ARAS -- Tecnologia da Bosch promete mais segurança

ARAS -- Tecnologia da Bosch promete mais segurança


Salve, motors!

Enquanto tentamos avançar em nossos motores, sempre querendo algo mais potente e mais pilotável, a tecnologia não para. Agora, é a alemã Bosch que traz uma solução que promete mais segurança aos pilotos, especialmente, os mais chegados a velocidades estonteantes.


Fig. 1. Sistema ARAS da Bosch: mais segurança para o motociclista. Fonte:Bosch


Apesar de já existir no mercado – tanto de carros como de motos – o ACC, ou Adaptative Cruise Control, que em português quer dizer Controle de Cruzeiro Adaptativo, nada melhor que uma atualização da própria tecnologia para transformar isso em mais segurança, concorda? O ACC já é um avanço significativo nessa questão, uma vez que sua função é ajustar automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente.

ARAS -- Sistemas de Assistência Avançada ao Piloto

A Bosch, empresa alemã que atua em diversos segmentos do mercado, inclusive, tecnologia, trouxe para as pistas e ruas um recurso que promete ser muito mais do que um simples controle de cruzeiro: trata-se do ARAS, sigla de ‘Advanced Rider Assistance Systems’, ou Sistemas de Assistência Avançada ao Piloto.


Fig. 2. O ARAS da Bosch usa radar dianteiro e traseiro, ECU, IMU, painel e unidade ABS para controlar funções para segurança e conforto. Fonte:Bosch


O ARAS pode fazer coisas incríveis usando um radar dianteiro e traseiro de segunda geração, que funciona em conjunto com a unidade ABS da Bosch e a ECU, que é a unidade de controle de motor, o módulo IMU e painel da moto.

Os novos sensores de radar são 30% mais compactos, mais leves e usam menos energia. O ARAS é provido de uma nova sequência de chip e modulação para medições mais precisas de distância, velocidade e ângulo, ao mesmo tempo em que é capaz de distinguir entre vários veículos. Com essa atualização, a Bosch conseguiu aumentar as funções de conforto e segurança que dependem de informações de radar — seis novas funções para ser exato. Algumas funções serão usadas por padrão ou ativadas pelo piloto, e algumas esperam nos bastidores para auxiliar em situações de emergência.

Há 1,2 milhões de fatalidades no trânsito em todo o mundo a cada ano, e as motocicletas representam 21% desses números. A Bosch diz que um em cada seis acidentes de motocicleta pode ser prevenido com sistemas de assistência baseados em radar. Isso é um potencial de 42.000 vidas salvas.

A Bosch organizou um dia inteiro de pilotagem nos confins fechados do campo de provas de Shiobara e nas estradas ao redor da instalação para entender e testar cada sistema com testes específicos para destacar cada nova função. Alguns sistemas eram fáceis de ver em ação e confiar imediatamente, enquanto outros exigiam que você realmente colocasse sua segurança e confiança nos engenheiros e sistemas da Bosch.

RDW – Aviso de Distância Traseira

O novo RDW, Rear Distance Warning (Aviso de Distância Traseira) da Bosch usa o radar traseiro para escanear atrás da motocicleta e avisar o piloto quando um veículo está muito próximo. O gerente de projeto ARAS da Bosch, Thomas Maurer, destacou que cada fabricante decidirá como exibirá o aviso no painel, mas na motocicleta usada no teste, uma Kawasaki H2 SX, um ícone de aviso no canto superior esquerdo do painel é exibido, permitindo que o piloto ficasse atento, caso houvesse uma certa aproximação.


Fig. 3. Um ícone RDW no lado esquerdo do painel avisa se um veículo
está muito perto da traseira da moto. Fonte:
Bosch


Assim, caberá ao piloto decidir: ou mudar de faixa ou acelerar. A segunda opção é tentadora, eu sei, mas melhor usar a primeira. Talvez, o motorista de trás esteja com muito mais pressa do que você. Uma solução é razoável e segura, a outra é simplesmente divertida. Bom, de qualquer forma, a boa notícia é que os testes do RDW foram um sucesso.

RCW – Aviso de Colisão Traseira

Da mesma forma, o Rear Collision Warning é um sistema de segurança de radar voltado para trás que tem como objetivo avisar um veículo que se aproxima atrás de você de que uma colisão é iminente. O aviso vem na forma de luzes de emergência traseiras ou piscas para chamar a atenção do motorista que está atrás. “Olha, meu amigo, você vai bater na traseira do meu veículo”. Só faltou um aviso desses, em forma holográfica. Embora não seja a função mais alucinante, é um potencial salva-vidas.


Fig. 4. O Aviso de Colisão Traseira da Bosch alertará o veículo atrás de que uma colisão é iminente. Bosch


RDA – Assistência de Distância de Condução

Esse é ótimo para aqueles pilotos - ou motoristas, também, já que o sistema é também adaptável a automóveis – que ficam pensando no “antes de ontem”, ou na “morte da bezerra”. O Assistente de Distância de Condução é uma função de radar frontal selecionada pelo usuário com dois modos, Sport e Comfort. O RDA aumenta a rede de segurança do motociclista ao desacelerar a motocicleta para evitar uma colisão com o veículo à frente.

