segunda-feira, 14 de julho de 2025

BENDA -- Modelos que Gostaríamos de ter no Brasil

 A marca chinesa tem bom gosto no quesito "custom"


Salve, Motors!

Pode ter certeza: há muitas marcas de motocicletas pouco conhecidas no ocidente, que gostaríamos de ter aqui no Brasil. E uma delas, como você verá nesse artigo, é a marca chinesa Benda. Suas máquinas são lindas, potentes e fariam belos desfiles nas ruas brasileiras.



A Marca Benda

A Benda Motorcycle foi fundada em 2016 e tem sua fábrica localizada em Hangzhou, Zhejiang, na China. É uma empresa moderna de alta tecnologia, que opera em uma área fabril de 49.000 m². Além da fábrica de veículos de duas rodas, a Benda também possui uma Fábrica Norte, que é uma base para veículos de quatro rodas, cobrindo 138.000 m² e focando na pesquisa e desenvolvimento inteligente de veículos todo-terreno.


Diferente de muitas marcas chinesas, a Benda foca no mercado global, tendo iniciado a construção de sua rede de concessionárias na Europa em 2021. A empresa considera o design industrial de suas motocicletas como uma de suas forças competitivas mais cruciais. Isso se deve à antecipação das tendências estéticas pela equipe de design e a investimentos significativos em recursos, contando com um centro de P&D na China e uma equipe internacional de P&D na Europa. A Benda tem um compromisso com o "design estético industrial globalmente único", visando transformar cada jornada em uma emoção de desempenho e potencial ilimitado.

A marca se destaca por sua "Potência Desenvolvida Independentemente". A Benda sempre aderiu à pesquisa e desenvolvimento independentes de suas plataformas de potência. Atualmente, ela possui uma variedade de plataformas de motores a combustível, incluindo motores de dois cilindros em linha de 125cc a 1200cc, motores de três cilindros em linha, quatro cilindros, seis cilindros, V-twin e V4. Essa cobertura abrangente vai de motores de pequena cilindrada a motores de litro. Mas, é bom salientar que as motos vão até 700 cc - os motores maiores são dos ATVs e UTVs que a Benda também fabrica. Além disso, a Benda estabeleceu uma Divisão de Acionamento Elétrico, promovendo ativamente o desenvolvimento e a aplicação de novas energias, híbridos e outras plataformas de potência.

A Benda também é fabricante de ATVs, como este modelo
Restone 1000R2, de 1000 cc


O slogan da Benda, "Unleash The Ride" (Liberte a Pilotagem), sugere um convite para experimentar a pilotagem de uma forma mais livre, emocionante e sem restrições. Os valores da marca são "Frontier" (Fronteira), "Genuine" (Genuína) e "Uncompromised" (Inflexível), refletindo sua busca por explorar novos territórios, manter sua filosofia original e aderir aos mais altos padrões de qualidade e desempenho. A proposta da marca é baseada em "Nova Pilotagem", "Nova Tecnologia", "Nova Tendência" e "Nova Segurança", buscando moldar novas experiências de pilotagem, integrando tecnologia na interação piloto-motocicleta e estabelecendo altos padrões de segurança.

Modelos Mais Emblemáticos

A Benda desenvolve uma linha completa de motocicletas, que inclui cruisers e street bikes, e está expandindo seu portfólio para categorias como sport bikes, scooters, ATVs, UTVs e SSVs. Entre os modelos mais emblemáticos da Benda, destacam-se:

  • LFC 700 e LFC 700 Pro: São modelos de 700cc, com o LFC 700 cc sendo um dos primeiros a ser produzido, demonstrando a credibilidade das ideias da Benda com altos padrões de qualidade.

Benda LFC 700


Benda BD700 LFC Pro


  • CHINCHILLA 500: Um modelo popular de 500cc. Existe também uma versão de 300cc, o Chinchilla 300.


Chichilla 500 cc

  • DARKFLAG 500 e DARKFLAG 500 Commander: Modelos de 500cc, com a versão Commander.


Modelos Dark Flag 500 (em cima) e Dark Flag Commander 500
    Benda Napoleon 500 cc

  • NAPOLEON 500: Um modelo de 500cc. Existe também o Napoleonbob 250.
  • SUPERNOVAE 1000 e SUPERNOVAE 1000 R2
  • Outros modelos incluem a Rock 250 e Rock 300, e motores de 125 cc com dois cilindros e 1200 cc V4.
Benda Rock 300


Atuação Global e Presença no Brasil

A Benda tem uma presença global com distribuidores em diversas regiões. Na Europa, a rede de concessionárias inclui países como Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Estônia, Letônia, Lituânia, Alemanha, Moldávia e Rússia. Na Ásia-Pacífico, a marca atua na China e no Cazaquistão. Na América do Norte e do Sul, a Benda tem presença no México e no Uruguai. Além disso, há concessionárias específicas no Egito, nas cidades de Cairo, Giza, Alexandria e Red Sea.

Napoleonbob 500


Sobre a intenção da Benda de vir para o Brasil ou a possibilidade de encontrar seus modelos por aqui, as fontes fornecidas não contêm nenhuma informação que indique a presença ou planos futuros da Benda para o mercado brasileiro.

Quanto aos valores dos modelos mencionados, as fontes também não fornecem detalhes sobre os preços ou valores de mercado de nenhuma das motocicletas ou outros veículos da Benda.

LFC 700


Esperamos que este artigo tenha te dado uma boa visão sobre a Benda, uma marca que definitivamente tem o potencial para conquistar os corações dos apaixonados por motos! Mas, não saia daqui sem antes comentar qual delas você gostaria de pegar a estrada, ok?

Valeu e motoabraço!












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)

BENDA -- Modelos que Gostaríamos de ter no Brasil

  A marca chinesa tem bom gosto no quesito "custom" Salve, Motors! Pode ter certeza: há muitas marcas de motocicletas pouco conhec...