VESPA ELETTRICA, NOVIDADE PARA 2023 NO BRASIL

Salve, motors!
Os saudosistas devem estar ansiosos pela novidade que irá desembarcar neste ano de 2023 no Brasil: a Vespa Elettrica.

Fig. 1. A Elettrica possui carregamento rápido.


A histórica scooter sempre conquistou corações, desde os meados dos anos 40, quando ela foi apresentada pela primeira vez. Neste 2023, prestes a completar 77 anos, a Vespa ainda
Fig. 2. Um dos primeiros modelos vem dos anos 40.
mantém um visual retrô, mas com atualizações que vão do motor ao painel. 
Lançada na Europa pelo Grupo Piaggio, devem desembarcar nas terras tupiniquins pelo menos dois dos três modelos. Um deles, que provavelmente não venha - não consegui confirmação até a postagem deste artigo -, é a RED, que além de ser na cor vermelha, foi produzida em parceria com a (RED), que é uma organização européia com fins não-lucrativos para apoio às vítimas da AIDS. 
Contudo, os modelos que virão contarão com diferenças em suas potências, sendo que uma atinge velocidade máxima de 70 km/h e a outra, 45 km/h. A segunda opção é para uso exclusivo em áreas urbanas, especialmente, de trânsito menos caótico. A outra já é para uso um pouco mais tenso, como o das cidades grandes.

Fig. 3. O modelo RED está disponível apenas na Europa e tem seu lucro
revertido em ajuda aos doentes de AIDS


Por se tratarem de motores elétricos, oferecem o silêncio como um agente confortador. Infelizmente, não tem como competir com os ruídos que o trânsito caótico oferece hoje em dia, e tem a desvantagem de, por ser completamente silencioso, não "avisar" ao motorista, ou mesmo outro motociclista, que está à frente, que "atrás vem gente". 
O modelo que chega até os 70 km horários ainda permite que seja selecionado dois modos de pilotagem: ECO, que é o modo econômico e limitador de velocidade, e o Power, que permite chegar, digamos, aos 58~60 km mais facilmente. Dificilmente, ela atingirá o máximo prometido, pois por detrás disso há variantes que determinam a velocidade final, como o peso do condutor.

Fig. 4. Modelos de 70 e 45 km se parecem muito.

Fig. 5. Motor elétrico da Vespa.


Visualmente, a Vespa tentou manter o máximo vintage possível, mas, resolveu dar um toque "futurista" nesse visual, adicionando faixas coloridas a elas. E estas faixas é que as diferem - a não ser o caso do modelo RED, que é exclusivo -, já que saem de fábrica com a cor cinza como predominante.
O motor desenhado pela Piaggio aproveita a energia cinética dele mesmo, durante a desaceleração, para recuperar um pouco da carga perdida. Isso é bastante vantajoso no sentido de, no final das contas, haver economia de energia, uma vez que não é necessário carregar a bateria de lítio com tanta frequência. A Vespa Elettrica promete chegar a 100 quilômetros de autonomia.

Fig. 6. Painel TFT da Vespa Elettrica é completo


O painel ficou bastante atraente e funcional. A tela do tipo TFT de seu sistema multimídia mostra todas as informações necessárias sobre o scooter e permite conexão bluetooth com o smartphone, reproduzindo várias funções do aparelho. Conectividade não é mais futuro, é o que tá rolando, até mesmo nos modelos não elétricos.
Sobre preços. Deve chegar aqui um pouco salgadinho, uma vez que o modelo de 70 km/h custa, na Europa, 7.290 Euros e, o de 45 km/h, 6.990 Euros. Pô, tem que ser realmente muito apaixonado por Vespas...

Motoabraço e até o próximo post.







-------------------------------------------------------------
Links:

Comentários

Postagens mais visitadas