VESPA ELETTRICA, NOVIDADE PARA 2023 NO BRASIL
Salve, motors!
Os saudosistas devem estar ansiosos pela novidade que irá desembarcar neste ano de 2023 no Brasil: a Vespa Elettrica.
Os saudosistas devem estar ansiosos pela novidade que irá desembarcar neste ano de 2023 no Brasil: a Vespa Elettrica.
A histórica scooter sempre conquistou corações, desde os meados dos anos 40, quando ela foi apresentada pela primeira vez. Neste 2023, prestes a completar 77 anos, a Vespa ainda
mantém um visual retrô, mas com atualizações que vão do motor ao painel.
![]() |
Fig. 2. Um dos primeiros modelos vem dos anos 40. |
Lançada na Europa pelo Grupo Piaggio, devem desembarcar nas terras tupiniquins pelo menos dois dos três modelos. Um deles, que provavelmente não venha - não consegui confirmação até a postagem deste artigo -, é a RED, que além de ser na cor vermelha, foi produzida em parceria com a (RED), que é uma organização européia com fins não-lucrativos para apoio às vítimas da AIDS.
Contudo, os modelos que virão contarão com diferenças em suas potências, sendo que uma atinge velocidade máxima de 70 km/h e a outra, 45 km/h. A segunda opção é para uso exclusivo em áreas urbanas, especialmente, de trânsito menos caótico. A outra já é para uso um pouco mais tenso, como o das cidades grandes.
![]() |
Fig. 3. O modelo RED está disponível apenas na Europa e tem seu lucro revertido em ajuda aos doentes de AIDS |
Por se tratarem de motores elétricos, oferecem o silêncio como um agente confortador. Infelizmente, não tem como competir com os ruídos que o trânsito caótico oferece hoje em dia, e tem a desvantagem de, por ser completamente silencioso, não "avisar" ao motorista, ou mesmo outro motociclista, que está à frente, que "atrás vem gente".
O modelo que chega até os 70 km horários ainda permite que seja selecionado dois modos de pilotagem: ECO, que é o modo econômico e limitador de velocidade, e o Power, que permite chegar, digamos, aos 58~60 km mais facilmente. Dificilmente, ela atingirá o máximo prometido, pois por detrás disso há variantes que determinam a velocidade final, como o peso do condutor.
Visualmente, a Vespa tentou manter o máximo vintage possível, mas, resolveu dar um toque "futurista" nesse visual, adicionando faixas coloridas a elas. E estas faixas é que as diferem - a não ser o caso do modelo RED, que é exclusivo -, já que saem de fábrica com a cor cinza como predominante.
O motor desenhado pela Piaggio aproveita a energia cinética dele mesmo, durante a desaceleração, para recuperar um pouco da carga perdida. Isso é bastante vantajoso no sentido de, no final das contas, haver economia de energia, uma vez que não é necessário carregar a bateria de lítio com tanta frequência. A Vespa Elettrica promete chegar a 100 quilômetros de autonomia.
O painel ficou bastante atraente e funcional. A tela do tipo TFT de seu sistema multimídia mostra todas as informações necessárias sobre o scooter e permite conexão bluetooth com o smartphone, reproduzindo várias funções do aparelho. Conectividade não é mais futuro, é o que tá rolando, até mesmo nos modelos não elétricos.
Sobre preços. Deve chegar aqui um pouco salgadinho, uma vez que o modelo de 70 km/h custa, na Europa, 7.290 Euros e, o de 45 km/h, 6.990 Euros. Pô, tem que ser realmente muito apaixonado por Vespas...
Motoabraço e até o próximo post.
-------------------------------------------------------------
Links:
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)