer para o comprador "o motor dela tá 'zero', com garantia de 3 meses...". Ah, tá. Valeu.

No mais, é isso, galera. Algumas pequenas dicas como essa são valiosas na hora de valorizar sua motoca. Fiquem na paz e motoabraço!






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