Conforme você se aproxima do veículo à frente, a moto desacelera e então mantém uma distância segura e razoavelmente grande, especialmente quando o acelerador está sendo “esguelado”.


Fig. 4. O Assitente de Distância de Direção desacelera a motocicleta para evitar uma colisão e manter uma distância entre o veículo à frente e a motocicleta. Bosch


O motociclista pode então anular o sistema para situações como ultrapassagem adicionando alguma entrada de acelerador. Quando isso é feito, uma luz de advertência vermelha acende, significando que o RDA foi anulado e não está funcionando. Após vários segundos de aceleração consistente, o RDA reinicia e se torna ativo novamente. Ambos os modos desaceleram a moto na mesma taxa, mas o Comfort é menos sensível aos desejos do motociclista de anular a desaceleração ou manter a distância, enquanto o Sport salta para a frente com apenas um ligeiro aumento no acelerador.

O RDA é uma ferramenta útil quando o tráfego à frente em uma estrada sinuosa se move em velocidades inconsistentes e pode haver a possibilidade de fadiga e reações lentas, pois os que estão à frente variam constantemente a velocidade.

GRA – Assistente de Viagem em Grupo

O GRA, Group Ride Assist, é uma extensão do Adaptive Cruise Control (ACC) que ajusta a velocidade da motocicleta e a distância até o veículo mais próximo em um grupo. As iterações atuais do ACC têm dificuldades com pilotagem em grupo, pois o radar só consegue rastrear um veículo por vez. Com o novo sistema de radar, a Bosch consegue rastrear várias motos e reconhecer a formação escalonada comumente usada em pilotagem em grupo. O GRA reconhece a moto líder, mas baseia a velocidade e a distância nos pilotos escalonados à frente.

Para membros de alguns motoclubes, especialmente, aqueles mais ligados em tecnologia do que no espírito motociclista, esse recurso vem bem a calhar.


Fig. 5. O GRA da Bosch melhora o ACC em situações de pilotagem em grupo. Bosch


ACC/S&G – Controle de Cruzeiro Adaptativo/Para-e-Vai

Este é um sistema que realmente chama a atenção de qualquer piloto: o casamento do ACC com o recurso ‘Stop and Go’. Em termos de segurança, mostrou-se altamente útil nos testes.

Soma-se ao sistema de radar frontal a capacidade de parar e andar. O recurso S&G é outra extensão do ACC padrão, que permite controlar automaticamente a velocidade e a distância do veículo à frente. Mas, diferentemente dos atuais sistemas ACC de motocicletas de produção em uso no momento, que param de funcionar a 30 km/h, o S&G na verdade funcionará até e incluirá uma parada completa.


Fig. 6. O Adaptive Cruise Control Stop & Go parará completamente a motocicleta quando o controle de cruzeiro for
definido e o veículo à frente parar, sem a intervenção do piloto. 
Bosch


Para evitar acelerações indesejadas ou inesperadas de uma parada, a S&G exige que o motociclista introduza uma confirmação de que gostaria de continuar após a parada. Isso pode ser um leve rolar e soltar o acelerador ou pressionar um botão no câmbio. Qualquer entrada pode ser feita enquanto a moto está parada e o veículo ainda não se moveu, mas após um determinado período de tempo a confirmação será reiniciada se a máquina à frente não se mover.

EBA – Assistência de Frenagem de Emergência

Por mais impressionante que seja o ACC/S&G, o EBA – Assistente de Frenagem de Emergência -- da Bosch foi o centro das atenções durante os testes. Usando o radar frontal, o sistema detecta uma situação de emergência e realmente aumenta a pressão do freio da motocicleta para maximizar o poder de parada, caso o piloto não aplique pressão total por alguma razão.

Este sistema está sempre ativo em segundo plano como um sistema de segurança, mas requer que o piloto inicie a frenagem. Ele não ativará os freios de forma autônoma. Os dados da Bosch provaram que muitos motociclistas freiam abaixo do normal ou não aplicam pressão de freio suficiente em situações de emergência. A EBA corrige esse problema.


Fig. 7. O Emergency Brake Assist aumentará a pressão do freio se a entrada do piloto for insuficiente para
desacelerar a moto o suficiente para evitar uma colisão. 
Bosch


Do jeito que as coisas andam, é muito interessante saber de todos os novos recursos voltados para a segurança, como o ARAS da Bosch, ainda mais, porque podem já vir instalados nos próximos modelos 2025. Eles tornam o passeio mais seguro e confortável com o mínimo de contribuição ou vontade do piloto. Salvar vidas e prevenir acidentes é o objetivo do ARAS e, depois de experimentar esses novos sistemas, a Bosch está cada vez mais perto de salvar aqueles 42.000 pilotos que são perdidos a cada ano.

Conte pra gente aí nos comentários se você é a favor de toda essa tecnologia, ou se estamos caminhando rumo à robotização também os pilotos de moto?


Motoabraço!


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