MOTO-E, CATEGORIA DAS ELÉTRICAS NO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE

MOTO-E, CATEGORIA DAS ELÉTRICAS NO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE


Salve, Motors!

Fig. 1.  Eric Gramado, único piloto brasileiro na MotoE. Foto: Twitter.
Talvez, nem todos saibam que existe uma categoria específica para motos elétricas no MotoGP, o mundial de motovelocidade. A categoria chama-se MotoE, com "E" de "electric", e
conta até com um representante brasileiro, Eric Gramado, piloto que vem competindo na categoria desde o primeiro campeonato, realizado em 2019.

A ideia de se ter um campeonato composto por motos elétricas não é nova. Na verdade, ela surgiu ainda em 2013, quando a Federação Internacional de Motociclismo, FIM, lançou o eRoad Racing World Cup, mas infelizmente esse projeto foi cancelado após 6 eventos, devido às restrições de tempo e ao fato de os organizadores não encontrarem locais adequados para realizar o campeonato.

Em 2018, ainda mais com a promessa de um bom mercado neste setor, a Dorna Sports apresentou a série elétrica MotoE, a nova categoria de apoio ao MotoGP. A moto escolhida para essa nova categoria foi a Energica Ego Corsa, um verdadeiro canhão elétrico, que é capaz de chegar a 160 milhas por hora, ou 270 km/h.

Fig. 2. Ego Corsa. Créd. foto: Marcelo Mannoni

Fig. 3. Ego Corsa. Foto: divulgação


Apesar de ter conquistado não só os administradores do campeonato, como também os pilotos, a Ego Corsa acabou sendo substituída pela Ducati V21L na temporada 2023. A V21L ainda é um protótipo, e com certeza contou com o peso de mercado da Ducati e um lobby bem feito para entrar na categoria.

Fig. 4. Ducati V21L. Créd.: Ducati/Divulgação

Fig. 5. Ducati V21L. Créd.: Ducati/Divulgação


Em 2023, a temporada da MotoE terá início em 12 de maio, tendo Le Mans, na França, como a pista de estreia da nova Ducati V21L. A novidade maior no campeonato está na inclusão de Silverstone no calendário. A pista, que já recebe os campeonatos de MotoGP e F1, receberá motos elétricas pela primeira vez.

Eu acredito que assistir a uma corrida de motos elétricas deve ser interessante, mas, no fundo, aquele ruído raivoso das speeds vai fazer falta. Só não tanto, porque a categoria das convencionais não tem data para encerrar. Se encerrar.

===========================================

Links:

https://www.grandepremio.com.br/motociclismo/noticias/fim-calendario-motoe-2023-oito-rodadas-duplas-estreia-silverstone/

https://pt.wikipedia.org/wiki/MotoE

https://carros.ig.com.br/motos/2021-12-22/motoe-bike-da-ducati-faz-estreia-no-circuito-de-misano.html

https://www.grandepremio.com.br/motociclismo/noticias/fim-calendario-motoe-2023-oito-rodadas-duplas-estreia-silverstone/

Comentários

Postagens mais visitadas